Cerca de 1,85 milhão de pessoas são afetadas por ciclone em Moçambique, declara ONU

Por: SentiLecto

BEIRA, Moçambique – Cerca de 1,85 milhão de pessoas foram afetadas pelo ciclone Idai e suas consequências somente em Moçambique, declarou a agência humanitária da ONU, nesta terça-feira, enquanto a assistência humanitária tentava avaliar a proporção do calamidade e determinar qual espécie de ajudinha é mais urgente.

A borrasca também matou várias pessoas no Zimbábue, com a agência de imigração da Organização das Nações Unidas relatando que 259 pessoas foram mortas, enquanto o braço humanitário da ONU declarou que o número de mortos é de 154.

“Alguns estarão em situações críticas, de vida ou morte. Outros vão ter tristemente perdido suas vidas, o que, apesar de ser uma calamidade, não é ameaça instantânea à vida”, ddeclarouo coordenador do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários , Sebastian Rhodes Stampa.

O Idai arruinou casas e quando atingiu o solo na cidade portuária de Beira, provocou enchentes de rápida propagação, em Moçambique, em 14 de março. Então, o ciclone se disseminou para o Zimbábue e o Malaui, países vizinhos.

Moçambique registrou mais mortes por causa de um ciclone e inundações no sul da África, depois que arruinaram, declarou um ministro do governo neste domingo, com centenas abandonados em acampamentos-se casas.No momento, Celeste está dormindo com seus três filhos no chão do ginásio da escola Samora Machel, em Beira.No momento, Celeste está dormindo com seus três filhos no chão do ginásio da escola Samora Machel, em Beira.

Ao menos 686 pessoas faleceram com a borrasca e seus efeitos nos três países, um número que pode ampliar à medida que as equipes de resgate se preparam para o que ddeclaramser surtos de denfermidades incluindo malária e cólera.

“Podemos determinar o tamanho, mas não a circunstância. Então estamos trabalhando no solo, salvando pessoas com ajudinha de helicópteros para determinar quais são as necessidades críticas”, declarou Stampa.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Mozambique

Cities: Mocambique, Beira

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Cerca de 1,85 milhão de pessoas são afetadas por ciclone em Moçambique, declara ONU
>>>>>Número de mortos por ciclone em Moçambique chega a 446 – March 24, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Moçambique inicia três dias de luto após ciclone matar centenas – March 20, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Equipes de resgate correm para salvar centenas de afetados por ciclone em Moçambique – March 20, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Cólera irrompe em meio a fome e doenças de sobreviventes de ciclone na África – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Após ciclone matar 700, Sul da África enfrenta ameaça de epidemias; Moçambique tem 476 mortos – March 24, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Após ciclone matar 700, Sul da África enfrenta ameaça de epidemias; Moçambique tem 446 mortos – March 24, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 pessoas 0 70 NONE 4 várias pessoas: 1, pessoas: 1, 259 pessoas: 1, 686 pessoas: 1
2 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
3 tempestade 0 50 NONE 2 A tempestade: 1, a tempestade: 1
4 Beira 0 0 PLACE 2 Beira: 2
5 Celeste 0 0 PERSON 2 Celeste: 2
6 Moçambique 0 0 PLACE 2 Moçambique: 2
7 casas 0 0 NONE 2 casas: 2
8 ciclone 0 0 NONE 2 um ciclone: 1, o ciclone: 1
9 filhos 0 0 NONE 2 seus três filhos: 2
10 medida 0 0 NONE 2 a medida: 2