EsquemaCongresoEspaC3B1a28Gobiernodederechas29.png

Espanha vai a votações legislativas a 26 de junho

Foto: Wikipedia – Esquema Congreso Espa%C3%B1a %28Gobierno de derechas%29

O Rei Felipe VI assinou esta terça-feira o decreto que abre percurso às próximas legislativas em Espanha, após quatro meses de impasse por falta de acordo para garantir uma maioria parlamentar entre os partidos.

A confirmar-se esta previsão poderá acontecer um novo impasse político. O líder dos socialistas, Pedro Sánchez, caso eles ganhem de novo sem maioria, já alegou que não há nenhuma chance de acordo com os conservadores.

Vai constituir-se o próximo Congresso de Deputados o decreto de dissolução de o parlamento marca as votações para 26 de junho, estabelecendo que a 19 de julho.

O Congresso dos Deputados é a Câmara Baixa das Cortes Gerais de Espanha, o órgão constitucional que encarna o povo espanhol.

Esta é a primeira vez que que os espanhóis são chamados novamente a votar, depois de as forças políticas não terem conseguido compreender-se sobre a escolha do novo primeiro-ministro.

Nas votações de 20 de dezembro, os espanhóis castigaram os dois grandes partidos, o Partido Popular e o Partido Socialista , que historicamente se alternam no poder.

Os espanhóis preparam-se para voltar às urnas no próximo dia 26 de junho e os partidos políticos rrecomeçama campanha eleitoral no dia 10.

Os eleitores, aborrecidos com a austeridade e a corrupção, deram espaço a dois novos partidos: Podemos, de extrema-esquerda, que saiu das urnas com 65 deputados junto a vários aliados, e Ciudadanos , com 40 cadeiras no Parlamento.

Parlamento é a assembleia dos representantes eleitos pelos cidadãos nos regimes democráticos e exerce normalmente o poder legislativo.

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Espanha vai a votações legislativas a 26 de junho
>>>>>Espanha volta às urnas – May 02, 2016 (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 O Congresso_dos_Deputados 0 0 OTHER 3 O Congresso_dos_Deputados: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Congresso_dos_Deputados): 2
2 espanhóis 0 0 NONE 3 os espanhóis: 1, Os espanhóis: 1, os espanhóis são: 1
3 poder 100 0 NONE 2 o poder: 1, o poder legislativo: 1
4 impasse 70 0 NONE 2 impasse: 1, um novo impasse político: 1
5 Felipe VI 0 0 PERSON 2 O Rei_Felipe_VI: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Rei_Felipe_VI): 1
6 Sánchez 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Sánchez): 1, Sánchez: 1
7 decreto 0 0 NONE 2 o decreto: 2
8 eleições 0 0 NONE 2 as eleições: 2
9 extrema-esquerda 0 0 PERSON 2 extrema-esquerda: 2
10 órgão 0 0 NONE 2 o órgão constitucional: 2