Falece aos 46 anos Dolores O’Riordan, cantora do grupo The Cranberries

Por: SentiLecto

Dolores O’Riordan, cantora e compositora do grupo irlandês The Cranberries, faleceu nesta segunda-feira , em Londres, na Inglaterra, aos 46 anos.

A Lindsey Holmes Publicity escreve, em comunicado, que a família de Dolores O’Riordan “está devastada com a notícia e pediu privacidade neste momento bastante difícil”. A Lindsey Holmes Publicity é a agência que a encarnava.

Famosa desde os anos 1990 por êxitos como “Linger”, “Zombie”, “Dreams” e “Ode to My Family”, a cantora “morreu subitamente” enquanto “estava em Londres com a banda para uma breve sessão de gravação”, segundo nota divulgada à imprensa pelos seus representantes.

De acordo com o seu agente a cantora estava em Londres para “uma curta sessão de gravações”. Não se sabem outros detalhes sobre o que levou à morte da intérprete de tassuntoscomo Linger e Zombie.

Ainda que os familiares e colegas estão “desolados”, o texto declara e que não serão divulgados mais detalhes por ora.

PECULIAR

Formada em 1989 em Limerick, na Irlanda, a banda The Cranberries tornou-se famosa com o álbum de estreia “Everybody Else Is Doing It, So Why Can’t We?”.

Arremessado em 1993, tornou-se um grande êxito graças ao hit “Linger”.

“Linger”, do grupo The Cranberries

A letra meio falada, meio cantada sobre uma relação de afeição frustrada e o sotaque e o tom de voz peculiares chamaram a atenção de crítica e público em um ambiente tomado pelo som denso e berrado das bandas grunge e de remanescentes do hard rock.

Também cooperaram para alçar a banda ao top 10 norte-americano o videoclipe de tons cinematográficos e ares retrô de “Linger” e o talento audiovisual do grupo, manifesta em outros videoclipes de êxito, como “Zombie” e “Dreams”.

Frequentemente identificada com o rock alternativo e com o pós-grunge, a banda tinha forte vocação para o pop rock e foi uma das atrações de rock mais bem-sucedidas comercialmente nos anos 1990, tendo vendido mais de 40 milhões de discos desde então.

A banda ainda arremessou outros quatro discos até se separar, em 2003. Nos anos seguintes, O’Riordan dedicou-se a uma carreira solo na qual arremessou dois álbuns, além de diversas cooperações com outros artistas. O grupo se reuniu em 2009 e arremessou mais dois álbuns, “Roses” e “Something Else, que no ano passado, uma turnê se a cancelou devido a questões de saúde de a cantora, não especificadas à época, ” .

Videoclipe de “Dreams”, do grupo The Cranberries

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United Kingdom, Ireland

Cities: London, Limerick

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Falece aos 46 anos Dolores O’Riordan, cantora do grupo The Cranberries
>>>>>Morreu Dolores O’Riordan – January 15, 2018 (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 rock 0 0 NONE 4 o pop rock: 1, o rock alternativo: 1, rock: 2
2 Lindsey Holmes Publicity 0 90 ORGANIZATION 3 a Lindsey_Holmes_Publicity (apposition: A agência): 1, (tacit) ele/ela (referent: a Lindsey_Holmes_Publicity): 2
3 Dolores O’Riordan 50 0 PERSON 3 O’Riordan: 1, (tacit) ele/ela (referent: O’Riordan): 2
4 Else Something 0 0 PERSON 3 Something_Else: 1, (tacit) ele/ela (referent: Something_Else): 1, (tacit) ela (referent: Something_Else): 1
5 Linger 0 0 ORGANIZATION 3 Linger de o grupo The_Cranberries: 1, Linger: 2
6 detalhes 0 0 NONE 3 mais detalhes: 1, outros detalhes: 2
7 The Cranberries 0 70 ORGANIZATION 2 The_Cranberries: 1, (tacit) ele/ela (referent: The_Cranberries): 1
8 Londres 0 0 PLACE 2 Londres: 2
9 a cantora 0 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: a cantora): 2
10 banda 0 0 NONE 2 A banda: 1, a banda: 1