Irã declara que condenou estadunidense a dez anos de prisão por espionagem

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f4/Fa-Iran (2).oga

Um tribunal de Irande Iran condenou um aluno de doutorado do Universidade Princeton a dez anos de prisão sob denúncia de espionagem, declarou um porta-voz do Judiciário do Irã no domingo , no mais recente caso envolvendo cidadãos com dupla nacionalidade presos por denúncias relacionadas à segurança no país.

Acusou-se Xiyue Wang, 37, de ” espionagem sob disfarce de pesquisa “, de acordo com o Mizan, o site oficial de o Judiciário do Irã. Wang nasceu na China mas naturalizou-se como cidadão dos Estados Unidos.

“se condenou essa pessoa que estava diretamente por os EUA, que estava recolhendo informações e era direcionada diretamente por os EUA, a dez anos de prisão, mas a sentença pode ser alvo de recurso”, declarou o porta-voz Gholamhossein Mohseni Ejei à tTVestatal.

O Departamento de Estado dos EUA acusou o Irã de inventar denúncias relacionadas à segurança nacional para prender cidadãos norte-americanos e outros estrangeiros.

Vão ir ou Irã ), oficialmente República Islâmica do Irão-Irã e anteriormente conhecido como Pérsia, é um país localizado na Ásia Ocidental.

Uma autoridade do Departamento de Estado declarou: “Pedimos a libertação imediata de todos os cidadãos dos EUA detidos injustamente pelo Irã para que possam voltar para suas famílias”.

Por outro lado, o chefe de Estado dos EUA é convidado de honra de Macron, que o recebeu para uma reunião no palácio do Eliseu e num jantar na Torre Eiffel.

Na sexta-feira 23 de junho o governo da Coreia do Norte havia negado ter torturado ou maltratado na prisão o aluno estadunidense Otto Warmbier, que havia falecido após ter sido liberado por Pyongyang em estado de coma, e acusava Washington de coordenar uma “campanha difamatória”.

Wang fora detido em julho de 2016 quanto tentava deixar o Irã “após ter provado tensão com sua situação”, declarou Mizan.

Faz 2 anos, Siamak Namazi havia sido. Faz 1 ano, quando tentava obter a libertação de o seu filho, seu pai, Bagher, com atualmente 81 anos e que havia trabalhado para o Unicef, foi preso.

Os Estados Unidos pediram várias vezes a libertação dos dois homens. Washington, que acusa Teerã de ser uma “ameaça” regional, que “desestabiliza” diretamente ou por meio de grupos “terroristas” a Síria, o Iraque, o Iêmen e o Líbano, também pede a colaboração de Teerã no caso de Robert Levinson, um ex-agente do FBI sumido no Irã desde 2007. TENSÃO

O Irã e os Estados Unidos romperam relações e 1980 e, desde a chegada do presidente de America Donald Trump à Casa Branca, aotnervosismoé crescente entre os dois países, principalmente depois da adoção pelo Congresso dos Estados Unidos de medidas hostis contra Teerã.

Donald John Trump é um empresário, personalidade televisiva e político estadunidense, sendo atualmente o 45.

Trump rompeu com a política de seu antecessor Barack Obama, reforçando os laços com a Arábia Saudita e trabalhando para um “isolamento” iraniano.

O presidente de America também delata habitualmente o acordo nuclear deduzido em julho de 2015 entre o Irã, os Estados Unidos, a Rússia, a China, a Alemanha, a França e a Grã-Bretanha.

“Discordo da maneira como os Estados Unidos interpretam o acordo parisiense sobre o clima. Abordámos essa discordância, como deve ser feito. Mas isso não deveria, sob nenhuma circunstância, impedir que abordemos outras matérias. Dividimo pontos de vista e objetivos relativamente a outros assuntos”, declarou Emmanuel Macron.

Neste contexto, os bancos internacionais hesitam em trabalhar com o Irã, temendo medidas punitivas dos Estados Unidos.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United States, Syria, China, Saudi Arabia, Russian Federation, Lebanon, Brazil

Cities: Washington, Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Irã declara que condenou estadunidense a dez anos de prisão por espionagem
>>>>>Um americano em Paris com um tom conciliador – July 14, 2017 (Euronews-pt)
>>>>>>>>>Trump em Paris – (Euronews-pt)
>>>>>>>>>Merkel e Macron debatem questões europeias – July 13, 2017 (Euronews-pt)
>>>>>>>>>Angela Merkel admite criação ministro europeu das Finanças – (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Irã 0 50 ORGANIZATION 5 o Irã: 5
2 Washington 160 190 PLACE 4 Washington que: 2, Washington: 2
3 nós 0 80 NONE 4 (tacit) nós: 4
4 prisão 0 120 NONE 3 prisão: 3
5 Wang 0 50 PERSON 3 Wang: 3
6 eu 0 25 NONE 3 (tacit) eu: 3
7 Donald John Trump 0 0 PERSON 3 Donald_John_Trump: 1, Donald_Trump: 1, Trump: 1
8 seu pai bagher com atualmente 81 anos e 0 160 NONE 2 Seu pai Bagher com atualmente 81 anos e: 2
9 pessoa 160 120 NONE 2 Essa pessoa: 2
10 Xiyue Wang 0 50 PERSON 2 Xiyue_Wang: 1, (tacit) ele/ela (referent: Xiyue_Wang): 1