Garotinho e presidente do PR deixam a cadeia

Por: SentiLecto

O ex-governador Anthony Garotinho deixou na noite desta quinta-feira o Complexo Penitenciário de Gericinó. Um habeas corpus concedido beneficiou ele por o presidente de o TSE , Gilmar Mendes.

Horas antes, Antônio Carlos Rodrigues também deixou a cadeia pública José Frederico Marques, em Benfica. Antônio Carlos Rodrigues é o presidente nacional do PR. Ele também saiu graças a liminar de Gilmar.

A Promotoria pede ainda o afastamento do atual diretor da unidade de Benfica, Fábio Ferraz Sodré, e do subdiretor, Nilson Vieira da Silva. De acordo com os inquéritos, eles atuaram na adulteração de documentos a fim de atribuir a doação do equipamento a entidades evangélicas.A vantagem, concedido na segunda pelo ministro do STF Gilmar Mendes, é semelhante ao dado pelo juiz Marcelo Bretas em março. Ela regressou para o presídio por resolução do Tribunal Regional Federal no mês passado.

Na quarta-feira 29 de novembro o Tribunal Regional Eleitoral havia decidido conceder habeas corpus à ex-governadora Rosinha Garotinho. Ela teria que ficar sob monitoramento de tornozeleira eletrônica, proibida de sair do Rio e conservar recolhimento noturno.

Faz 1 mês, os dois foram presos sob denúncia de coordenar um caixa dois de R 3 milhões de a JBS para o grupo político de Garotinho em 2014. $ 3 milhões da JBS para o grupo político de Garotinho em 2014.

“Por outro lado, o candidato que arrecada recursos de campanha, provenientes seja de caixa dois, seja de propina, seja originário de algum outro crime, ou seja simplesmente de doador que prefere conservar-se oculto, não os leva a registro na prestação de contas justamente para ocultar violação de norma penal anterior, para a qual tenha ou não concorrido.”

O ex-governador do Rio também foi acusado de coordenar arrecadação para caixa dois eleitoral entre 2010 e 2016 com apoio de um “braço armado” para intimidar empresários. A a ex-governadora Rosinha Garotinho também foi presa A ex-governadora Rosinha Garotinho é sua mulher., mas se a autorizou a responder o processo em liberdade.

Na sua vez, “Como se sabe, a prestação de contas consubstancia um procedimento calculado em lei para checar maior clareza e lisura às evotações Importante elemento teleológico permeia esse procedimento: o de impedir ou evitar o abuso do poder econômico, de modo a assegurar a paridade entre os candidatos concorrentes e resguardar, em última análise, a liberdade do sufrágio”, escreveu o ministro.

No fase de pouco mais de um ano, o ex-governador foi preso por três vezes, tendo sido solto nas últimas duas chances por liminar do TSE . No último caso, porém, a defesa não conseguiu até o momento habeas corpus para o ex-governador.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Garotinho e presidente do PR deixam a cadeia
>>>>>Gilmar Mendes tira ex-governador Anthony Garotinho da prisão – (FolhaGeneric)
>>>>>Promotoria pede transferência de Cabral por ‘caso home theater’ – December 18, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>No 10º depoimento, Cabral diz proteger ‘companheiros de lutas’ – (FolhaGeneric)
>>>>>Adriana Ancelmo deixa a cadeia após liminar de Gilmar Mendes – December 19, 2017 (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 JBS 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: a JBS): 3, a JBS: 1
2 Rosinha 0 0 PERSON 4 a ex-governadora Rosinha_Garotinho (apposition: sua mulher): 1, Ela (referent: a ex-governadora Rosinha_Garotinho): 1, (tacit) ele/ela (referent: a ex-governadora Rosinha_Garotinho): 1, (tacit) ela (referent: a ex-governadora Rosinha_Garotinho): 1
3 ex-governador 0 80 NONE 2 o ex-governador: 2
4 Anthony 50 0 PERSON 2 Ele (referent: O ex-governador Anthony_Garotinho): 1, O ex-governador Anthony_Garotinho: 1
5 Antônio Carlos Rodrigues 0 0 PERSON 2 Ele (referent: Antônio_Carlos_Rodrigues): 1, Antônio_Carlos_Rodrigues (apposition: o presidente nacional de o PR): 1
6 a prestação de contas 0 0 NONE 2 a prestação de contas: 2
7 candidato 0 0 NONE 2 o candidato provenientes: 2
8 corpus 0 0 NONE 2 um habeas corpus concedido: 1, corpus: 1
9 procedimento 0 0 NONE 2 esse procedimento: 1, um procedimento previsto: 1
10 ocultar violação de regra penal 0 140 NONE 1 ocultar violação de regra penal: 1