Ministro tucano elogia ato de Aécio para tirar Tasso da direção do PSDB

Por: SentiLecto

Primeiro ministro tucano a se demonstrar publicamente sobre o assunto, Aloysio Nunes classificou a resolução de Aécio Neves de destituir o senador Tasso Jereissati da presidência do PSDB de “legítima estatutariamente e correta do ponto de vista político”.

Publicou-se a declaração em uma conta sua de rede social. Faz 11 meses, quando ocorrerá a convenção nacional, nunes, que foi em a mesma linha, elogiou ainda a escolha de o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman interinamente,. Escreveu: “Goldman é um dos melhores políticos do nosso país e vai saber governar o partido nessas semanas que nos separam da convenção nacional com equanimidade e cautela, assegurando igualdade de condições na disputa pela presidência efetiva”.

Propôs: “Por que os dois não participam da direção do partido?”.

Na quarta-feira 01 de novembro Marconi Perillo viria a Brasília para uma conversa com o senador Tasso Jereissati , sobre o futuro do partido. Marconi Perillo é o governador de Goiás.

Sob a argumentação de que a mudança no comando da legenda vai trazer “isonomia” ao processo de escolha da nova presidência do PSDB, Aécio reassumiu o comando do partido nesta quinta-feira para tirar Tasso e troca-lo por Goldman.

O ato acontece um dia depois de o senador cearense formalizar que vai disputar a posição com o governador de Goiás, Marconi Perillo.

Na sua vez, em meio às divisões, Perillo vem tentando desfazer a imagem de ser o “candidato governista”.O argumento é de que o cearense esteja utilizando a estrutura do partido para auxiliar a se eleger.Governador de Goiás

Tasso se declarou assombrado pelo gesto de seu colega e acusou Aécio de comportar-se sem pensar no coletivo. Já o senador de Mineral’nyje Vody falou que a resolução era “lícita” e “necessária”. Publicou: “Aécio está tão respaldado pelo regulamento partidário para nomear Goldman para a presidência interina do partido quanto quando assinalou Tasso, estava para essa mesma função”.

Quando veio, aécio está licenciado da presidência do PSDB desde maio a público uma gravação em que ele pede R$ 2 milhões ao empresário e delator Joesley Batista. Ele é alvo de acusação por corrupção passiva e obstrução da Justiça, denúncias que nega.

Logo após seu afastamento, o mineiro mencionou Tasso para seu lugar, mas as críticas do seu substituto ao governo Michel Temer acabaram por azedar a relação dos dois.

Tasso instituiu sua candidatura com base no discurso de que o PSDB precisa passar por uma “refundação” admitindo os erros.

Já Perillo, que conta com o suporte de Aécio, adota uma linha mais branda. Não adota discurso crítico sobre os atos do partido e de seus integrantes, evitando atingir o senador mineiro diretamente, embora também fale que se aproxima o momento de o PSDB deixar o governo.

A resolução de Aécio, tomada na tarde desta quinta gerou reações nas duas alas do PSDB. Os defensores de Tasso se declararam assombrados, enquanto seus apoiadores elogiaram o gesto e declaram que o tucano tem comportar-se para comprazer Temer.

A retirada de Tasso se deu com a pressão dos ministros a Aécio.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ministro tucano elogia ato de Aécio para tirar Tasso da direção do PSDB
>>>>>Alckmin diz que não é candidato a presidente do PSDB – November 06, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Para acabar com briga, caciques do PSDB pregam revezamento de Tasso e Perillo na presidência – November 03, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Vice-presidente de agência contratada para assessorar PSDB tratou impeachment como golpe – November 01, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Parlamentares do PSDB quase saem no braço durante reunião da sigla na Câmara – October 31, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Doria considera ser vice de Alckmin e diz a aliados que aliança seria ‘estratégica’ para o PSDB – October 28, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Em Maceió, Doria diz que o PSDB precisa sair do muro e tomar decisões – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Marconi Perillo vai a Tasso defender reunificação do PSDB – November 01, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Saída do PSDB do governo é questão de tempo; eleição para presidente da sigla definirá data – November 06, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>DEM abre caminho para nove nomes do PSB e vai dissolver diretórios para alojar os novos quadros – November 03, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>Tasso confirma que disputará presidência do PSDB – November 07, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>Perillo diz que seria ‘antiético’ manter Tasso à frente do PSDB – November 09, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Saída de Tasso era esperada no PSDB; Goldman fala em ‘equilíbrio’ – November 09, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Aécio destitui Tasso da presidência do PSDB – November 09, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Tucano da ala anti-Temer na Câmara sai derrotado de disputa regional – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Neves Aécio 50 0 PERSON 9 (tacit) ele/ela (referent: Aécio): 2, Aécio: 5, Ele (referent: Aécio): 1, ele (referent: Aécio): 1
2 Tasso 70 0 PERSON 5 o senador Tasso_Jereissati: 1, Tasso: 4
3 Nunes 0 0 PERSON 5 Nunes: 2, (tacit) ele/ela (referent: Nunes): 3
4 discurso 110 0 NONE 3 o discurso: 2, discurso crítico: 1
5 Perillo 0 0 PERSON 3 Perillo: 3
6 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
7 acusações 0 100 NONE 2 acusações: 2
8 PSDB 0 36 ORGANIZATION 2 o PSDB: 2
9 Aloysio Nunes 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Aloysio_Nunes): 1, Aloysio_Nunes: 1
10 Goldman 0 0 PERSON 2 Goldman: 2