Brexit e renúncias ofuscam visita de Trump ao Reino Unido

Por: SentiLecto

O Reino Unido era preparado em esta quarta-feira para a chegada de Donald Trump poucas horas depois de o presidente de os Estados Unidos se intrometer em a crise sobre o Brexit que engolfa o governo de a primeira-ministra britânica,, Theresa May, e retratar o maior aliado europeu dos EUA na Europa como um país em caos.

A reunião de Helsinque vai ser a primeira bilateral entre os líderes das duas grandes potências, e vai ocorrer em meio a fortes nervosismos entre Moscou e Washington.”Estamos ansiosos para garantir que o presidente tenha a possibilidade de ver e provar o Reino Unido para além de Londres e do sudeste”, declarou a repórteres.

Na quarta-feira 20 de junho Theresa May havia condenado no Parlamento a política migratória do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Theresa May é a primeira-ministra britânica., mas havia adiantado que não tem planos de cancelar a próxima visita do estadunidense ao Reino Unido.

Trump chega ao Reino Unido na quinta-feira depois de uma domo da Organização do Tratado do Atlântico Norte em Bruxelas na qual repreendeu a Alemanha e outras nações europeias por não contribuírem o suficiente com os gastos de defesa.

Sua viagem coincide com uma semana turbulenta para a premiê britânica, já que dois de seus principais ministros abdicaram para queixar-se contra seus planos para o comércio com a UE depois que o Reino Unido se desfiliar em março do bloco.

May parece ter afastado por ora um questionamento de sua liderança vindo de parte de descontentes do seu Partido Conservador, mas os observações de Trump antes da viagem –que o Reino Unido está “um tanto tumultuado” e que cabe ao povo decidir se ela continua no poder– ampliaram a sensação de uma crise política.

Trump também declarou que pode conversar com o ex-secretário de Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, que assim como David Davis se demitiu por causa dos planos de May para um Brexit pró-mercado que sua salinha só acertou ele na sexta-feira. David Davis é o ministro do Brexit.

Por outro lado, “Os políticos vão e vêm, mas os problemas que instituíram para a gente permanecem e a calamidade causada pelo ‘brexit’ é o maior problema na história das relações entre a UE e o Reino Unido e ainda está bastante longe de ser resolvido, com ou sem o senhor Davis”, disse o político de Polonia durante a entrevista coletiva posterior àocdomoentre os Vinte e Oito e a Ucrânia.Perguntado pela recém-anunciada renúncia do ministro britânico das Relações Exteriores, Boris Johnson alegou em tom irônico que essa saída do Governo prova “com transparência” que na reunião do Executivo do Reino Unido na semana passada “havia unidade na salinha”. Boris Johnson é o presidente da Comissão Europeia.

Num momento em que May tenta unificar seu partido em torno de suas propostas, comentaristas alegam que o encontro de Trump com Johnson proporia suporte para sua opinião de que os planos de May inibiriam a habilidade britânica de forjar novos acordos de livre comércio.

Trump diz há tempos seu suporte ao Brexit, declarando que ele foi parte de um motim mundial que acabou levando-o ao poder.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States, United Kingdom

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Brexit e renúncias ofuscam visita de Trump ao Reino Unido
>>>>>Tusk afirma que “brexit” está longe de ser resolvido, com ou sem Davis – (EfeGeneric)
>>>>>Trump diz que encontro com Putin pode ser o “mais fácil” em viagem à Europa – (EfeGeneric)
>>>>>Trump evitará protestos em Londres com compromissos oficiais fora da capital britânica – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 0 0 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Trump): 2, (tacit) ele (referent: Trump): 1, Donald_Trump: 1, Trump: 3
2 Boris Johnson 80 100 PERSON 4 Boris_Johnson: 2, Boris_Johnson (apposition: o presidente de a Comissão_Europeia, Jean-Claude_Juncker também presente): 1, (tacit) ele/ela (referent: Boris_Johnson): 1
3 Brexit 0 0 ORGANIZATION 4 o Brexit: 3, o brexit: 1
4 o Reino_Unido 0 0 PLACE 3 o Reino_Unido: 2, O Reino_Unido: 1
5 problemas 0 160 NONE 2 os problemas: 2
6 tom 0 160 NONE 2 tom irônico: 2
7 May 60 110 PERSON 2 May: 2
8 gabinete 70 0 NONE 2 seu gabinete: 1, o gabinete: 1
9 Bruxelas 0 0 PLACE 2 Bruxelas: 2
10 Perguntado 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Perguntado): 1, Perguntado: 1