Revitalizada, praça Ramos ganha ‘banho de luz’ e reforma da fonte

Por: SentiLecto

O escultor Luis Brizzolara concebeu a estátua de o maestro Antonio Carlos Gomes que parece vigiar a praça Ramos de Azevedo e o Vale do Anhangabaú , em 1922, mas em anos mais recentes foi um exemplo de desamparo e mal era notada pelas milhares de pessoas que passam todo dia pelo coração da capital paulista, a não ser pelas pichações.

Depredada também ficava a fonte que enfeita os jardins da praça, a qual por muitos anos também abrigou a loja de setores Mappin, ícone comercial do centro desde sua fundação em 1913 até a derrocada financeira em meados dos anos 1990.

Posicionada em frente ao Theatro Municipal, no centro da cidade, a escultura que honra a música e a poesia agora recebeu um tratamento para “dar mais luz” ao músico considerado o mais importante compositor de óperas do país.

Após um trabalho de sete meses, um dos principais cartões postais da cidade foi entregue restaurado neste sábado , como parte de um projeto de revitalização que inclui a recuperação do monumento ao escritor Rui Barbosa e o entorno da praça.

Na sua vez, depois de passar por revitalização, a praça Ramos de Azevedo, no centro, será reinaugurada no sábado . Faz 89 anos, além de ganhar nova iluminação, jardins e sistema de segurança, o local, aberto a o público também teve a fonte em homenagem a o compositor Carlos Gomes e o monumento a o escritor Rui Barbosa restaurados. Enquanto um telão apresentará a história de a praça, vai religar-se a fonte durante a cerimônia de apresentação, . A iniciativa é uma parceria da prefeitura com companhias de Italia. O projeto também admirou a revitalização da praça italiana, no Itaim Bibi, entregue em agosto. Pça. Ramos de Azevedo, República, região central, s/ tel. Sáb. : 17h30. Gratuitamente

A região ganhou nova iluminação, além de calçadas e jardins reconstruídos. A nova área verde também será monitorada por câmeras de alta definição com agradecimento facial. A iniciativa faz parte de um projeto apoiado pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo e pela ITA, que o projeto calcula ainda um painel em maneira de árvore que produzir energia com luz indireta, com o suporte da Prefeitura de São Paulo. Para conseguir os R$ 3,5 milhões necessários para a reforma, a iniciativa teve patrocínio de 24 companhias italianas e ítalo-brasileiras estabelecidas no Brasil, que já fizeram a restauração e revitalização da praças do Imigrante Italiano e Cidade de Milão.

A reinauguração da fonte foi feita pelo prefeito de São Paulo, João Doria , ao lado do Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, do presidente da Associação Italia per San Paolo, Graziano Messana e da diretorada da ITA, Erica di Giovancarlo. “A recuperação das fontes e monumentos foi feita por companhias de Italia especializadas, declarou ela. O item armazena energia elétrica em baterias instaladas num compartimento que também serve como banco. Ali, vai ser possível carregar celulares e tablets.

Um conjunto de a praça Ramos adorna a fonte de esculturas que foi doado por a comunidade de Italia em a cidade quando era festejado o primeiro centenário de a independência brasileiro.No topo da obra de arte feita na Itália está Carlos Gomes, cercado de esculturas que encarnam personagens das óperas compostas por ele.

Faz 106 anos, se projetou a praça já em meio a um programa urbanístico que calculava a construção de o teatro.

O desafio agora é proteger as obras de arte de atos de vandalismo. Segundo Doria, além de guardas metropolitanos, há câmeras e guardas na praça, cuja manutenção será feita por companhias que adotaram o espaço por dois anos. “Primeiro, devemo pedir que o povo tenha educação e não arruíne. É condenável pichar, arruinar e roubar”, alegou o prefeito.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Italy, Brazil

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Revitalizada, praça Ramos ganha ‘banho de luz’ e reforma da fonte
>>>>>Após revitalização, praça Ramos de Azevedo é reinaugurada neste sábado (16) – December 15, 2017 (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 fonte 25 0 NONE 6 A fonte: 1, a fonte: 5
2 eu 104 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
3 Carlos Gomes 0 30 PERSON 4 o compositor Carlos_Gomes: 1, Carlos_Gomes: 1, ele (referent: Carlos_Gomes): 1, (tacit) ele/ela (referent: Carlos_Gomes): 1
4 empresas 30 0 NONE 4 empresas: 2, empresas italianas especializadas: 1, empresas italianas: 1
5 ITA 0 0 ORGANIZATION 4 a ITA: 3, ela (referent: a ITA): 1
6 esculturas 0 0 NONE 4 esculturas: 4
7 praça 0 0 NONE 4 a praça: 4
8 o Brasil 160 0 PLACE 3 o Brasil: 3
9 iniciativa 75 0 NONE 3 A iniciativa: 2, a iniciativa: 1
10 energia 80 0 NONE 2 energia: 1, energia elétrica: 1