BenjaminNetanyahu2012.jpg

Israel aprova nova postura de America rostito ao Irão

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Benjamin Netanyahu 2012

Israel aplaude a mudança de política norte-americana em relação ao Irão. O governo de Benjamin Netanyahu, que sempre se opôs ao acordo sobre o nuclear de Iran, acredita que se vai compreender melhor com a gestão Trump que com os antecessores. Isso mesmo declarou o primeiro-ministro de Israel ao secretário da Defesa James Mattis, de visita a Jerusalém: “Sentimos que há uma grande mudança de direção na política estadunidense. Compreendemo os vocábulos claros e fortes do secretário do Defesa, a finalidade do Irão, que se seguiram a declarações semelhantes do presidente Trump a finalidade do Irão e da utilização de armas químicas por parte de um aliado do Irão, a Síria”, declarou Netanyahu. Para Mattis, tudo se parece sintetizar a uma luta entre os bons e os maus: “É importante recordarmo que se não os bons não forem juntados, os maus podem fazer muitos estragos neste mundo. Temos um compromisso de parar isso e transmitir os valores da paz e da liberdade às gerações seguintes”. Antes do encontro com Netanyahu, Mattis esteve com o ministro da defesa de Israel, Avigdor Lieberman. Se a relação tem tido altos e baixos, os Estados Unidos são aliados de Israel desde a fundação do Estado hebraico, mesmo.

Além de conservar o programa de suporte militar ao Egito avaliado em 1,3 mil milhões de dólares/ ano — suspenso por Obama entre 2013 e 2015 —, o novo Presidente dos Estados Unidos pretende reanimar os laços com Al-Sisi até pelo importante papel no bloqueio de militantes do “daesh” de escaparem da Líbia pela fronteira egípcia.Depois do esfriar das relações bilaterais entre Washington e o Cairo, nos últimos anos da Administração Obama, devido à fmaneiracomo Al-Sisi cgovernoua deposição do antecessor, o islamista Mohamed Morsi, e a perseguição aos militantes da Irmandade Muçulmana, Donald Trump demonstrou ter uma opinião diferente.

Na sexta-feira 31 de março o jornalismo local garantia que Israel vai restringi as novas construções, quase exclusivamente, a colonatos já existentes. Isto apesar do Primeiro-ministro de Israel ter alegado que seria construído um novo colonato na faixa de Gaza para albergar quem vivia naquele que era conhecido por “Amona”, e que havia sido evacuado por ordem do tribunal, em fevereiro último:

Benjamin “Bibi” Netanyahu é um político israelense, atual chefe do partido conservador Likud e primeiro-ministro de Israel.

James Norman Mattis é um general aposentado do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos que atualmente serve como Secretário de Defesa do seu país.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Israel, United States, Syria

Cities: Jerusalem

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Israel aprova nova postura de America rostito ao Irão
>>>>>Estados Unidos “reanimam” parceria com Egito no Médio Oriente – April 20, 2017 (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 60 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
2 Benjamin Netanyahu 0 0 PERSON 4 Benjamin: 1, Netanyahu: 3
3 James Norman Mattis 0 0 PERSON 3 Mattis: 2, James_Norman_Mattis: 1
4 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
5 propósito de o irão 0 0 NONE 3 propósito de o Irão: 3
6 Israel 0 0 PLACE 2 Israel: 2
7 o governo de benjamin_netanyahu 0 0 NONE 2 O governo de Benjamin_Netanyahu: 2
8 relação 0 0 NONE 2 relação: 1, a relação: 1
9 os maus 0 88 NONE 1 os maus: 1
10 resumir a uma luta entre os bons e os maus 80 80 NONE 1 resumir a uma luta entre os bons e os maus: 1