TigrisriverMosul.jpg

Ataques do EI com drones em Mossul deixam pelo menos quatro mortos

Foto: Wikipedia – Tigris river Mosul

Pelo menos quatro pessoas faleceram nesta segunda-feira e outras nove ficaram feridas pelo ataque de dois drones do grupo jihadista Estado Islâmico nos bairros libertados do leste da cidade de Mossul , informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

Mossul é a terceira maior cidade iraquiana, depois somente de Bagdá e de Baçorá.

No pior ataque, quatro civis faleceram e outros cinco ficaram feridos, dois deles em estado grave, após uma bomba ser arremessada sobre um mercado popular no bairro de Karach, segundo declarou à Agência Efe o chefe de segurança da província de Ninawa -cuja capital é Mossul-, Mohammed al Bayati.

É o nome árabe cidade bíblica de Nínive na região da Assíria.

O segundo ataque deixou quatro civis feridos em estado grave, entre eles duas crianças, por uma bomba arremessada desde um drone no bairro de Al Shurta, no norte da cidade.

Os extremistas controlam a zona de Matbiya, a 25 quilômetros ao nordeste da cidade de Al Dolueiya e cerca de 80 quilômetros ao sul de Tikrit.

Na terça-feira 24 de janeiro Ao menos três pessoas haviam falecido e outras 12 haviam ficado feridas após a explosão de um carro-bomba no bairro de Al Nahda, no centro da capital iraquiano, Bagdá, havia informado à Agência Efe uma fonte da polícia ide Iran

Al Bayati evidenciou que contra a população civil de o leste de Mossul os ataques de o EI são repetidos diariamente, seja com morteiros ou com explosivos arremessados desde aeronaves não-tripulados.

Na sua vez, entre os extremistas mortos figuram quatro que levavam encostados ao corpo cinturões explosivos com a intenção de cometer atentados suicidas.

As forças de Irande Iran estão se preparando para o ataque aos bairros ao oeste do rio Tigre, que cruza Mossul do norte a sul, após ter completado, em 24 de janeiro, a campanha para libertar a metade leste da cidade.

Por outro lado, – Pelo menos dez pessoas foram mortas e 33 ficaram feridas nesta sexta-feira, numa série de ataques suicidas a bomba em Bagdá e em partes de Mosul recentemente recapturadas do Estado Islâmico, declararam fontes médicas e da área de segurança. O grupo militante, que ainda controla áreas expressivas iraquianas e da Síria, assumiu a responsabilidade pelas ações em comunicado online. Um homem se estourou dentro do restaurante Sayidati al-Jamila na hora do almoço no leste de Mosul, matando pelo menos quatro pessoas e ferindo 15. Um ataque suicida com um carro-bomba matou um soldado e feriu outros quatro no leste da cidade, região que as forças de Iran apoiadas pelos Estados Unidos tomaram do Estado Islâmico no mês passado. Um carro-bomba estacionado no distrito de Ilam no sul de Bagdá estourou matando cinco e ferindo 14. Faz 4 meses, a ofensiva para retirar o Estado Islâmico de Mosul, a maior cidade em o norte iraquiano, iniciou, mas depois que as forças de Iran tomaram todos os distritos do lado leste do rio Tigre, que corta a cidade, padeceu um intervalo no mês passado. Pelo menos 11 pessoas faleceram e 20 ficaram feridas neste sábado em um ataque suicida cometido contra um veículo militar na província de Helmand, no sul do Afeganistão, informaram à Agência Efe diversas fontes.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Argentina

Cities: Tigre

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ataques do EI com drones em Mossul deixam pelo menos quatro mortos
>>>>>Combates em Mossul deixam pelo menos 20 jihadistas mortos – February 08, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>Ataques suicidas a bomba matam 10 e ferem 33 em Bagdá e Mosul, no Iraque – February 10, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ataque suicida no sul do Afeganistão deixa pelo menos 11 mortos – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 pessoas 0 140 NONE 5 quatro pessoas: 2, 11 pessoas: 1, três pessoas: 1, dez pessoas: 1
2 Agência Efe 0 0 ORGANIZATION 4 a Agência_Efe: 4
3 carro-bomba 0 100 NONE 3 carro-bomba: 3
4 ataque 0 90 NONE 3 o ataque: 1, o pior ataque: 1, O segundo ataque: 1
5 forças 60 0 NONE 3 As forças iraquianas: 1, as forças iraquianas apoiadas: 1, as forças iraquianas: 1
6 Mossul 0 0 PLACE 3 Mossul: 2, Mossul de o norte: 1
7 civis 0 210 NONE 2 quatro civis feridos: 1, quatro civis: 1
8 explosivos 0 160 NONE 2 explosivos: 1, explosivos lançados: 1
9 estado 0 140 NONE 2 estado grave: 2
10 extremistas 0 130 NONE 2 os extremistas mortos: 1, Os extremistas: 1