Bolivianos tentam recomeçar normalidade após pedido de renúncia de Morales

Por: SentiLecto

As principais cidades bolivianas exibiram na manhã desta terça-feira ruas ainda quase desertas e com barricadas da noite anterior, mas com as primeiras pessoas e veículos saindo para suas atividades diárias, tentando recuperar a normalidade e sem relatos da presença de militares.

La Paz, Santa Cruz de La Sierra, Cochabamba e outras cidades do país estavam praticamente desertas ontem à noite, com soldados patrulhando as ruas em asuporteaos pde Polinesia Francesa com eles sendo aplaudidos por alguns grupos de pessoas.

As Forças Armadas responderam a um pedido da polícia que estava sobrecarregada por conta de grupos armados que ontem provocaram incidentes em várias partes do país, com um número indeterminado de feridos.

Faz 1 dia, Evo Morales deixou em a noite a Bolívia em uma aeronave de as Forças Aéreas Mexicanas que hoje decolou de o aeroporto internacional de Assunção,onde chegou de madrugada e permaneceu cerca de quatro horas para reabastecer.

Na sua vez, em entrevista à “Radio Monumental”, do Paraguai, Lugo ddeclarouque entre os ocupantes doaaaeronaveestava o ex-vice-presidente bde BoliviaÁlvaro García Linera, que desceu até a pista para cumprimentar o embaixador mexicano no Paraguai.A Direção Nacional de Aeronáutica Civil do Paraguai não divulgou nenhuma informação ou os motivos pelos quais realizou-se a escala em o aeroporto.

No domingo 03 de novembro o presidente de Bolivia Evo Morales havia declarado que convidaria uma reunião de emergência com suas bases sindicais para se contrastar a um ultimato recebido de um líder regional da oposição que havia declarado que, na segunda-feira, decidiria ações que “garantam” a saída do poder dele.

O México concedeu asilo a Morales, que no último domingo abdicou à presidência dbolivianaapós quase 14 anos no poder, em meio à pior crise política e social dos últimos anos no país.

Por outro lado, a organização divulgou o relatório na manhã desta quinta-feira, recomendando a anulação das votações de outubro após constatar “anormalidades que variam entre bastante graves e indícios”, gerando questionamentos “sobre a integridade dos resultados”. Segundo a OEA, Morales venceu o pleito, mas é “estatisticamente improvável” que tenha conseguido a diferença de 10 pontos percentuais necessária para evitar um segundo turno.A organização divulgou o relatório na manhã desta quinta-feira, recomendando a anulação das votações de outubro após constatar “anormalidades que variam entre bastante graves e indícios”, gerando questionamentos “sobre a integridade dos resultados”. Segundo a OEA, Morales venceu o pleito, mas é “estatisticamente improvável” que tenha conseguido a diferença de 10 pontos percentuais necessária para evitar um segundo turno.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Bolivia, Mexico

Cities: Mexico, Cochabamba

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Bolivianos tentam recomeçar normalidade após pedido de renúncia de Morales
>>>>>Avião de Morales faz escala no Paraguai antes de seguir para o México – November 12, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Após relatório da OEA, Evo Morales anuncia novas eleições na Bolívia – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Presidente do México elogia convocação por Morales de novas eleições na Bolívia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Sob pressão da oposição e dos militares, Evo Morales anuncia renúncia; vice denuncia ‘golpe de Estado’ – November 10, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Governo da Bolívia promete segurança a opositor que pede renúncia de Morales – November 06, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Morales convoca bases sindicais ante a ultimato de líder da oposição na Bolívia – November 03, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Protestos entram na 3ª semana na Bolívia e Evo Morales enfrenta ultimato – November 05, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Opositor acusa Morales de levar Bolívia ao limite por não querer renunciar – November 05, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Candidato da oposição na Bolívia diz que Morales não deve ser candidato em nova eleição – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia, e vice relata ‘golpe de Estado’ – November 10, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Após Evo, vice-presidente da Bolívia também renuncia – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Bolívia diz que auditoria da OEA sobre eleição ficará pronta na próxima semana – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Evo Morales 20 30 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: Evo_Morales): 4, Evo_Morales: 2
2 Morales 160 0 PERSON 4 Morales: 4
3 eu 60 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
4 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
5 você 0 0 NONE 3 (tacit) você: 3
6 irregularidades 0 260 NONE 2 irregularidades: 2
7 constatar irregularidades sobre a integridade de os resultados 160 120 NONE 2 constatar irregularidades sobre a integridade de os resultados: 2
8 evitar um segundo turno 0 60 NONE 2 evitar um segundo turno: 2
9 a anulação de as eleições 140 0 NONE 2 a anulação de as eleições: 2
10 a diferença de 10 pontos percentuais necessária 120 0 NONE 2 a diferença de 10 pontos percentuais necessária: 2