Caso haja combate na Península Coreana, embaixadas já têm plano para retirar brasileiros

Por: SentiLecto

Sob fogo atravessado da combate — até agora — retórica entre Coreia do Norte e EUA, os quase 77 milhões de moradoras da península coreana procuram conservar a vida normal. Ao GLOBO, o embaixador brasileiro na Coreia do Sul, Luis Serra, e o encarregado de negócios na Coreia do Norte, Cleiton Schenkel, garantem que o nível de nervosismo já foi bem mais elevado na região e que, diferentemente do que se poderia imaginar, não há pessoas buscando refúgios ou sinais de pânico. Mesmo assim, reconhecem que a comunidade diplomática já desenvolveu planos de contingência para uma retirada de pessoal das áreas afetadas em uma eventual intervenção militar. Há 60 anos pairam sobre os dois países a ameaça de um novo conflito. Serra alega que o nervosismo não tem linearidade e que as pessoas se acostumaram a ela.

Combate de palavrasO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou nesta terça-feira outros países por responderam ao programa de mísseis da Coreia do Norte, dias após o Conselho de Segurança da ONU ter imposto novas sanções a Pyongyang pelo lançamento de dois mísseis balísticos intercontinentais em julho.Ao mesmo tempo que festejou, donald Trump falou nesta terça-feira que é preciso ser “duro e decidido” ao abordar “os perigos que a Coreia do Norte exibe” que os países “estejam se juntando” para fazer frente após anos de “fracasso”. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

Na sábado 05 de agosto – A China pediu, neste sábado, que se suspenda a operação do sistema de defesa antimísseis Thaad instalado pelos EUA na Coreia do Sul e que alguns de seus equipamentos imprescindíveis sejam desmontados, disse o embaixador da China na ONU, Liu Jiejy, no Conselho de Segurança da ONU. “A operação do sistema Thaad não trará uma solução para o problema dos lançamentos de mísseis e testes nucleares ”, havia declarado Liu no Conselho, após ser anunciada a imposição de sanções contra a Coreia do Norte, devido a dois lançamentos de mísseis de longo escopo pelo país asiático. Ele também havia pedido à Coreia do Norte que “deixe de fazer ações que p podiam escalarainda mais aostnervosismos.

— Dá para utilizar a imagem de um eletrocardiograma. Eu declararia que, em abril deste ano, houve um pico. Agosto, em função dos dois testes balísticos de julho, está mais alto do que maio e junho, que foram meses mais tranquilos. Tem sido assim há muitos anos. Não há um curva de ascensão constante, nem de queda.

Existe um plano de retirada aprovado pelo embaixador, e submetido ao Ministério das Relações Exteriores no Brasil, que pode ser posto em ação, se necessário. Hoje, há na Coreia do Sul entre 350 e 400 brasileiros residentes, dos quais cerca da metade tem dupla nacionalidade, e caso haja um conflito, podem não desejar deixar o país. Mas não é com este cenário que trabalha a comunidade diplomática no país, o principal alvo de uma reação norte-coreana a um ataque de America.

VIDA NORMAL EM PYONGYANG

Em Pyongyang, a vida também segue seu ritmo de normalidade, segundo Schenkel. Com as condições de circulação inerentes às rnormasdeterminadas pelo regime de Kim Jong-un, claro. De residentes de Brasil no país há somente ele, a mulher e o filho. A embaixatriz palermitana nasceu no Brasil e tem passaporte de Brasil, mas saiu do país bastante cedo e vive na capital norte-coreana na condição de esposa do embaixador de Palaos. Diante da nervosismo dos últimos anos e do relacionamento difícil da Coreia do Norte com o resto do mundo, hoje funcionam no país somente 24 embaixadas, entre elas a brasileira.

Por outro lado, tal como anunciada pelos norte-coreanos, a trajetória planejada dos mísseis cruzaria algumas das rotas marítimas e aéreas mais agitadas do planeta.

— Vida normal. Nós, do corpo diplomático, podemos transitar por toda a cidade, respeitando somente alguns poucos lugares cuja entrada depende de autorização específica . De qualquer maneira, exceto para as compras de rotina , os estrangeiros passam a maior parte do tempo circulando dentro dos dois bairros diplomáticos existentes na cidade. Para viajar para fora da cidade, aí sim é necessária autorização e estar acompanhado de guia local — conta.

