MinistroMarcoAurC3A9lioemsessC3A3odoSTF.jpg

Janot estuda nova investigação sobre Temer

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Marco Aurélio Mello

A Procuradoria-Geral da República tem que pedir a abertura de uma nova investigação com base em diálogo do deputado afastado Rodrigo Rocha Loures com o presidente Michel Temer.

Michel Miguel Elias Temer Lulia é um político, advogado, professor universitário e escritor brasileiro, atual presidente brasileiro após o impeachment da titular, Dilma Rousseff.

A suspeita é de tráfico de influência para beneficiar a Rodrimar, companhia que opera no porto de Santos e foi alvo de buscas da Polícia Federal na semana passada.

O local em que a caixa de isopor seria entregue é a escola Germinare, projeto social da companhia em São Paulo.

Na quinta-feira 18 de maio os proprietários da gigante de alimentos JBS, Joesley e Wesley Batista, haviam feito uma delação que implicava diretamente o presidente Michel Temer, segundo reportagem do jornal O Globo publicada d.

Os procuradores acreditam que já reuniram indícios para investigar Loures. Eles examinam papéis apreendidos na sede da companhia para decidir se é o caso de incluir o presidente na investigação.

Temer quando dava informações a o aliado sobre um decreto que assinaria seis dias depois, se o gravou. A medida beneficiaria concessionárias de portos, que tiveram suas concessões renovadas por 35 anos, sem licitação.

Após a conversa, Loures repassou as informações a um interessado no decreto: Ricardo Conrado Mesquita, diretor da Rodrimar. O executivo celebrou a notícia e declarou que o deputado afastado seria “o pai da criança”.

Faz 21 dias, a conversa interceptada por a PF aconteceu, atendeu ele, quando Loures ligou para o Planalto e Temer. O telefone do deputado afastado estava grampeado com autorização judicial.

O presidente advertiu a Loures que o decreto dos portos seria assinado na quarta-feira seguinte. Também contou que as concessões de 35 anos teriam o prazo dobrado, chegando a 70 anos de duração.

Temer declarou: “Aquela coisa dos 70 anos lá para todo mundo parece que está acertando aquilo lá”.

Temer mencionou ainda os ganhos da JBS no mercado de cotação, após adquiri uma grande quantidade de dólares antes da delação ser revelada. Com a grave crise política que se instarou no país, o real caiu e o dólar se valorizou.Quando a perícia estiver pronta, as partes do caso serão informadas e poderão se demonstrar dentro de 24 horas.

Minutos depois de falar com o presidente, Loures ligou para o diretor da Rodrimar e repassou as informações. O executivo comemorou a notícia: “É isso aí, você é o pai da criança, compreendeu?”.

“Tem vez que ele pode até levar uma caixa de isopor, tá buscando carne, compreendeu? Ó minha carne aí e tal…muita gente faz isso. Acaba pondo umas picanha mesmo por cima e tal, não tem imposto não tem nada”, declarou ele, mostrando que a prática era adotada na companhia.

Loures continuou: “A ideia é que se o governo for tomar uma resolução, nessa ou naquela direção…”. “Tinha que ser valorizado. Valorizado, não é?”, declarou o executivo.

Se mencionou A Rodrimar já em investigação sobre Temer em o STF. Investigou-se o presidente sob suspeita de participar de um esquema de cobrança de propina de concessionárias de o porto de Santos.

Uma planilha entregue à PF atribuía o pagamento de R$ 1,28 milhão em propinas, sendo metade para uma pessoa identificada como “MT”. A polícia compreendeu que as iniciais se referiam a Temer.

Marco Aurélio Mendes de Farias Mello é um juiz de Brasil tendo sido designado pelo então presidente da República Fernando Collor de Mello, seu primo. Um juiz de Brasil é ministro do Supremo Tribunal Federal desde 13 de junho de 1990.

Faz 6 anos, o ministro Marco Aurélio Mello determinou que o então vice-presidente fosse excluído de a investigação, em maio de 2011. Ele atendeu a pedido geresanogeresano, que declarou não ter encontrado provas suficientes contra o peemedebista.

“As reuniões eram públicas e as dezenas de participantes sabiam do conteúdo. Portanto, as informações eram públicas”, deduziu.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Janot estuda nova investigação sobre Temer
>>>>>Lobista da JBS sugere entregar propina em isopor com “picanhas por cima” – May 21, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>STF divulga áudio de conversa entre Temer e Joesley Batista, da JBS; ouça – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Havia senha entre Joesley e Temer sobre mesadas a Cunha, diz lobista – May 19, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Áudio mostra Temer dando aval a compra do silêncio de Cunha, diz jornal – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Em gravação, ‘Temer dá aval a compra de silêncio de Cunha’, diz jornal – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>Temer confirma encontro com Joesley, mas nega ter comprado silêncio de Cunha – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Delação da JBS: O que pesa contra Temer para além do controverso diálogo sobre Cunha – (BBCBrasil-pt)
>>>>>Temer diz que gravação foi manipulada e que delatores ‘quebraram o Brasil e ficaram ricos’ – May 20, 2017 (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>Primeiro pedido de impeachment com base em caso JBS é protocolado contra Temer – (BBCBrasil-pt)
>>>>>PF diz que não há prazo para concluir perícia de áudio de Temer – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 6 NONE 9 (tacit) eu: 9
2 Michel Temer 80 0 PERSON 7 Temer: 3, (tacit) ele/ela (referent: Temer): 2, o presidente Michel_Temer: 2
3 informações 0 0 NONE 4 as informações: 3, informações: 1
4 muita gente 0 80 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: muita gente): 3
5 executivo 60 0 NONE 3 o executivo: 1, O executivo: 2
6 Marco Aurélio Mello 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: o ministro Marco_Aurélio_Mello): 1, Ele (referent: o ministro Marco_Aurélio_Mello): 1, o ministro Marco_Aurélio_Mello: 1
7 Ricardo Conrado Mesquita 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Ricardo_Conrado_Mesquita): 1, Ricardo_Conrado_Mesquita: 1, (tacit) ele (referent: Ricardo_Conrado_Mesquita): 1
8 decreto 0 0 NONE 3 o decreto: 1, um decreto: 2
9 você 0 0 NONE 3 (tacit) você: 2, você: 1
10 suspeita 0 80 NONE 2 suspeita: 1, A suspeita: 1