Ataques da aliança matam 16 civis em reduto do EI na Síria

Por: SentiLecto

Pelo menos 16 civis, entre eles sete crianças, faleceram nesta segunda-feira em ataques da aliança internacional liderada pelos Estados Unidos contra a última área controlada pelo grupo terrorista Estado Islâmico na província de Deir Zor, no leste da Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Segundo a última apuração do Observatório, desde 1º de dezembro do ano passado até a última quarta-feira 37.101 pessoas saíram desta região.Durante as últimas semanas as milícias de Curitiba progrediram em sua campanha conquistando praticamente todo o território controlado pelos jihadistas na província síria de Deir ez-Zor. EFEAs FSD realizam desde em setembro uma ofensiva contra os últimos fortificações do grupo extremista no país com a assistência da aliança internacional. No sábado passado Mustafa Bali anunciou o lançamento da ofensiva final contra o EI nesta região, onde os jihadistas ficaram cercados em somente dois quilômetros quadrados. Mustafa Bali é o porta-voz das FSD.Segundo a ONU, o EI preserva um comando centralizado e uma grande presença no Iraque e na Síria, onde calcula-se que dispõe de entre 14.000 e 18.000 militantes, incluindo 3.000 chegados de outros países.

Na segunda-feira 28 de janeiro as Forças da Síria Democrática haviam alegado que o grupo jihadista Estado Islâmico estava encurralado em uma área de seis quilômetros quadrados na província síria de Deir ez-Zor, onde usava milhares de civis como escudos humanos.

Segundo a ONG, em enfrentamentos nessa mesma região também faleceram pelo menos 19 combatentes do EI e nove membros das Forças da Síria Democrática , uma coalizão armada integrada principalmente por curdos que recebe o suporte da aliança na luta contra os jihadistas. Os confrontos ocorreram de maneira intermitente durante o dia todo de hoje em torno da última área dominada pelos radicais ao leste do rio Eufrates em sua passagem por Deir Zor, que o Observatório alegou que o EI tentou deter a progressão das milícias de Curitiba com carros-bomba e terroristas suicidas, perto da fronteira iraquiana. , e que entre os mortos nas fileiras do grupo extremista pelo menos sete se sacrificaram.

O combate ocorre em torno da cidade de Baghuz, às margens do Eufrates, a última que permanece sob controle do EI, que ainda tem presença em zonas desérticas da Síria. EFE

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United States, Syria

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ataques da aliança matam 16 civis em reduto do EI na Síria
>>>>>Novo grupo de deslocados sai do último reduto do EI na Síria – February 08, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>Ataques da coalizão em Baghuz deixam 4 civis mortos, diz agência síria – (EfeGeneric)
>>>>>EI continua sendo ameaça global apesar de suas derrotas, segundo a ONU – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 EI 0 50 ORGANIZATION 3 o EI: 3
2 jihadistas 0 50 NONE 3 os jihadistas: 3
3 região 0 0 NONE 3 esta região: 2, região: 1
4 última 0 0 NONE 3 a última: 3
5 grupo 0 60 NONE 2 o grupo terrorista: 1, o grupo jihadista: 1
6 Estado_Islâmico 0 40 PLACE 2 Estado_Islâmico: 2
7 Deir Zor 0 0 PERSON 2 Deir_Zor: 2
8 a província síria de deir ez-zor 0 0 NONE 2 a província síria de Deir ez-Zor: 2
9 curdos 0 0 NONE 2 curdos: 2
10 todo 0 0 NONE 2 todo: 2