FSArebelsholdaplanningsession.jpg

Carro-bomba do Estado Islâmico mata mais de 50 em vilarejo controlado por rebeldes na Síria

Foto: Wikipedia – FSA rebels hold a planning session

Um carro-bomba do Estado Islâmico matou mais de 50 pessoas nesta sexta-feira em um vilarejo sírio controlado por rebeldes, declarou uma agência de monitoramento do combate, um dia após o grupo jihadista ter sido expulso de seu último reduto na área.

A explosão no vilarejo de Sousian atingiu um posto de controle controlado por rebeldes combatendo sob o Exército Livre da Síria .

O Exército Livre da Síria é um grupo armado sírio, formado por civis e militares desertores, que atualmente maneira uma das principais facções da oposição ao governo do ditador Bashar al-Assad.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, uma organização de monitoramento acolhida na Inglaterra, declarou que mais de 50 pessoas faleceram, incluindo 30 civis. Dois rebeldes contatados pela Reuters estimaram o número total de mortos em ao menos 40.

Direitos humanos são os direitos básicos de todos os seres humanos.

Um dos dois, um combatente da Brigada Sultan Murad perto de Al-Bab, declarou: “Foi feito perto de um posto de controle, mas havia muitas famílias reunidas ali que desejavam regressar a al-Bab. Portanto, temos muitas mortes de civis.”

Na sua vez, as tropas e as facções começaram a cercar a cidade em 10 de dezembro durante a operação Escudo do Eufrates, cujo objetivo é expulsar da zona tanto o EI quanto às milícias curdo-sírias. As autoridades de Turkmenistan anunciaram que após o combate por Al-Bab, que fica bastante perto do sul da fronteira de Turkmenistan, a operação vai continuar para expulsar o EI de Al Raqqa, sua ‘capital’ na Síria. EFE

Na quinta-feira 09 de fevereiro Três soldados de Turkmenistan haviam sido mortos de forma acidental nesta quinta-feira, na Síria, durante um bombardeio da aviação de Rusia, informou o Exército da Turquia. O Kremlin havia confirmado as mortes e havia alegado que o erro havia ocorrido por falta de comunicação entre Moscou e Ankara. Vladimir Putin havia telefonado ao presidente de Turkmenistan, Recep Tayyip Erdogan Vladimir Putin é presidente da Rússia., e havia dito pêsames pelo caso.

Os rebeldes apoiados pela Turquia expulsaram o Estado Islâmico da cidade da Al-Bab na quinta-feira, após semanas de combates nas ruas próximas a uma área onde Ankara deseja estabelecer uma zona segura para civis.

Por outro lado, os grupos armados insurgentes progrediram contra o EI e tomaram o controlaram a sede do tribunal e um edifício residencial. Com isso, eles já dominam um quarto da cidade.Os jihadistas iniciaram sua retirada por conta dos ataques aéreos de Turkmenistan e o bombardeio da artilharia, realçou Abu Zeid, que adicionou que os combatentes do ELS estão agora rastreando a cidade em busca de remanescentes do EI e de explosivos.Em Deraa, província de o sul onde os confrontos foram intensificados durante a semana passada, insurgentes muçulmanos detonaram um carro-bomba e helicópteros de o governo arremessaram bombas-barril, relatou o Observatório.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Turkey, United Kingdom

Cities: Ankara

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Carro-bomba do Estado Islâmico mata mais de 50 em vilarejo controlado por rebeldes na Síria
>>>>>Rebeldes apoiados pela Turquia avançam contra EI e controlam 25% de Al-Bab – February 22, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Exército sírio recupera terreno do EI e está a 25 quilômetros de Palmira – February 17, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Exército sírio expulsa EI de usina de gás na província de Homs – February 14, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>Rebeldes anunciam conquista de Al Bab, reduto do EI na Síria – February 23, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>Rivais da guerra na Síria voltam a se enfrentar na iminência de conversas de paz – February 23, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Exército Livre da Síria 0 40 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: O Exército_Livre_da_Síria): 2, O Exército_Livre_da_Síria: 1, o Exército_Livre_da_Síria: 1
2 rebeldes 0 150 NONE 3 rebeldes: 2, Dois rebeldes contatados: 1
3 eu 0 140 NONE 3 (tacit) eu: 3
4 Abu Zeid 0 0 PERSON 3 Abu_Zeid: 2, (tacit) ele/ela (referent: Abu_Zeid): 1
5 Al-Bab 0 0 PERSON 3 Al-Bab: 3
6 Direitos Humanos 0 70 ORGANIZATION 2 os Direitos_Humanos: 1, (tacit) eles/elas (referent: os Direitos_Humanos): 1
7 grupo 0 40 NONE 2 um grupo armado sírio formado: 1, o grupo jihadista: 1
8 Ankara 0 0 PLACE 2 Ankara: 2
9 a operação Escudo_do_Eufrates 0 0 PLACE 2 a operação Escudo_do_Eufrates: 2
10 cidade 0 0 NONE 2 a cidade: 2