O que se sabe sobre o tiroteio que deixou ‘diversas vítimas’ dentro de escola na Flórida

Por: SentiLecto

Estes são links externos e vão abrir numa nova janela

Um atirador abriu fogo contra estudantes de uma escola pública de Parkland, uma cidade de pouco mais de 30 mil moradoras na Flórida, nos Estados Unidos. Se registraram os primeiros tiros pouco antes de o fim de as aulas de a tarde de esta quarta-feira, por volta das 15h.

A história de Tara Westover poderia ser uma narração de outra época. Mas, diferente disso, é uma narrativa real que envolve uma vida familiar conturbada, preparativos para “o fim da civilização” e uma corrida pela educação que lhe rendeu o título de doutora aos 27 anos de idade, na Universidade de Cambridge – uma das mais prestigiadas do mundo -, sem ter tido qualquer educação formal na infância ou feito o ensino médio.Seu pai, obsessivamente independente, estocava armas e suprimentos, pronto para o fim da civilização e para se proteger de qualquer tentativa do Estado de intervir em suas vidas. E essa lógica valia até mesmo em casos de emergência, como quando, por exemplo, a família se feriu em um acidente grave de carro, mas evitou clínicas por enxergar os médicos como agentes de um estado maligno.

Na quarta-feira 17 de janeiro quando o presidente Donald Trump havia falado por telefone com o senador Richard Durbin, por volta das 10h15 da última quinta-feira , havia demonstrado prazer com o esboço de Durbin de um convênio bipartidário sobre imigração e havia elogiado os esforços do democrata de Illinois, segundo autoridades da Casa Branca e assessores no Congresso.

Segundo a polícia, o suspeito teria deixado “pelo menos 14 vítimas”. A corporação não informou detalhes sobre o estado de saúde dos atingidos.

Informações sobre o incidente ainda são conflitantes. De acordo com Robert Runcie, que declarou que o suspeito “seria provavelmente um antigo aluno” – a informação reiterada por jornais da Flórida, superintendente das escolas públicas da região, o atirador teria provocado “várias” mortes. A polícia levou em custódia o homem e não teve seu nome divulgado , até o encerramento de esta reportagem.

O Consulado-Geral do Brasil na Flórida informou que “até o momento não tem informações a respeito das nacionalidades das vítimas do tiroteio”.

“Temos conhecimento de alguns alunos de Brasil nessa escola, mas que se encontram bem e sob segurança”, prosseguiu o órgão do Itamaraty., mas não confirmada por fontes oficiais.

O superintendente alegou: “É uma calamidade de partir o coração”.

Enquanto o atirador ainda estava na Marjory Stoneman Douglas High School, vídeos aéreos transmitidos pela TV de America mostraram a movimentação de policiais e alunas , nome do colégio onde ocorreu o crime.

Se as atendiam em um gramado em os arredores de a unidade, nas imagens, estudantes corriam em fila para fora do colégio e pessoas. Pelo menos uma pessoa foi vista sendo carregada de maca em direção a uma ambulância.

Testemunhas escutadas pela rede de TV CNN declararam ter escutado “pelo menos seis disparos”.

Muitos dos alunos teriam pensado que se tratava de um teste de incêndio – já que um exercício da espécie teria sido realizado na manhã desta quarta-feira, no colégio.

Em nota àoijornalismo a Casa Branca ddeclarouque está monitorando a situação e que ose informou o presidente Donald Trump sobre os disparos.vai atualizar-se esta reportagem conforme novas informações forem divulgadas.

Fonte: BBCBrasil-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>O que se sabe sobre o tiroteio que deixou ‘diversas vítimas’ dentro de escola na Flórida
>>>>>A americana que fez doutorado em Cambridge sem nunca ter ido à escola – February 14, 2018 (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 atirador 0 0 NONE 3 o atirador: 2, Um atirador: 1
2 esta 0 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: esta): 3
3 informações 0 0 NONE 3 novas informações: 1, informações: 1, Informações: 1
4 Consulado-Geral do Brasil 0 0 ORGANIZATION 2 O Consulado-Geral_do_Brasil: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Consulado-Geral_do_Brasil): 1
5 Donald Trump 0 0 PERSON 2 o presidente Donald_Trump: 2
6 a Flórida 0 0 PLACE 2 a Flórida: 2
7 alunos 0 0 NONE 2 um antigo estudante: 1, alunos: 1
8 colégio 0 0 NONE 2 colégio: 1, o colégio: 1
9 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
10 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2