Sismo faz mais de 500 mortos no Irão

Por: SentiLecto

As operações de busca e salvamento no rescaldo do tremor registado na fronteira entre o Irão e o Iraque chegaram o fim.

O tremor ocorreu pelas 18h18 e fez-se reportaram-se prejuízos ou vítimas sentir, com as autoridades locais para além do Irão, também em a Turquia, onde não , de acordo.

Colocaram a nu números negros entre as vítimas. A agência de notícias IRNA fala em mais de 500 mortos e acima de sete mil feridos no lado de Iran.

A Agência de Notícias da República Islâmica, conhecida internacionalmente como IRNA, em persa: خبرگزاری جمهوری اسلامی ایران, é uma agência de notícias oficial da República Islâmica do Irã, conservada com recursos públicos e controlada pelo Ministério da Cultura e da Orientação Islâmica.

No Iraque, o balanço oficial dá conta de oito mortos e mais de 300 feridos.

“Primeiro sentiu-se um pequeno estremecimento. Tentávamos perceber o que quando se deu um novo sismo, fazer. O meu irmão ficou preso nos escombros, mas foi demasiado tarde, quando as equipas de resgate o retiraram uma hora depois. Ele faleceu”, declara Ali Moridi, um sobrevivente.

Na sua vez, segundo os meios de comunicação estatais dos dois países, as equipas de ajudinha procuram dezenas de pessoas presas sob os escombros.

Soufi Albasel, um agricultor de 70 anos de idade, também sobrevivente, adiciona: “Perdi três pessoas. Um dos meus familiares está ferido e outros três faleceram. O meu filho, a minha nora e um neto.”

Hassan Rohani esteve no terreno. Hassan Rohani é o presidente de Iran. Visitou, esta terça-feira, a localidade de Sarpol-e-Zahab, na província ocidental de Kermanshash, a cerca de 50 quilómetros do epicentro.

Também transliterado como Hassan Ruhani, Hassan Rowhani ou Hassan Rouhani, é um eclesiástico, político, diplomata e académico iraniano, presidente de seu país desde 3 de agosto de 2013.

O Irão disse esta terça-feira dia de luto nacional.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Sismo faz mais de 500 mortos no Irão
>>>>>Sismo no Irão e Iraque faz mais de 300 mortos – November 13, 2017 (Euronews-pt)
>>>>>>>>>Sismo no Iraque e Irão: Centenas de vítimas – November 13, 2017 (Euronews-pt)
>>>>>>>>>Terramoto no Irão e Iraque faz vítimas mortais – November 13, 2017 (Euronews-pt)
>>>>>>>>>Terremoto na fronteira entre Irã e Iraque mata mais de 330: o que se sabe até agora – November 13, 2017 (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Orientação Islâmica 0 70 ORGANIZATION 3 a Orientação_Islâmica: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Orientação_Islâmica): 2
2 Hassan Rouhani 0 0 PERSON 3 Hassan_Ruhani: 1, (tacit) ele/ela (referent: Hassan_Rohani): 1, Hassan_Rohani (apposition: O presidente iraniano): 1
3 Irão 0 0 PLACE 3 Irão: 1, O Irão: 1, o Irão: 1
4 o Iraque 0 0 PLACE 3 (tacit) ele/ela (referent: o Iraque): 1, o Iraque: 2
5 sismo 0 25 NONE 2 O sismo: 1, um novo tremor: 1
6 escombros 0 0 NONE 2 os escombros: 2
7 meu irmão 0 80 NONE 1 meu irmão: 1
8 preso 0 80 NONE 1 preso: 1
9 500 mortos 0 70 NONE 1 500 mortos: 1
10 conta de oito mortos 0 70 NONE 1 conta de oito mortos: 1