Centenas de pessoas queixar-se pelo 9º dia em Basra contra governo de Iran

Por: SentiLecto

Centenas de pessoas foram demonstradas em esta segunda-feira por o nono dia consecutivo em a cidade de Basra, em o sul iraquiano, para exigir de o governo o fim de a corrupção aprimoramentos em os serviços básicos e mais chances de trabalho,, informou em a Agência Efe uma fonte de segurança.Os cidadãos se concentraram perto da sede de governo, situada no centro da cidade, onde iniciaram os protestos no último dia 8 de julho. Segundo a fonte, que se encontra em Basra, que é a principal cidade do sul do Iraque e uma importante região de produção e exportação de petróleo, que conta com poços, assim como instalações para a extração e o tratamento do hidrocarboneto, não houve nenhum incidente até o momento durante a concentração na cidade que é considerada a capital econômica do país.

Cerca de 200 pessoas fizeram um protesto pacífico nos arredores do campo petrolífero de Siba, que fica a cerca de 30 quilômetros da cidade, no noroeste da província basco, para exigirem empregos no campo de petróleo, declarou a fonte, que pediu o anonimato.

Houve pelo menos um ferido por confrontos contra as forças de segurança durante um protesto na região de Zubair, no oeste da província basco, mencionou a fonte.

Uma fonte de segurança declarou à Efe que, neste momento, há “cserenarelativa” nas cidades de Dei Qar, Babil, Maysan, Muthana, Najaf, Karbala e Kut, mas há nervosismo diante das possíveis manifestações que ocorrerão esta noite.

Nesta época do ano, o Iraque tem altas temperaturas, sobretudo em o sul de o país , as grandes manifestações isso realiza durante a manhã.

O desempregado Ziad Fadhil, de 38 anos declarou: “O partido Dawa gerenciar o Iraque há 15 anos e seus líderes não satisfizeram uma única promessa que fizeram”.

Desde 8 de julho, pelo menos quatro pessoas faleceram nos protestos e 140 ficaram feridas, segundo uma fonte do Ministério da Saúde do Iraque, mencionado pela emissora de Iran “Al Iraqiya”.

Desde que uma invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003 derrubou Saddam Hussein, os manifestantes criticaram seu partido Dawa, que dominou a política de Iran.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Iraq

Cities: Karbala

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Centenas de pessoas queixar-se pelo 9º dia em Basra contra governo de Iran
>>>>>Polícia do Iraque dispara no ar para dispersar manifestantes que tentavam invadir prédio público – July 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>OTAN dá sinal verde à nova missão no Iraque para formar e assessorar tropas – July 11, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump chama de “delinquentes” países da Otan que gastam menos em defesa – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Antes de cúpula, Trump afirma que financiamento da Otan é “injusto” – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump chama vários países da OTAN de “inadimplentes” antes de cúpula – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 fonte 0 0 NONE 4 a fonte: 4
2 Dawa 0 120 ORGANIZATION 3 seu partido Dawa: 2, O partido Dawa: 1
3 manifestações 130 0 NONE 3 possíveis manifestações: 2, as grandes manifestações: 1
4 pessoas 0 140 NONE 2 quatro pessoas: 1, 200 pessoas: 1
5 protesto 60 80 NONE 2 um protesto pacífico: 1, um protesto: 1
6 protestos 0 80 NONE 2 os protestos: 2
7 promessa 100 0 NONE 2 uma única promessa: 2
8 uma fonte de segurança 80 0 NONE 2 uma fonte de segurança: 1, Uma fonte de segurança: 1
9 cidade 0 0 NONE 2 a cidade: 2
10 o Iraque 0 0 PLACE 2 o Iraque: 2