Há 84 anos, Porsche assinava contrato com Hitler para desenvolver o Fusca

Por: SentiLecto

Eduardo Sodré

São Paulo

Deu-se o primeiro passo para a produção de o Fusca há 84 anos. Faz 84 anos, o projetista Ferdinand Porsche fechou o contrato de produção de o carro com o governo de Alemania, em o dia 22 de junho de 1934. Adolf Hitler , que acabara de assumir o poder, queria que um carro barato chegasse às ruas.

O criador do veículo mais popular do planeta devia entregar um automóvel robusto e econômico, que atendesse às epré-requisitoestipuladas pelo governo.

Exibiram-se os primeiros protótipos em 1936, mas o carro só começou a ser produzido em 1938. Chamava-se então KDF-Wagen. A sigla era a abreviação de “Kraft durch Freude” , nome da associação responsável pela venda do veículo. Wagen significa carro em alemão.

Os trabalhadores pagavam uma espécie de consórcio: preenchiam uma cartela com selos que, dava direito ao automóvel, quando completa.

Se paralisou a produção durante a Segunda Guerra Mundial, quando veículos anfíbios e utilitários com fins militares foram montados sobre a base de o Fusca.

O carro poderia ter sumido ou morrido diante das barbaridades do governo nazista, mas Faz 73 anos, recomeçou se a fabricação ainda agora sob o comando de os ingleses. As primeiras unidades atendiam às forças aliadas no pós-guerra.

A montadora de Alemania adulterou, por meio de um programa instalado em carros do grupo, os dados de emissões de modelos a diesel. A fraude, descoberta em 2015, ainda tem desdobramentos. O mais recente é a prisão do presidente da Audi, Rupert Stadler, por ocultação de provas. Se deteve o executivo em esta segunda.

O carro fez parte do processo de reconstrução da Alemanha e começou a ser exportado no fim dos anos 1940. Começava a ser construída uma nova imagem para o “besouro”, que é um dos tantos cognomes do modelo Volkswagen.

O nome Fusca pegou no Brasil, onde o carro se chamava originalmente Volkswagen Sedan. Atribui-se a origem em a maneira como os alemães pronunciam a sigla VW.

Vê-se a potencial colaboração industrial com a Ford como uma chance para melhorar a competitividade de as duas companhias globalmente, declarou Thomas Sedran, diretor de o Grupo de Estratégia da Volkswagen.

As primeiras unidades chegam ao país em 1950, em um pequeno lote importado pela Brasmotor. No ano seguinte, a companhia começa a montar o carro com peças vindas da Alemanha. Faz 65 anos, se as produziram cerca de 1.200 unidades.

Faz 59 anos, a fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, foi inaugurada.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Bernardo Do Campo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Há 84 anos, Porsche assinava contrato com Hitler para desenvolver o Fusca
>>>>>Ford e Volks anunciam parceria global para desenvolver veículos comerciais – June 19, 2018 (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 carro 110 86 NONE 6 O carro: 2, o carro: 2, carro: 1, um carro barato: 1
2 Adolf Hitler 0 0 PERSON 3 Adolf_Hitler: 2, (tacit) ele/ela (referent: Adolf_Hitler): 1
3 unidades 0 0 NONE 3 1.200 unidades: 1, As primeiras unidades: 2
4 automóvel 160 0 NONE 2 um automóvel robusto e econômico: 1, o automóvel: 1
5 eu 60 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
6 Wagen 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Wagen): 1, Wagen: 1
7 governo 0 0 NONE 2 o governo: 1, o governo alemão: 1
8 atrocidades de o governo nazista 0 160 NONE 1 atrocidades de o governo nazista: 1
9 os dados de emissões de modelos 70 80 NONE 1 os dados de emissões de modelos: 1
10 a fraude 0 40 NONE 1 A fraude: 1