Papa completa 81 anos e recebe felicitações dos fiéis no Angelus

Por: SentiLecto

O papa Francisco completou 81 anos neste domingo e, embora se festejem essas efemérides em o Vaticano não , o pontífice recebeu vocábulos de afeto e felicitações e várias atividades solidárias foram coordenadas em sua homenagem.

Recebeu-se Francisco a o chegar em a janela de o Palácio Apostólico para a tradicional oração de o Angelus, Muitas alegrias, Santidade com um enorme cartaz que alguns fiéis levaram em a Praça de São Pedro e em a qual se lia : ” “.o deduzi a reza, centenas de fiéis cantaram seu nome e o papa, sorridente, respondeu com um “bastante obrigado”.

Por sua vez, o presidente de Italia Sergio Mattarella se juntou às felicitações e o pontífice o agradeceu por suas mensagens sobre “aoiprotagonismode colocar no centro da política as pessoas e a família” e a sua frequente defesa da dignidade no trabalho.

Na sua vez, “É falso que o Santo Padre use o WhatsApp. Não manda mensagens, nem bênçãos através desse meio”, desmentiu Burke em sua conta no Twitter.

Na segunda-feira 27 de novembro o papa Francisco havia orado com os cerca de 30 mil fiéis que haviam participado da festa do Angelus na praça de São Pedro, no Vaticano, pelas vítimas do atentado terrorista que havia matado 305 pessoas e havia ferido mais de 100 no norte do Sinai, no Egito.

Mattarella ressaltou que, com suas viagens por todo o mundo, o papa “persegue com coragem e determinação caminhos de diálogo e de reconciliação para curar as feridas sociais e superar as tensões internacionais”.

Mas nem tudo se tratou vocábulos de afeto. Como o próprio papa predica, também houve atos em favor dos mais necessitados.

Sob o lema “Felicidades um grupo de alunas de gastronomia coordenou no sábado em Roma uma distribuição comida a pessoas desfavorecidas e com a qual cooperaram a Diocese de Roma e diversas entidades, que ofereceram os produtos. Felicidades é papa Francisco”.

O artista urbano Maupal, autor de alguns grafites sobre o pontífice em Roma, também quis contente aniversário com uma ilustração em uma torta de uma confeitaria próxima ao Vaticano, no qual mostra Francisco carregando em suas costas um planeta em pedaços remendados.

Com sua outra mão, o papa segura uma mala na qual se pode ler o vocábulo “valores” e da qual sai um cachecol vermelho e azul, as cores do San Lorenzo, seu time de futebol.

Os veículos de jornalismo da Santa Sé também o felicitaram por meio das redes sociais: o jornal oficial “L’Osservatore Romano” o fez em latim: “ad multos annos” , e a Secretaria de Comunicação escreveu “Feliz Aniversário” em seis idiomas.

Um programa informático gera as respostas , razão por a qual o escritório de jornalismo de o Vaticano emitiu um esclarecimento em o qual evidencia que nem a Santa Sé nem o papa têm nada a ver com a iniciativa.

Francisco iniciou o dia com um encontro com crianças do Dispensário Pediátrico “Santa Marta”, acompanhados por seus pais e voluntários.

Diante deles, o pontífice evidenciou que o deleite dos menores é “um tesouro” que é preciso proteger, sobretudo no ambiente familiar, e recomendou aos pais que façam as crianças falarem com os avôs e os idosos.

As crianças também estiveram muito presentes durante o Angelus, já que Francisco realizou a tradicional bênção dos “bambinelli”, pequenas representações do menino Jesus que as crianças levam a cada ano à Praça de São Pedro para que sejam benzidos.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Vatican City, Italy, Colombia, Argentina

Cities: Santa Marta, San Lorenzo, Rome

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Papa completa 81 anos e recebe felicitações dos fiéis no Angelus
>>>>>Porta-voz do Vaticano esclarece que papa Francisco não usa WhatsApp – December 13, 2017 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Francisco 30 0 PERSON 5 Francisco: 3, papa Francisco: 2
2 papa 80 50 NONE 4 papa sorridente: 1, papa: 3
3 pontífice 80 0 NONE 4 o pontífice: 4
4 o Vaticano 0 0 PLACE 4 o Vaticano: 4
5 razão 180 0 NONE 3 razão: 3
6 pais 0 0 NONE 3 os pais: 2, seus pais: 1
7 pessoas 0 60 NONE 2 pessoas desfavorecidas: 1, 305 pessoas: 1
8 fiéis 160 0 NONE 2 alguns fiéis: 1, 30_mil fiéis: 1
9 Sergio Mattarella 60 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Sergio_Mattarella): 1, Sergio_Mattarella: 1
10 Roma 0 0 PLACE 2 Roma: 2