Petrobrasbolivia2006.jpg

Petrobras derruba liminar que impedia licitação para o pré-sal

Foto: Wikipedia – Petrobrasbolivia2006

A Petrobras derrubou liminar que interrompia a licitação para a plataforma de produção de petróleo da área de Libra, no pré-sal. Faz 2 meses, o processo estava, a pedido de o Sinaval.

Vai levar-se a proposta a o CNPE em abril, informou o secretário em entrevista durante acontecimento promovido por o IBP que encarna as petroleiras,.Em maio, um grupo de trabalho formado no governo para definir a política de exploração de petróleo do país deve deduzi seus trabalhos e exibi proposta para um calendário de leilões mais longo, entendendo os próximos dez anos.

Na quinta-feira 02 de março a produção de petróleo no pré-sal havia batido novo recorde em janeiro, chegando a 1,276 milhão de barris por dia. O valor correspondia a 47% do total produzido no país, ou 2,687 milhões de barris por dia.

Petróleo de Brasil s.a. é uma companhia de capital aberto, cujo acionista majoritário é o governo do brasil, sendo, portanto, uma companhia estatal de economia mista.

Representante dos estaleiros nacionais, o Sinaval questionou o modelo de contratação da Petrobras, afirmando que não respeita a pré-requisito de compras de equipamentos no Brasil.

A entidade tentou também interromper o leilão da plataforma de Sépia, outra área do pré-sal, mas a juíza Ivani Silva da Luz negou em a última sexta o pedido , de a 6ª Vara da Justiça Federal em Brasília.

Faz 1 ano, a Petrobras já havia informado a o mercado que via obstáculos em conseguir contratar a plataforma de Libra em o Brasil, seguindo as pré-requisito mínimas de conteúdo local, em 2016.

No contrato de Libra —que foi a primeira área do pré-sal licitada sob o modelo de partilha da produção, em 2013— o conteúdo local mínimo é de 55%.

Faz 6 meses, a companhia pediu em a ANP perdão de as multas que devem ser cobradas caso a pré-requisito seja descumprida — processo conhecido como ” waiver “, em setembro.O pedido ainda está em análise pela agência e vai ser assunto de uma audiência pública.

A liminar contra a nova licitação foi suspensa pelo desembargador Néviton Guedes, da 5ª turma do TRF da 1ª Região.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Brasilia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Petrobras derruba liminar que impedia licitação para o pré-sal
>>>>>Governo quer vender pelo menos três áreas do pré-sal por ano até 2019 – March 17, 2017 (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Petrobras 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: A Petrobras): 1, a Petrobras: 1, A Petrobras: 1
2 liminar 0 0 NONE 3 liminar: 3
3 processo 0 30 NONE 2 O processo: 1, processo conhecido: 1
4 IBP 0 0 ORGANIZATION 2 o IBP: 2
5 barris 0 0 NONE 2 barris: 2
6 licitação 0 0 NONE 2 a nova licitação: 1, a licitação: 1
7 mercado 0 0 NONE 2 o mercado: 2
8 pedido 0 0 NONE 2 O pedido: 1, o pedido: 1
9 perdão de as multas 0 0 NONE 2 perdão de as multas: 2
10 pré-sal 0 0 NONE 2 o pré-sal: 2