AntC3B3nioGuterres.jpg

Guterres agradece recomendação para Secretário-geral da ONU com “gratidão e humildade”

Foto: Wikipedia – António Guterres

António Guterres, que aquele que vai ocupar a liderança da ONU depois de uma eleição por unanimidade, falou também na “humildade para saber reconhecer a inspiração que vem da coragem e da generosidade de tantos e tantos trabalhadores das Nações Unidas e dos seus parceiros que afrontam os maiores perigos ao serviço da comunidade internacional”, reagiu à dresoluçãodo Conselho de Segurança das Nações Unidas com “gratidão e humildade”. O antigo primeiro-ministro português e antigo alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados falou deu a primeira declaração oficial em Lisboa e iniciou por conduzi-se aos jornalistas e ao mundo em português:

António Guterres será hoje entronizado como secretário-geral das Nações Unidas. O antigo primeiro-ministro português e ex-Alto Comissário da ONU para os Refugiados conseguiu fazer valer os seus argumentos e venceu as seis votações informais realizadas pelo Conselho de Segurança. O presidente do órgão no mês de outubro, o russo Vitaly Churkin, falou em nome dos 15 países com assento no Conselho e saudou a performance do português. O embaixador russo pediu aos seus correligionários um voto por ovação na eleição formal que irá decorrer durante a manhã, em Nova Iorque . Editorial: #AntonioGuterres: A New Voice for a Complicated World. But must appoint women to leadership positions. https://t.se recebeu notícia co-m1uSrMQaU1 A foi naturalmente recebida com satisfação em Portugal, como o provou o presidente Marcelo Rebelo de Sousa : ” Estou bastante contente porque, ao contrário de muitas vozes que escutai por aí demonstrarem se, acho que isso é bastante bom para as Nações Unidas mas é bastante bom para Portugal. É bastante bom para as Nações Unidas porque é o melhor que é eleito. E nós muitas vezes temos a sensação, a nível internacional, que por causa dos equilíbrios, dos pesos e contrapesos, nem sempre é o melhor o selecionado. Aqui é o melhor a ser selecionado.” Guterres sucederá ao sul-coreano Ban Ki-moon e herdar vários dossiês que vão determinar o futuro do planeta como a crise dos refugiados, os combates na Síria e na Ucrânia ou a aplicação do acordo climático.António Guterres sucederá a Ban Ki Moon como Secretário-Geral da ONU.

Na segunda-feira 19 de setembro os representantes dos 193 Estados membros das Nações Unidas comprometeram-se, esta segunda-feira, a fazer mais em prol dos milhões de refugiados e dos migrantes. Mas em termos de objetivos nada havia ficado definido.

António manuel de oliveira guterres gcc • gcl é um engenheiro e político português.

A gratidão é o ato de agradecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou uma vantagem, uma ajudinha, um favor etc.

“Gratidão, em primeiro lugar, em relação aos membros do Conselho de Segurança pela confiança que em mim exprimiram, mas também em relação à Assembleia Geral das Nações Unidas e a todos os Estados-membros por terem decidido num processo exemplar de tclarezae abertura, bem como aos meus colegas candidatos cuja inteligência, dedicação, e cujo empenhamento, nesta campanha, bastante contribuíram para o renome das Nações Unidas”, declarou Guterres.

Se realçaram os votos de os membros permanentes depois de cinco eleições em que os votos de os 15 membros eram indiscriminados, pela primeira vez, ficando visível algum em caso de veto.

Face a 13 adversárias e durante quase 300 dias, Guterres conservou a liderança. Guterres é homem de consenso.

O atual Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon felicitou Guterres após o voto enalteceu as características do português enquanto culpada pela ACNUR:

Kristalina Georgieva que foi exibida candidata há poucas semanas e era uma séria adversária, também já transmitiu os Kristalina Georgieva que foi exibida candidata há poucas semanas e era uma séria adversária, também já transmitiu os parabéns ao português. Kristalina Georgieva é a candidata búlgara. Kristalina Georgieva é a candidata búlgara.

“Trabalhámos juntos nas Nações Unidas, quando ele era Alto Comissário para os Refugiados. Mostrou piedade pelos milhões de pessoas que tinham perdido as casas delas. Trabalhou sem cessar para levar a cabo operações de assistência”.

Ban Ki Moon teceu ainda elogios à experiência de Guterres enquanto homem político e a respeito da sua formação:

“A experiência dele como primeiro ministro de Portugal e o amplo conhecimento que tem dos grandes assuntos internacionais e a sua grande habilidade intelectual serão-lhe uteis à frente das Nações Unidas neste pfasetao importante.

Em 1 ano, o novo Secretário-geral das Nações Unidas ocupa a posição. O novo Secretário-geral das Nações Unidas é antónio Guterres.

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Portugal

Cities: Lisbon

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Guterres agradece recomendação para Secretário-geral da ONU com “gratidão e humildade”
>>>>>Guterres a um passo de se tornar secretário-geral da ONU – October 05, 2016 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Novo secretário-geral da ONU é eleito esta quarta-feira e Guterres é o favorito – October 04, 2016 (Euronews-pt)
>>>>>Guterres espera voto por aclamação no Conselho de Segurança da ONU – (Euronews-pt)
>>>>>Conselho da Segurança da ONU aclama Guterres por unanimidade – October 06, 2016 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 António Guterres 1020 0 PERSON 12 Guterres: 3, António_Guterres em a humildade para saber reconhecer a inspiração gratidão e humildade e de os seus parceiros: 2, Guterres (apposition: homem de consenso): 1, António_Guterres: 2, (tacit) ele/ela (referent: António_Guterres em a humildade para saber reconhecer a inspiração gratidão e humildade e de os seus parceiros): 4
2 da ONU 150 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Comissário_da_ONU): 3, Comissário_da_ONU: 1
3 eu 90 0 NONE 4 (tacit) eu: 3, mim: 1
4 Portugal 50 0 PLACE 4 o (referent: Portugal): 1, Portugal: 2, (tacit) ele/ela (referent: Portugal): 1
5 eleições 40 25 NONE 3 a votação formal: 2, as seis eleições informais realizadas: 1
6 melhor 300 0 NONE 3 o melhor: 2, o melhor o escolhido: 1
7 Nações Unidas 0 0 ORGANIZATION 3 as Nações_Unidas: 3
8 Refugiados 0 0 ORGANIZATION 3 os Refugiados: 3
9 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 2, nós: 1
10 confiança 90 0 NONE 2 confiança: 2