Submarino militar San Juan vai ter tentado comunicar com terra

Por: SentiLecto

Bases navais argentinas receberam contactos por telefone-satélite que poderão ter sido feitos a partir do submarino militar argentino, de que não se tem contacto desde quarta-feira.

Argentina, oficialmente República Argentina, é o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires, capital do país.

De acordo com o Ministério da Defesa, o contacto não chegou a ser estabelecido com o submarino, mas as autoridades estão a atentar localizar o emissor e tudo menciona que a tripulação tentou realmente entrar em contacto com terra.

“Sua Santidade os confia à maternal intercessão da Santíssima Virgem e, por sua vez, lhes roga que rorempor ele e pelo seu ministério ao serviço do santo povo de Deus, pede ao senhor que lhes iincutaserenidade espiritual e esperança cristã nestas circunstâncias”, completa a mensagem, que tconcluicom a bênção apostólica que o papa repassa aos destinatários.O ARA San Juan estava em um exercício de vigilância na zona econômica exclusiva marítima argentina a cerca de 400 quilômetro a leste de Puerto Madryn, na Patagônia . Ele se conduzia de volta à suando ase, ua base em Mar del Plata, ao norte, q intsuspenderam comunicações.O submarino militar argentino ARA San Juan, com 44 pessoas a bordo, reportou pela última vez a sua posição na madrugada de quarta-feira, pelo que, passado algum tempo sem comunicação com o aparelho, a Armada decidiu ativar, na tarde de quinta-feira, o protocolo de busca.

As autoridades de Argentina continuam à pdemandado submarino San Juan, dsumidohá mais de 48 horas no atlântico sul. As borrascas na região dificultam as operações. Quando estabeleceu contacto pela última vez, o submarino encontrava-se a mais de 400 quilômetro da costa da Patagónia. Por enquanto, a marinha declara tudo vai poder não passar de um problema técnico.A bordo encontram-se 44 pessoas. De acordo com a marinha, o San Juan tem comida e oxigénio suficientes. As estações terrestres do litoral de Argentina procuram agora possíveis transmissões do submarino.

As buscas concentram-se numa zona com cerca de 300 quilómetros de diâmetro.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Argentina

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Submarino militar San Juan vai ter tentado comunicar com terra
>>>>>Autoridades argentinas continuam à procura de submarino desaparecido – November 18, 2017 (Euronews-pt)
>>>>>Papa encoraja esforços para encontrar submarino perdido na Argentina – (EfeGeneric)
>>>>>Argentina detecta sete chamadas de satélite que podem ser de submarino – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 contacto 0 0 NONE 3 contacto: 2, o contacto: 1
2 da Ministério 0 0 PERSON 3 o Ministério_da_Defesa: 1, (tacit) ele/ela (referent: o Ministério_da_Defesa): 2
3 vez 0 0 NONE 3 sua vez: 1, a última vez: 2
4 autoridades 0 30 NONE 2 as autoridades: 1, As autoridades argentinas: 1
5 submarino 0 15 NONE 2 O submarino: 1, submarino militar: 1
6 argentino ARA_San_Juan 60 0 OTHER 2 O ARA_San_Juan: 1, Ele (referent: O ARA_San_Juan): 1
7 argentino 0 0 NONE 2 argentino: 2
8 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
9 mensagem 0 0 NONE 2 a mensagem: 2
10 senhor 0 0 NONE 2 o senhor: 2