Apec não chega a consenso com maior divisão entre EUA e China

Por: SentiLecto

Uma vez que significativas divergências entre os Estados Unidos e a China sobre comércio e investimentos minaram o ambiente de colaboração, líderes da região Ásia-Pacífico não conseguiram chegar a um acordo em um encontro em Papua Nova Guiné neste domingo pela primeira vez em sua história.

O Pacífico entre norte-americanos e chineses a competição também colocou em foco , com Washington e seus aliados ocidentais adotando uma resposta organizada a o programa de China ‘ Belt and Road ‘.

O primeiro-ministro Peter O’Neill, de Papua Nova Guiné, em entrevista coletiva, quando perguntado sobre qual dos 21 membros do grupo de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico poderia não chegar a um acordo. declarou: “Você conhece os dois grandes gigantes da sala”.

O’Neill, que presidiu a reunião, declarou que o ponto crítico era se a citação da Organização Mundial do Comércio e sua possível reforma teriam que estar na Declaração dos Líderes.

“A Apec não tem carta sobre a Organização Mundial do Comércio, isso é um fato. Essas questões podem ser erguidas na Organização Mundial do Comércio.”

Se instituiu a Apec a estrutura multilateral de comércio em que em 1989 para proteger está desmoronando em a medida que o posicionamento de China em o Pacífico e as tarifas de os EUA pressionam as relações em a região e dividem as fidelidades.Uma declaração de líderes foi emitida após cada reunião anual de líderes da Apec desde a primeira em 1993, mostra o site do grupo.

O alerta drástico não vai ser possivelmente bem recebido nos mercados financeiros, que esperavam por um abrandamento da disputa e talvez até algum acordo na reunião do G20 neste mês na Argentina.Na reunião, que será realizada em Port Moresby entre sábado e domingo, Xi vai defender “um crescimento sadio e sustentável” que se conserve “na direção certa”.Frente à intenção da China de expandir seu iafluênciapelas ilhas do Pacífico – tradicionalmente dominadas pela Austrália, aliada dos EUA -, Pence pediu a essas nações que “abracem os EUA”, já que a China “não oferece um cpercursode uma só via”.

O’Neill declarou que, embora não esteja claro, como anfitrião da Apec, ele divulgaria uma declaração do presidente quando.

Donald Trump não compareceu na reunião e nem seu colega de Rusia, Vladimir Putin. Donald Trump é o presidente dos EUA.Mike Pence esteve presente no lugar de Trump. Mike Pence é o vice-presidente dos EUA.

Xi Jinping chegou na quinta-feira e autoridades honraram ele de a Papua Nova Guiné. Xi Jinping é o presidente de China. Ele alimentou a preocupação ocidental na sexta-feira, quando conheceu os líderes das ilhas do Pacífico para exibi sua iniciativa ‘Belt and Road’ – proposta pela primeira vez em 2013 para expandir as ligações terrestres e marítimas entre a Ásia, a África e a Europa, com bilhões de dólares em investimento em infraestrutura da China.

Pence disse: “Nós tomamos ação decisiva para lidar com o nosso desequilíbrio com a China”. “Colocamos tarifas sobre 250 bilhões de dólares em bens de China, e podemos mais do que dobrar esse número.”

Os Estados Unidos e seus aliados Japão, Austrália e Nova Zelândia reagiram no domingo com um plano de 1,7 bilhão de dólares para entregar eletricidade confiável e internet para a Papua Nova Guiné.

Wang Xiaolong declarou que o fracasso quanto a uma declaração conjunta “não é exatamente um ponto de discórdia entre dois países em particular”. Wang Xiaolong é funcionário do alto escalão da área econômica da comissão de China na Apec.

Wang declarou: “Falando francamente, estamos em um estágio bastante inicial desses debates e diferentes países têm ideias diferentes sobre como levar esse processo adiante”.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Australia, China

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Apec não chega a consenso com maior divisão entre EUA e China
>>>>>Vice-presidente dos EUA diz que tarifas continuam até China anunciar mudanças – November 17, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Xi quer reforçar influência da China em viagem pelo Pacífico e cúpula da APEC – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Vice-presidente dos EUA diz que Trump deve ter 2º encontro com Kim Jong Un em 2019 – November 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Exercícios militares entre Seul e EUA violam acordo, diz mídia norte-coreana – November 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Reunião entre secretário de Estado dos EUA e autoridade da Coreia do Norte é adiada – November 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA e Seul realizam exercícios militares antes de conversas com Pyongyang – November 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Suprema Corte dos EUA rejeita pedido de Trump para suspender julgamento sobre mudança climática – November 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA estão em uma “encruzilhada” como nação, diz Obama em comício – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Pence fará visita oficial ao Japão para falar com Abe sobre Coreia do Norte – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Pompeo diz que EUA buscam conversas amigáveis com China, mas preocupações permanecem – November 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA e China devem garantir que conversas no G20 corram bem, diz diplomata chinês – November 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte mantém bases de mísseis não declaradas em funcionamento, diz grupo nos EUA – November 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Pence confirma 2º encontro entre Trump e Kim em 2019 apesar de bases secretas – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>EXCLUSIVO-China envia resposta por escrito a demandas dos EUA por reforma comercial, dizem fontes – November 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump pode responder perguntas de procurador especial sobre Rússia por escrito nesta semana, diz fonte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA dizem a Aung San Suu Kyi que violência contra rohingyas é “indesculpável” – November 14, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Pence chega ao Japão para abordar questões de segurança e economia com Abe – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Anistia Internacional retira prêmio da líder de Mianmar Suu Kyi – November 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Vice-presidente dos EUA critica líder de Mianmar por ‘perseguição’ de rohingyas – November 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Pyongyang ainda vê arsenal nuclear como ferramenta para obter concessões, dizem analistas – November 13, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Seul minimiza relatório sobre programa de mísseis norte-coreano – November 13, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Pence ameaça China com mais tarifas se não mudar sua política comercial – November 17, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Apec 0 80 ORGANIZATION 5 (tacit) ele/ela (referent: a Apec): 2, A Apec: 1, a Apec: 2
2 Peter O’Neill 0 0 PERSON 5 O’Neill: 3, o primeiro-ministro Peter_O’Neill: 1, ele (referent: O’Neill): 1
3 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
4 nós 0 0 NONE 4 (tacit) nós: 3, Nós: 1
5 reunião 0 0 NONE 4 a reunião de o G20: 1, a reunião: 3
6 Xi Jinping 70 0 PERSON 3 Xi: 1, (tacit) ele (referent: Xi_Jinping): 1, Xi_Jinping (apposition: O presidente chinês): 1
7 Pacífico 0 0 ORGANIZATION 3 o Pacífico: 2, (tacit) ele/ela (referent: o Pacífico): 1
8 Mike Pence 80 0 PERSON 2 Pence: 1, Mike_Pence (apposition: O vice-presidente de os EUA): 1
9 acordo 60 0 NONE 2 um acordo: 1, algum acordo: 1
10 Nova Papua Guiné 0 0 PERSON 2 Papua_Nova_Guiné: 2