Dezembro laranja: conheça as espécies de câncer de pele e como evitá-los

Por: SentiLecto

Apesar do sol ainda estar tímido, dezembro é o mês de atenção ao câncer de pele. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer , um em cada quatro novos casos de tumor são diagnosticados na pele. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia arremessou a campanha Dezembro Laranja.

— O Brasil é um país tropical com alta incidência solar durante todo ano. Com a chegada do verão e das altas temperaturas, todos nós temo que redobrar os cuidados com a pele — alerta Elimar Gomes, Coordenador do Dezembro Laranja.

Tanto a exibição solar crônica diária, ou seja, pequena quantidade de sol nas áreas expostas ao longo da vida, quanto episódios de exibição solar intensa e desprotegida, que levam a queimaduras, são fatores de risco para a enfermidade.

— De um modo geral, as pessoas mais velhas têm uma tendência maior a desenvolver o câncer. A grande questão é que eles vêm de uma geração aonde o protetor solar não existia. Então, não é cultural para o idoso se proteger — declara a geriatra Roberta França.

O tempo de exibição ao sol não é o único fator que contribui para o câncer: a cor da pele também conta.

— Pessoas de pele clara, olhos claros, albinos ou sensíveis à ação dos raios solares, assim como aqueles com histórico pessoal ou familiar deste câncer são as mais suscetíveis a desenvolver tumores — alerta a oncologista Sabina Aleixo.

Mesmo que o dia esteja, a melhor forma de prevenir o câncer de pele é utilizando protetor solar diariamente — nublado. Em praias e piscinas, a recomendação é sempre reaplicar o filtro solar a cada duas horas. Se mencionam técnicas de obstáculo como utilização de óculos escuros e chapéus técnicas de obstáculo, como utilização de óculos escuros e chapéus, também . Além destas ações, recomenda-se ir anualmente ao dermatologista.

— O diagnóstico precoce é importante. Quanto mais cedo o tratamento, mais possibilidades de evitar mutilações e cicatrizes grandes — orienta Caroline Brandão, da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Rio de Janeiro.

No sábado, cerca de 4 mil dermatologistas e voluntários vão prestar atendimento para identificação e direcionamento para tratamento da enfermidade, além de elucidarem sobre o protagonismo de medidas preventivas. Em 1 mês, em a cidade de o Rio oito unidades vão participar de a ação :

Reconheça os sinais

É originário dos melanócitos, as células que produzem melanina e dão cor à nossa pele, por este motivo, na grande maioria das vezes, o melanoma se aexibecomo uma pinta irregular. O melanoma tem crescimento progressivo, sendo assim essa pinta chama cada vez mais a atenção, mudando de formato, coloração ou relevo. As pessoas de pele clara, com muitas pintas, com outros casos na família ou que tiveram episódios de queimadura solar tem o maior risco de desenvolver um melanoma. Quanto mais cedo o câncer melanoma for diagnosticado e tratado, maior a probabilidade do tratamento dar certo

Corresponde a 20% dos casos de câncer de pele e pode se exibi como uma lesão avermelhada verrucosa ou uma ferida que não cicatriza. Tem crescimento progressivo, algumas vezes rápido, pode ficar doloroso, endurecido ou ter hemorragia fácil. O principal fator de risco é a exibição solar crônica diária, ou seja, o conseqüência acumulativo do sol nas áreas expostas ao longo da vida. Sendo assim, é mais habitual em idosos, principalmente homens, na facezinha, orelhas, lábios e pescoço. Também acontecem mais facilmente sobre cicatrizes, queimaduras ou regiões tratadas por radioterapia e em indivíduos imunossuprimidos

Fonte: Elimar Gomes, coordenador do Dezembro Laranja, campanha contra o câncer de pele coordenado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Compreenda: Melanoma, o câncer de pele que provocou a morte de Roberto Leal

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Dezembro laranja: conheça as espécies de câncer de pele e como evitá-los
>>>>>Dezembro laranja: Rio recebe ação gratuita contra câncer de pele – December 06, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
2 melanoma 0 0 NONE 3 O melanoma: 1, Melanoma: 1, o melanoma: 1
3 o câncer de pele 0 0 NONE 3 o câncer de pele: 3
4 sol 0 0 NONE 3 o sol: 1, sol: 2
5 pinta 0 60 NONE 2 essa pinta: 1, uma pinta irregular: 1
6 protetor 160 0 NONE 2 o protetor solar: 1, protetor solar: 1
7 questão 100 0 NONE 2 A grande questão: 2
8 fator 80 0 NONE 2 o único fator: 2
9 as pessoas de pele clara com muitas pintas com outros casos em a família ou 0 0 NONE 2 As pessoas de pele clara com muitas pintas com outros casos em a família ou: 2
10 Laranja 0 0 PERSON 2 Laranja: 2