Michelle Bolsonaro e Damares vão se encontrar com papa Francisco no Vaticano

Por: SentiLecto

Estes são links externos e vão abrir numa nova janela

A primeira-dama de Brasil, Michelle Bolsonaro, e Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, vão ter um encontro-relâmpago com o papa Francisco na sexta-feira , no Vaticano.

Além das brasileiras, o líder máximo da Igreja Católica vai receber as primeiras-damas do Paraguai e da Colômbia, entre outras personalidades femininas do continente.

Segundo a BBC News Brasil apurou, o convite foi feito pelo Vaticano à Alma – Aliança das Primeiras-Damas Latino-Americanas, um grupo lançado oficialmente em setembro e liderado por Silvana Abdo, esposa do presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez.

Diplomatas de a primeira-dama e de a ministra confirmaram a presença de o Itamaraty , por a coordenadora técnica de a Alma , a diplomata de Paraguay Leticia Casadi, e pela equipe da ministra Damares. A equipe de Michelle Bolsonaro não respondeu aos questionamentos da BBC News Brasil até a publicação desta reportagem.

“Recebemos o convite para o encontro com o papa, que vai exibi a expansão de seu projeto para retenção escolar. O Vaticano inaugurará uma nova sede do projeto e pediu que a primeira-dama de Paraguay transmitisse o convite para as demais primeiras-damas”, declarou Casadi por telefone à BBC News Brasil.

“O papa vai exibi o programa pessoalmente e as primeiras-damas do Brasil e da Colômbia, entre outras, confirmaram a presença.”

Além do encontro com o papa Francisco, o grupo de primeiras-damas e a ministra Damares também se encontrarão com o diretor interino da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em Roma. A agência confirmou o encontro.

Também vai falar no acontecimento o pastor Nelson Júnior que tem como finalidade “encorajar, fortalecer e orientar os solteiros cristãos a esperarem até o casamento para viverem suas experiências sexuais”. O pastor Nelson Júnior é coordenador da organização cristã Eu Escolhi Esperar.

Os preços da viagem serão pagos pelo governo de Brasil. Está vai ser a terceira viagem oficial da primeira-dama, que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro à Argentina, em junho de 2019, e aos Estados Unidos, durante a Assembleia-Geral da ONU, em setembro.

Júnior reclama que há bastante “preconceito” contra seu movimento e alega que a proposta é que o trabalho do governo nessa temática não tenha “viés religioso”. “Seria uma linguagem para respeitar os valores familiares e religião de cada adolescente. Nossa intenção seria só mostrar que esperar também é uma escolha”, evidencia.

Um assessor próximo à ministra Damares, uma das principais personalidades evangélicas do país, ddeclarouà reportagem que ela está anestimuladaara o encontro com o líder católico.

“Muita gente estranhará que ela, evangélica, vá se encontrar com o líder da Igreja Católica. Mas o que se esquecem é que a Damares tem uma relação excelente com várias áreas e membros da Igreja Católica, principalmente por sua atuação pró-vida, na defesa dos bebês e contra o aborto”, declarou.

Segundo a fonte, a ministra é frequentemente convidada para falar a audiências essencialmente católicas.

Declara: “Várias das falas que depois ficaram polêmicas foram feitas em igrejas católicas”. “O papa Francisco encaminhou pelo Sínodo da Amazônia a questão do infanticídio indígena. Essa é uma das principais pautas dela. Eles consentem.”

O mesmo aconteceria em relação à agência da ONU – o órgão já foi alvo de críticas do presidente Bolsonaro.

M porta-voz da FAO à BBC News Brasil. ” nformou: “Um grupo de primeiras-damas latino-americanas vai visitar a FAO na quinta-feira, após uma solicitação feita à agência das Nações Unidas pelo governo do Paraguai, na qcaracterísticade atual coordenadora do grupo Alma”,.Devido a conflitos de horário, as primeiras-damas serão reunidas com altas autoridades de a FAO separadamente ao longo do dia.”

A salinha também confirmou a informação de Damares. “O tema principal é relativo a mulheres que vivem em zonas rurais. Esse é um assunto caro à ministra e a aproximação com as Nações Unidas é bmuitooportuna.”

A viagem ocorre dois meses após a canonização da Santa Dulce dos Pobres. Nem o presidente, nem a primeira-dama compareceram à cerimônia, no Vaticano. O vice-presidente Hamilton Mourão encarnou o governo de Brasil e por um séquito de parlamentares e autoridades.

A BBC News Brasil teve acesso a uma apresentação mandada pelo Vaticano ao grupo de primeiras-damas que se vão encontrar com o papa Francisco.

No texto, o papa pede que as escolas sejam porta-vozes da “cultura do encontro”. O projeto, segundo o documento do Vaticano, nasce da proposta de “ouvi o coração dos jovens, porque só ali, a partir suas dores, pode nascer uma nova cultura”.

O objetivo é reconectar os alunos de diferentes religiões ao estudo e às escolas, rdiminuindoa evasão escolar.

Multirreligioso, o projeto reúne jovens de comunidades católicas, de Judenburg, muçulmanas e evangélicas. Projetos formam O programa Scholas de arte , esportes e tecnologia.

“O papa Francisco sonhou o programa Scholas como a chance de dar uma resposta concreta ao chamado de nossa época, com a tarefa de educar por meio da abertura ao outro e à escuta, que ao reunir os pedaços de um mundo atomizado e vazio de sentido, comece a cinstituiruma nova cultura. A do encontro”, declara o texto.

O próprio arremessou o programa papa, então arcebispo de Buenos Aires, há 20 anos. Hoje, tem sedes na Argentina, Cidade do Vaticano, Colômbia, Espanha, Haiti, Itália, México, Moçambique, Panamá, Paraguai, Portugal e Romênia e está presente em mais de 80 países.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no ? Inscreva-se no nosso canal!

Final de YouTube post de BBC News Brasil

Final de YouTube post 3 de BBC News Brasil

Fonte: BBCBrasil-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Vatican City, Italy, Brazil, Argentina, United States, Portugal, Panama, Mozambique, Mexico, Haiti, Colombia

Cities: Rome, Panama, Mocambique, Mexico, Buenos Aires

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Michelle Bolsonaro e Damares vão se encontrar com papa Francisco no Vaticano
>>>>>Contra gravidez na adolescência, Damares busca inspiração nos EUA para estimular jovens a não transar – (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Francisco 0 0 PERSON 6 ela (referent: papa Francisco): 1, papa Francisco: 4, (tacit) ele/ela (referent: papa Francisco): 1
2 o Vaticano 0 0 PLACE 5 o Vaticano: 4, O Vaticano: 1
3 papa 0 0 NONE 5 papa: 5
4 primeira-dama 0 0 NONE 5 primeira-dama: 1, primeira-dama brasileira: 1, primeira-dama paraguaia: 1, a primeira-dama: 2
5 BBC News Brasil 0 0 ORGANIZATION 4 a BBC_News_Brasil: 3, A BBC_News_Brasil: 1
6 encontro 0 0 NONE 4 encontro: 1, O encontro: 1, o encontro: 2
7 Buenos_Aires 80 0 PLACE 3 (tacit) ele/ela (referent: Buenos_Aires): 3
8 convite 0 0 NONE 3 o convite: 3
9 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
10 ministra 0 0 NONE 3 a ministra: 3