Trump não obtém acordo e governo dos EUA entra em paralisação

Por: SentiLecto

Se o vai obrigar a congelar operações imprescindíveis de o governo, no dia em que completa um ano na Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump padeceu uma derrota no Senado e.

Em tentativa frustrada de negociação, o presidente republicano não conseguiu suporte e os votos necessários para aprovar uma extensão provisória da verba. Os senadores deviam votar a proposta até meia-noite de sexta .

A última quinta-feira foi um momento crítico nas negociações adiadas, revelando as prioridades do presidente enquanto o debate desmoronava.Uma pessoa que falou com o presidente declarou: “Todo mundo estava declarando que isso auxiliaria com a base”.

Na sexta-feira 12 de janeiro o presidente de America. Donald Trump, havia estendido o acordo nuclear firmado com o Irã em 2015, mas havia declarado que seria a última vez, para dar uma possibilidade aos aliados dos EUA de corrigir “equívocos abomináveis”.

Eram necessários 60 votos para que a medida entrasse em forcita e evitasse a paralisação parcial da máquina pública. O placar, no entanto, concluiu com 50 votos favoráveis e 49 opostos.

Assinalar quem tem culpa ou de quem é a responsabilidade são, no entanto, duas coisas diferentes.Os democratas declararão que tinham um acordo com o presidente, com concessões feitas por ambos os partidos, que incluía a reforma da imigração, mas que ele deu para trás.

A paralisação iniciou oficialmente às 5h da manhã deste sábado, porém seus conseqüência práticos só devem ser sentidos a partir da segunda-feira .

A rejeição da proposta vai levar ao encerramento de agências e de parques nacionais. Serviços e pagamentos de servidores federais podem atrasar.

A medida não afeta, inicialmente, atividades consideradas como imprescindíveis, que incluem os serviços militares, serviços de saúde e controle do trânsito aéreo.

O debate entre os senadores ocorreu um dia após a Câmara dos Representantes aprovar sugerida para tentar impedir a paralisação do governo federal, conhecida pelo termo em inglês “shutdown”. A ideia era garantir o funcionamento da máquina pública por mais um mês.

No Twitter, Trump culpou o Partido Democrata pela paralisação. Trump escreveu: “Os democratas estão bastante mais preocupados com imigrantes ilegais do que com nosso grande Exército ou com a segurança da nossa fronteira no sul”. “Eles facilmente poderiam ter feito um acordo, mas em vez disso decidiram brincar de política de paralisação.”

Trump declarou os democratas “desejaram dar um presente” – a paralisação– pelo seu aniversário de primeiro ano de governo.

“Para quem está perguntando, os republicanos só têm 51 votos no Senado e precisavam de 60. É por isso que precisamos eleger mais republicanos em 2018! Precisamos ser ainda mais duros em relação ao crime e ainda melhores com nossos militares e veteranos!”

Em discurso no plenário, o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, declarou que a bancada estava aberta para “continuar conversando para resolver” o impasse.

“Não creio que isso nos mostre como uma instituição bastante responsável. Os estadunidense esperam mais de nós”, alegou, aborrecido.

“Tenho problemas para compreender como meus colegas democratas podem estar orgulhosos” de ter provocado a paralisação, adicionou.

Em resposta, Chuck Schumer que horas antes havia se reunido privadamente com o presidente Trump na Casa Branca em busca de um acordo, declarou que “todos os estadunidense sabem que os republicanos controlam a Casa Branca, a Câmara e oChuck Schumer que horas antes havia se reunido privadamente com o presidente Trump na Casa Branca em busca de um acordo, declarou que “todos os estadunidense sabem que os republicanos controlam a Casa Branca, a Câmara e o Senado Chuck Schumer é o líder democrata. Chuck Schumer é o líder democrata., e que é o trabalho deles conservar o governo funcionando”.

Schummer pediu que Trump convide uma reunião de urgência na Casa Branca com líderes dos dois partidos para fechar um acordo.

Nos últimos 20 anos aconteceram quatro paralisações como esta. Faz 5 anos, o último episódio ocorreu em a administração de Barack Obama.

Sua porta-voz, Alyssa Farah, declarou que a viagem era “imprescindível à segurança e aos objetivos diplomáticos ade America e que seguiria como planejada.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Trump não obtém acordo e governo dos EUA entra em paralisação
>>>>>Em reunião explosiva, Trump muda de ideia sobre acordo de imigração – (FolhaGeneric)
>>>>>Entenda por que os gastos do governo Trump ficaram paralisados nesse sábado – January 20, 2018 (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>Governo de Trump paralisado – January 20, 2018 (Euronews-pt)
>>>>>>>>>>>>>’Não sou racista’, diz Trump após polêmica envolvendo imigrantes – January 15, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que não é racista – (Euronews-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump ofende haitianos e africanos – January 12, 2018 (Euronews-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Livro com bastidores do governo Trump sairá no Brasil em março – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ex-xerife perdoado por Trump anuncia candidatura ao Senado – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Juiz Federal suspende decisão de Trump sobre os “dreamers” – (Euronews-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Noruegueses a Trump: “Não, obrigado!” – (Euronews-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump entrega “Prémios Notícias Falsas” – January 18, 2018 (Euronews-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Apoiantes de Donald Trump interrompem discurso do presidente da câmara de Londres – (Euronews-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump apoia marcha anti-aborto – (Euronews-pt)
>>>>>>>>>Sem acordo no Senado, Trump inicia paralisação de ações do governo – January 20, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>Entenda por que os gastos do governo Trump ficaram paralisados neste sábado – January 20, 2018 (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 0 75 PERSON 8 (tacit) ele (referent: Donald_Trump): 1, Donald_Trump: 2, o presidente Trump: 1, Trump: 4
2 eu 0 80 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 presidente 0 15 NONE 4 o presidente republicano: 1, o presidente: 2, o presidente americano: 1
4 votos 200 0 NONE 4 50 votos favoráveis: 1, 60 votos: 2, 51 votos: 1
5 Senado 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: o Senado): 1, o Senado: 3
6 paralisação 0 0 NONE 4 A paralisação: 1, a paralisação: 2, paralisação: 1
7 democratas 0 140 NONE 3 os democratas: 1, Os democratas: 2
8 nós 100 15 NONE 3 nos: 1, (tacit) nós: 2
9 acordo 90 0 NONE 3 um acordo: 2, o acordo nuclear firmado: 1
10 americanos 0 80 NONE 2 Os americanos: 1, todos os americanos: 1