Manifestantes pró-Lula começam a montar acampamento em Porto Alegre

Por: SentiLecto

A Frente Brasil Popular, formada por movimentos de esquerda, começou a montar na tarde deste domingo o acampamento que vai abrigar a militância em Porto Alegre. Na quarta-feira , o TRF-4 vai julgar a apelação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , condenado pelo juiz Sergio Moro em julho de 2017 a 9 anos e meio de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

Entre os atores presentes estavam Osmar Prado, Herson Capri, Bete Mendes, Cristina Pereira, Tonico Pereira, Gregório Duvivier, Dira Paes, Chico Dias e Mônica Martelli. Se acompanhou O ator Antônio Pitanga de sua mulher, a deputada federal Benedita da Silva.

Na sexta-feira 12 de janeiro formada pelo PT e por movimentos de esquerda, a Frente Brasil Popular havia arremessado um jornal em que prometia reação em caso de condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo TRF 4 .

O acampamento está sendo montado, conforme diálogo com as autoridades do Estado, no Anfiteatro Pôr-do-Sol, a cerca de 1 quilômetro do tribunal. Se descarregou a estrutura para a montagem já . Segundo a assessoria de jornalismo do MST, cerca de 200 sem-terra estão envolvidos na construção das tendas, que vão servir não só como abrigo, mas também como plenária para discussões.

Alguns militantes do interior paranaenses já estão a percurso, mas a maioria das caravanas tem que desembarcar exclusivamente nesta segunda . A Frente Brasil Popular espera 300 ônibus do interior do Paraná e 150 de outros estados.

A programação dos movimentos vai ter começo na segunda com uma passeata da Ponte do Guaíba até o local do acampamento, que começará a receber as comissões. A partir das 14h, vai haver no local um seminário sobre supostas arbitrariedades no processo contra o ex-presidente. Mais tarde, às 18h, no Fetrafi-RS , está marcado um encontro de juristas ea favor dademocracia.

Na sua vez, é eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Reeleito em 1978, coordena as primeiras greves do ABC durante a ditadura militar Na segunda-feira , em entrevista ao site “Poder 360″, Gleisi alegou que para prender Lula teria que “matar gente”. Dois dias depois, a senadora declarou à radio Trianon que aquela foi uma força de expressão.

O acontecimento principal acontecerá na tarde de terça-feira , a partir das 17h, na Esquina Democrática. Vai haver um ato político, seguido por uma passeata pelo centro até o acampamento, onde acontecerá uma vigília. A presença de Lula na cidade ainda é uma incógnita. Terá que comparecer a essa manifestação, caso o petista vá a Porto Alegre. Se o julgará lula em segunda instância seis meses após ter, o JULGAMENTO, que o TRF-4 já informou que, caso condenado, Lula só poderá ser preso após a tramitação de todos os recursos sido condenado pelo juiz Sergio Moro a nove anos e meio de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Em caso de condenação em segunda instância, o ex-presidente fica inelegível pela Lei da Ficha Limpa, mas pode se conservar na disputa também por meio de recursos.

Por outro lado, também participaram do acontecimento os sambistas Noca da Portela e Beth Carvalho, que compareceu de cadeira de rodas em razão de um problema de saúde. A escritora Conceição Evaristo, a filósofa Marcia Tiburi, e o escritor Eric Nepomuceno também participaram.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil, Argentina

Cities: Parana, Porto Alegre

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Manifestantes pró-Lula começam a montar acampamento em Porto Alegre
>>>>>Em ato no Rio, Lula ataca presidente do TRF4 – (FolhaGeneric)
>>>>>Veja a trajetória de Lula – (FolhaGeneric)
>>>>>’Somos da paz e vamos em paz’, diz Gleisi sobre julgamento de Lula – January 17, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Tesoureiro do PT teme eventual apreensão do passaporte de Lula – January 15, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Falar em prisão de Lula é ato político ou de ‘pessoas desinformadas’, diz defesa – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Tribunal suspende prazos e altera expediente durante julgamento de Lula – January 11, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Operador nega ter mantido conta de propina para Lula na Espanha – January 09, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Depois de contrariar governo Temer, Samper assina manifesto pró-lula – January 10, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Frente de apoio a Lula lança tabloide com promessa de reação e ataques ao Judiciário – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Em gafe, Gleisi lê apoio a Lula em faixa que dizia ‘Forza Luca’ – January 14, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Para prender Lula ‘vai ter que matar gente’, diz Gleisi a site – January 16, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Durante julgamento no TRF-4, defesa de Lula dirá que Moro não tinha competência para tocar o caso – January 14, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Força-tarefa reitera que considera falsos recibos apresentados por Lula – January 12, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Acirrando os ânimos – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Frente Brasil 0 60 PERSON 5 a Frente_Brasil_Popular: 1, A Frente_Brasil_Popular: 2, (tacit) ele/ela (referent: A Frente_Brasil_Popular): 1, (tacit) ele/ela (referent: a Frente_Brasil_Popular): 1
2 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
3 JULGAMENTO 0 60 ORGANIZATION 2 O JULGAMENTO que caso condenado: 1, (tacit) ele/ela (referent: O JULGAMENTO que caso condenado): 1
4 ex-presidente 0 40 NONE 2 o ex-presidente: 2
5 evento 50 0 NONE 2 o evento: 1, O evento principal: 1
6 Lula 0 0 PERSON 2 Lula: 2
7 Porto_Alegre 0 0 PLACE 2 Porto_Alegre: 1, a Porto_Alegre: 1
8 acampamento 0 0 NONE 2 o acampamento: 1, O acampamento: 1
9 instância 0 0 NONE 2 segunda instância: 2
10 jornal 0 0 NONE 2 um jornal: 2