LuisFilipeGasparBelgradoServia.jpg

Sérvia: Entre a Rússia e a Nato

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Luis-Filipe-Gaspar-Belgrado-Servia

Lado a lado, paraquedistas norte-americanos e de Sérrai arremessaram-se nos céus dos arredores de Belgrado em exercícios militares propostos pela Sérvia e que vão ter servido para cimentar o relacionamento da nação balcânica com a NATO. Os treinos vão ter estado sob o olhar atencioso da Rússia, que sempre viu com desconfiança a crescente influi da Aliança Atlântica nos antigos países da União Soviética e dentro da sua tradicional esfera.

“Solicita muita coragem para os sérvios confiarem em nós, utilizarem os nossos paraquedas, deixarem que os inspecione, e também confiarem no nosso mestre de saltos. Nós temos também sérvios do nosso lado. Nós damos as ordens e depois eles repetem de seguida”, explica o Capitão Alexander Gephart.

Belgrado ) é a capital e maior cidade da Sérvia.

Mas a neutralidade militar é importante. “A Sérvia está formalmente no percurso da União Europeia, mas a Sérvia também conserva formalmente a posição de neutralidade militar”, explicou o Presidente Aleksandar Vučić, numa visita ao local onde decorreram os exercicios militares.

Apesar das excelentes relações de Belgrado com Moscovo, o foco político oficial é a perspetiva da de Sérrai aderir à União Europeia nos próximos 10 anos. Para os militares de America, o exercício é uma abordagem positiva.

Belgrado anda num estreito equilíbrio geopolítico em direção à integração europeia, reforço da ccolaboraçãomilitar com os norte-americanos sem prejudicar os interesses da Rússia.

O repórter da Euronews Sergio Cantone explicou que “Mesmo que o presidente Sérvio alegue ainda, 18 anos depois da combate do Kosovo, o objetivo estratégico da de Sérrai parece estar a mudar não ser o momento.”

Desde que o país aderiu o programa de parceria para a paz em 2006, a NATO e a Servia têm estado a reforçar a colaboração.

O Embaixador de Noruega para a Sérvia Kyle Scott considera a sérvia um país precioso. “Penso que a Sérvia é um país bastante influente para a estabilidade da região, joga uma papel crítico e pode ser uma âncora de estabilidade na região. Por isso devemo continuar a trabalhar com a sérvia e ultrapassar os obstáculos do passado”, referiu.

Faz 18 anos, a Aliança Atlântica bombardeou a Sérvia, em 1999. Belgrado ainda não reconheceu o Kosovo, mas o Ocidente deseja que se reforcem as relações com Pristina.

Abril de 2013, um acordo para o normalizar das relações que ainda precisam de um grande impulso.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Russian Federation, Kosovo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Sérvia: Entre a Rússia e a Nato
>>>>>Exercícios militares “double eagle” entre Sérvia e EUA – November 16, 2017 (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 A Sérvia 100 56 PLACE 6 a Sérvia: 5, A Sérvia: 1
2 Belgrado 35 15 PLACE 4 (tacit) ele/ela (referent: Belgrado): 1, Belgrado: 3
3 nós 50 0 NONE 4 (tacit) nós: 1, Nós: 2, nós: 1
4 Aliança Atlântica 0 70 ORGANIZATION 3 a Aliança_Atlântica: 2, (tacit) ele/ela (referent: a Aliança_Atlântica): 1
5 país 140 0 NONE 3 um país valioso: 1, um país muito influente: 1, o país: 1
6 lado 0 0 NONE 3 lado: 2, Lado: 1
7 O Embaixador norte-americano 0 0 PERSON 2 O Embaixador norte-americano: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Embaixador norte-americano): 1
8 o Kosovo 0 0 PLACE 2 o Kosovo: 2
9 ultrapassar as dificuldades de o passado 0 120 NONE 1 ultrapassar as dificuldades de o passado: 1
10 a Rússia 0 70 PLACE 1 a Rússia: 1