Doze horas de pesadelo em ataque a hotel de Cabul

Por: SentiLecto

Pelo menos seis mortos e doze horas de pesadelo: é o balanço do ataque contra um hotel de opulência de Cabul, que só concluiu esta madrugada.

Um porta-voz do ministério afegão do Interior precisou que quatro homens armados perpetraram a ação e não três, como tinha sido antes mencionado. Os quatro atacantes foram mortos pelas forças de segurança que, segundo a mesma fonte, “salvaram 126 pessoas, incluíndo 41 estrangeiros” do interior do hotel Intercontinental de Cabul, um dos dois hotéis de cinco estrelas da capital do Afeganistão. Entre as vítimas fatais há um estrangeiro, cuja nacionalidade se a divulgou não .

Quatro homens armados com armas de fogo e granadas. Vão ter entrado no hotel através da cozinha e começaram a disparar sobre os hóspedes e o pessoal. Há também relatos de testemunhas que falam de uma tomada de reféns. As forças de segurança chegaram depois e conseguiram já libertar vários andares da construção. Pelo menos dois dos atacantes foram mortos na operação, que ao começo da noite estava ainda a decorrer.

Reivindicou-se o ataque ainda não . Faz 7 anos, o hotel Intercontinental de Cabul, que abriu as portas em 1969, já tinha sido que se saldou em 21 mortos. O último ataque contra um grande hotel da capital afegã, o Serena , ocorreu em março de 2014 e concluiu com a morte de nove pessoas.

O hotel Intercontinental fica numa zona alta da capital afegã e estava fortemente protegido, como todas as construções públicas, mas isso não impediu o ataque. Faz 7 anos, já a construção tinha sido agredido por os talibãs. Não há, por enquanto, nenhuma reivindicação deste ataque. Este domingo, o hotel deveria sediar um congresso de tecnologias de informação. Mais de 100 participantes no congresso estavam no hotel no momento do ataque.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Doze horas de pesadelo em ataque a hotel de Cabul
>>>>>Ataque em hotel afegão faz vários mortos – January 20, 2018 (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Serena 130 70 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: o Serena): 3, O último ataque contra um grande hotel de a capital afegã o Serena e: 1
2 mortos 0 210 NONE 3 21 mortos: 1, mortos: 2
3 Intercontinental de Cabul 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: O hotel Intercontinental_de_Cabul): 1, O hotel Intercontinental_de_Cabul: 2
4 ataque 0 0 NONE 3 O ataque: 1, o ataque: 2
5 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
6 hotel 0 0 NONE 3 o hotel: 3
7 atacantes 0 230 NONE 2 os atacantes: 1, Os quatro atacantes: 1
8 as forças de segurança 80 0 NONE 2 As forças de segurança: 1, as forças de segurança: 1
9 operação 0 0 NONE 2 a operação: 2
10 relatos de testemunhas 0 0 NONE 2 relatos de testemunhas: 2