Estímulos ‘recomeçam’ consciência de pessoa em estado vegetativo há 15 anos

Por: SentiLecto

Pesquisadores declararam nesta segunda-feira que um método de estimulação nervosa pode ter ampliado o nível de consciência de um homem de 35 anos que estava em estado vegetativo há anos.

Baseia-se Current Biology o estudo, publicado em a revista de America ” “, em um só paciente, mas os pesquisadores declararam que planejam expandir seu trabalho a outros devido aas progressões que observaram neste homem, que ficou incapacitado em um acidente de carro há 15 anos.

A pesquisadora Angela Sirigu, do Instituto de Ciências Cognitivas Marc Jeannerod em Lyon, França declarou: “Quando a esperança parece ter, a maleabilidade cerebral e o conserto cerebral ainda são possíveis mesmo sumido”.

Alegou: “É possível melhorar a presença de um paciente no mundo”.

Na sua vez, vladimir Litvak, expert do Instituto de Neurologia da University College London, pede precaução. “Pode ser uma frente interessante, mas eu sugiro ser cauteloso sobre esses resultados até eles serem reproduzidos em mais pacientes”, afirmou.

O processo inclui o uso de um implante no peito para mandar pulsos elétricos ao nervo vago, que conecta o cérebro a outros órgãos importantes do corpo.

Se utiliza a estimulação de o nervo vago já para tratar pessoas com epilepsia e depressão.

Segundo o estudo, o homem mostrou melhoras expressivas em termos de atenção, movimento e atividade cerebral após um mês de estimulação desse nervo.

Ele começou a responder a ordens simples, como seguir um objeto com os olhos e virar a cabeça. Enquanto ouvia seu terapeuta ler um livro, também parecia mais alerta e era capaz de ficar acordado.

O paciente reagiu, ainda, a estímulos ameaçadores de uma maneira que não fazia há anos.

No entanto, o tratamento não devolveu ao paciente seu estado original. Em vez disso, foi considerado que ele passou de um estado vegetativo a “um estado de consciência mínima”, de acordo com os exames cerebrais. Manly, que pediu precaução para determinar “se esta mudança no paciente é uma mudança real”, que não participou do estudo, o descreveu como “potencialmente bastante emocionante” , mas

“É difícil saber, com base em um único caso, como o tratamento funcionará na população geral de pacientes.”

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: France, Brazil

Cities: Lyon, Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Estímulos ‘recomeçam’ consciência de pessoa em estado vegetativo há 15 anos
>>>>>Como médicos conseguiram ‘reativar’ consciência de paciente após 15 anos de estado vegetativo – September 26, 2017 (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Manly 0 0 PERSON 4 Manly se: 2, (tacit) ele/ela (referent: Manly se): 2
2 homem 0 160 NONE 3 este homem: 2, o homem: 1
3 mudança 380 0 NONE 3 uma mudança real: 2, esta mudança: 1
4 paciente 180 0 NONE 3 o paciente seu: 1, o paciente: 1, O paciente: 1
5 estudo 0 0 NONE 3 o estudo: 2, O estudo: 1
6 nervo 0 260 NONE 2 o nervo vago: 2
7 estímulos ameaçadores de uma forma 0 60 NONE 2 estímulos ameaçadores de uma forma: 2
8 estado 80 0 NONE 2 estado vegetativo: 1, estado original: 1
9 Angela Sirigu 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: a pesquisadora Angela_Sirigu): 1, a pesquisadora Angela_Sirigu: 1
10 cautela 0 0 NONE 2 cautela: 2