— Por aqui, se existe plano de contingência para a população local, ninguém informa a respeito. Sobre as embaixadas e escritórios das organizações internacionais, cada uma tem seu plano, sendo que os estrangeiros têm bastante contato entre si para intercâmbio de informações sobre um eventual perigo, até porque é uma comunidade pequena — explica Schenkel.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil, Palestinian, Korea

Cities: Serra, Pyongyang

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Caso haja combate na Península Coreana, embaixadas já têm plano para retirar brasileiros
>>>>>Coreia do Norte detalha plano para atacar ilha americana no Pacífico – (FolhaGeneric)
>>>>>Trump elogia coesão de países em resposta à Coreia do Norte – August 08, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Coreia do Norte diz que sanções dos EUA “jamais funcionarão” – August 04, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte tem capacidade de atingir maior parte dos EUA, dizem autoridades norte-americanas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Míssil norte-coreano se desintegrou ao reentrar na atmosfera, diz site – August 01, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA afirmam que míssil lançado pela Coreia do Norte era intercontinental – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte dispara possível míssil balístico intercontinental de costa leste para mar – July 28, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte ameaça EUA com ataque se tentarem derrubar seu líder – July 25, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte pode realizar novo teste de míssil em breve, dizem EUA – July 26, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte ameaça EUA com ataque nuclear preventivo – July 26, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Irã acusa EUA de violarem acordo nuclear com novas sanções – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Coreia do Norte ameaça responder sanções com “mar de fogo” – August 06, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>EUA podem ampliar conversas da ONU sobre sanções contra Pyongyang, indicando acordo com China – August 04, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Embaixadora dos EUA na ONU diz que acabou tempo de conversas sobre Coreia do Norte e China precisa agir – July 30, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Tradicional mês de repouso continua em alta na China entre mães no pós-parto – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rússia rejeita crítica dos EUA sobre Coreia do Norte, diz que Moscou e Pequim não são responsáveis – July 31, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rússia ordena redução de diplomatas norte-americanos em retaliação por sanções – July 28, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rússia ordena redução de número de diplomatas americanos no país – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Conselho de Segurança votará resolução com novas sanções à Coreia do Norte – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>China pede à Coreia do Norte para “não provocar” com mísseis e armas atômicas – August 06, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>China elogia declarações de secretário dos EUA sobre Coreia do Norte – August 03, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Tillerson pede cooperação à Rússia para evitar novas sanções dos EUA – July 29, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Fortalecimento de sanções dos EUA é contraproducente, diz governo russo – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Resposta da Rússia para sanções dos EUA dependerá do texto final da lei, diz Putin – July 27, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Putin atribui novas sanções dos EUA a uma “histeria anti-Rússia” – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA realizam com sucesso novo teste de escudo antimísseis – July 30, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA e Coreia do Sul realizam exercício após lançamento de míssil norte-coreano – July 28, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EXCLUSIVA-Chefe do Estado-Maior dos EUA diz que não há mudança por ora em política para transgêneros – July 27, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Câmara dos EUA aprova aumento de gastos em defesa e dá a Trump dinheiro para muro na fronteira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump fala que é preciso ser duro e decidido ao abordar ameaça norte-coreana – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 a Coreia_do_Norte 0 0 PLACE 4 a Coreia_do_Norte: 4
2 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 3, Eu: 1
3 país 0 0 NONE 4 o país: 4
4 esta 120 260 NONE 3 esta: 3
5 testes 130 0 NONE 3 dois testes balísticos: 2, testes nucleares: 1
6 Donald Trump 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Donald_Trump): 1, Donald_Trump: 1, Donald_Trump (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 1
7 a Coreia_do_Sul 0 0 PLACE 3 a Coreia_do_Sul: 3
8 cidade 0 0 NONE 3 cidade: 1, a cidade: 1, toda_a cidade: 1
9 o Brasil 0 0 PLACE 3 o Brasil: 3
10 comunidade 160 0 NONE 2 a comunidade diplomática: 2