Gravidez depois dos 40 anos: saiba dos riscos e conheça os cuidados necessários

Por: SentiLecto

Esta semana a cantora Ivete Sangalo compartilhou com seus fãs o deleite de estar grávida novamente. A artista, de 45 anos, que já é mãe do Marcelo, de 7 anos, está esperando duas meninas. Engravidar nessa idade acaba trazendo riscos à mãe e ao bebê, como explica Fernanda Campos da Silva, ginecologista eexpertem gestação arriscada:

Nomes dos bebês gêmeos da ivete: ergueu & poeiraA Beyoncé é que é a “Ivete de America”

Ivete Maria Dias de Sangalo Cady é uma cantora, compositora, instrumentista, apresentadora, atriz, produtora musical e empresária brasileira.

— O perigo amplia gradativamente. Apesar de não ser o único, a idade é sim um fator de risco. O recomendado é que as mulheres tenham filho até os 35 anos.

Nas últimas décadas tem sido habitual observar mulheres que, por questões profissionais e escolhas de vida, optaram por engravidar mais tarde. Pacientes, os médicos recomendam que as mulheres pensem melhor ao se planejarem para engravidar depois dos 35, apesar de respeitarem os desejos de suas.

— Após essa idade, além de ter maior obstáculo para engravidar, a mulher fica mais vulnerável a um aborto espontâneo, assim como o bebê corre mais risco de padecer anomalia cromossômica. O ideal é que as mulheres que desejem ter filhos após os 35 anos congelem seus óvulos — recomenda a médica.

Possibilidades de enfermidades crônicas ampliam

As mulheres que optam pela gravidez depois dos 40 anos têm que ficar atenciosas aos possíveis problemas que a gestação pode trazer. Segundo Márcio Coslovsky, diretor médico da Primordia Medicina Reprodutiva, algumas enfermidades podem surgir durante a gravidez.

— As mulheres de 40 anos estão bem melhores de saúde hoje do que as de décadas atrás, mas isso não muda o fato de que a gestação nessa idade amplia o risco da mãe desenvolver hipertensão e diabetes. Quem já tem essas enfermidades precisa pensar bastante bem antes de engravidar.

Por conta disso, é preciso que a gestante siga, criteriosamente, as recomendações médicas durante o pré-natal. Até na resolução da espécie de parto, a mamãe deve dar escutados ao profissional.

Cuidados a serem tomados

É bastante importante que a grávida realize o pré-natal com profissionais especializados em gravidez de risco, pois eles vão estar mais sensíveis para identificar quaisquer problemas da gestação.

Conservar o corpo em atividade é a principal maneira de lutar o sedentarismo e assim, evitar que enfermidades surjam durante a gravidez. Mas, é necessário buscar orientação médica para saber quais são os exercícios físicos mais recomendados para cada tipo de gestação.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Gravidez depois dos 40 anos: saiba dos riscos e conheça os cuidados necessários
>>>>>Ivete & Sangalo ou Arê & Rê: internautas já brincam de escolher nome dos gêmeos de Ivete – September 12, 2017 (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 mulheres 100 0 NONE 6 as mulheres: 4, As mulheres: 2
2 engravidar 0 0 NONE 4 engravidar: 4
3 idade 0 25 NONE 3 essa idade: 2, a idade: 1
4 doenças 0 0 NONE 3 doenças: 1, essas doenças: 1, algumas doenças: 1
5 gravidez 0 0 NONE 3 a gravidez: 3
6 problemas 80 160 NONE 2 os possíveis problemas: 2
7 a artista de 45 anos 100 0 NONE 2 A artista de 45 anos: 2
8 Ivete Sangalo 0 0 PERSON 2 a Ivete americana: 1, a cantora Ivete_Sangalo: 1
9 fato 0 0 NONE 2 o fato: 2
10 gestação 0 0 NONE 2 a gestação: 2