Os 5 países que concentram 70% dos ecossistemas intactos no mundo

Por: SentiLecto

Estes são links externos e vão abrir numa nova janela

Cinco países abrigam 70% das áreas terrestres e marítimas virgens no mundo – e o está entre eles.

Ao lado de Austrália, Canadá, Estados Unidos e Rússia, o país aparece em destaque no primeiro mapa mundial de ecossistemas intactos da Terra já feito por cientistas – no caso, pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Sociedade para a Conservação da Vida Silvestre. Parte deste projeto foi exibido por seus autores em um artigo no site da revista Nature no final de 2018.

Faz 3 anos, Prasek comprou o primeiro leão e, um ano depois, adquiriu uma leoa pensando em a reprodução de os animais. Ele próprio construiu as jaulas no quintal da casa onde morava com a família.A companhia responsável pela operação da balsa divulgou uma nota pedindo desculpas aos seus clientes, e declarou que parecia que o barquinho havia colidido com algum animal marinho.

Faz 7 dias, a estabilidade e a alegria de o seu casamento podiam depender de os seus genes ou de os genes de o seu parceiro, de acordo com um novo estudo de a Universidade de Yale, em os Estados Unidos, em o domingo 03 de março.

Eles advertem que o que está nas mãos deste países é de enorme interesse mundial, mas há poucas ferramentas hoje para proteger especificamente os ecossistemas virgens.

“Os passos que estas nações tomarem para restringi a expansão de estradas e rotas de navegação, e para controlar o desenvolvimento em larga escala na mineração, extração de madeira, agricultura, aquacultura e pesca industrial, serão críticos”, alegam.

O estudo realça como exemplos de biomas que contêm estas florestas a Amazônia; a tundra e a taiga, presentes em países do Hemisfério Norte como Canadá e Estados Unidos; e regiões desérticas da Austrália.

Quando este grupo dos cinco é expandido, 20 países acabam culpadas por 94% destes ecossistemas intactos – definidos pelos pesquisadores como áreas com nenhuma ou mínima interferência humana.

O levantamento não inclui partes do alto oceano fora de fronteiras nacionais e a Antártica.

Segundo o artigo, há um século, somente 15% da superfície da Terra era buscada pela agropecuária.

Hoje, mais de 77% da terra e 87% do mar foram transformados por atividades humanas.

Entre 1993 e 2009, 3,3 milhões de quilômetros quadrados de áreas virgens – uma superfície maior que a Índia – foram perdidos para a agricultura, a mineração e outras ações antrópicas, por exemplo.

“Quando o médico me declarou, eu estava na Índia que era esclerodermia, uma enfermidade sem cura. Ele me receitou esteroides e falou que eram para controlar os sintomas. E eu declarou: ‘Como assim não tem cura? Tem que ter uma cura'”, conta.

No oceano, áreas livres da pesca industrial, do transporte marítimo e da poluição estão praticamente confinadas às regiões polares.

Mas qual é especificamente o protagonismo desta natureza intacta, em comparação com fragmentos de florestas em áreas urbanas, por exemplo?

Alguns experts em preservação defendem que ecossistemas remanescentes em regiões degeneradas têm uma conservação prioritária pois oferecem vantagens mais diretas como para a saúde humana e para o desenvolvimento turístico.

No entanto, cada vez mais estudos têm revelado as funções cruciais que áreas intactas podem exercer.

Para iniciar, elas abrigam espécies em uma abudância próxima ao natural – resguardando informações genéticas e processos ecológicos que sustentam a biodiversidade em uma escala de tempo evolutiva.

“Eu me cansava bastante e não conseguia andar durante muito tempo. Não conseguia me ajoelhar e encostar a testa no chão , quando eu rezava. Tinha de rezar sentar-se na cadeira.”

Por exemplo, no oceano, são as áreas virgens que ainda têm populações viáveis de grandes predadores como o atum, o marlim e os tubarões, recordam os autores do artigo na Nature.

Ecossistemas intactos também amortecem calamidades naturais e acontecimentos climáticos extremos, do nível local ao global.

Os pesquisadores escrevem: “Simulações de tsunamis, por exemplo, mencionam que os recifes de corais saudáveis oferecem ao menos duas vezes mais proteção do que os extremamente degenerados”.

Estas áreas são importantes ainda diante das mudanças climáticas – por exemplo, por estocarem carbono em larga escala.

Segundo John Robinson, da Sociedade para a Conservação da Vida Silvestre, a Terra já perdeu bastante de sua natureza virgem – por isso, a instituição e os pesquisadores de Queensland pedem que nada menos que 100% destas áreas sejam protegidas pela comunidade internacional.

Antes que estas regiões sumam para sempre, adverte: “Tivemo que aproveitar esta chance “.

Os autores do estudo mencionam que a proteção passa por mapear e registrar estas áreas como tal, além de oferecer políticas de incentivo para sua conservação.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no ? Inscreva-se no nosso canal!

Final de YouTube post de BBC News Brasil

Final de YouTube post 2 de BBC News Brasil

Fonte: BBCBrasil-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Canada, Australia, United States, Russian Federation

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Os 5 países que concentram 70% dos ecossistemas intactos no mundo
>>>>>’Tinha medo de me olhar no espelho': como é viver com a esclerodermia, uma terrível doença de pele – (BBCBrasil-pt)
>>>>>O homem que morreu ao ser atacado por leão que criava no quintal de casa – March 06, 2019 (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>O homem cujo sangue ficou branco de tanta gordura – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>Por que a felicidade no casamento também pode depender dos genes – March 03, 2019 (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>Crise na Venezuela: quais países compram o petróleo do país sul-americano? – February 26, 2019 (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Crise na Venezuela: Maduro anuncia fechamento de três pontes na fronteira com a Colômbia – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Oscar 2019: Confira os vencedores – February 25, 2019 (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Raios-x: as surpreendentes imagens de animais em exames de ‘check-up’ – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Cura do câncer: tubarões-brancos podem ajudar cientistas a pesquisar soluções – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Por que temos dor de cabeça se o cérebro não sente dor? – February 25, 2019 (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Crise na Venezuela: quais os riscos para o Brasil de uma ação militar no país vizinho? – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>Redes sociais se tornaram ‘o quinto poder no Brasil’, diz especialista – (BBCBrasil-pt)
>>>>>Acidente com baleia no Japão deixa feridos – (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 9 Eu: 2, me: 4, eu: 2, (tacit) eu: 1
2 áreas 125 0 NONE 7 áreas intactas: 1, as áreas virgens: 2, áreas urbanas: 1, Estas áreas: 1, as áreas terrestres e marítimas: 1, estas áreas: 1
3 Prasek 0 0 PERSON 5 Prasek: 1, (tacit) ele/ela (referent: Prasek): 3, Ele próprio (referent: Prasek): 1
4 regiões 0 30 NONE 3 as regiões polares: 1, regiões degradadas: 1, estas regiões: 1
5 Sociedade para a Conservação da Vida Silvestre 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: a Sociedade_para_a_Conservação_da_Vida_Silvestre): 1, a Sociedade_para_a_Conservação_da_Vida_Silvestre: 2
6 cura 0 0 NONE 3 uma cura: 1, cura: 2
7 mar 0 0 NONE 3 o mar: 2, o oceano: 1
8 era 0 60 NONE 2 era esclerodermia: 1, era explorada: 1
9 conservação 50 0 NONE 2 conservação: 1, uma preservação prioritária: 1
10 ecossistemas 50 0 NONE 2 ecossistemas remanescentes: 1, Ecossistemas intactos: 1