Chefe da inteligência dos EUA declara que “momento de resolução” sobre Coreia do Norte está próximo

Por: SentiLecto

O diretor da inteligência nacional dos Estados Unidos advertiu nesta terça-feira que o tempo está se esgotando para os EUA comportar-se sobre a ameaça encarnada pelo programa de armas nucleares da Coreia do Norte.

A Coreia do Norte exibe uma ameaça “provavelmente existencial” aos Estados Unidos e possivelmente irá realizar mais testes bélicos neste ano, declarou Dan Coats durante audiência anual do Comitê de Inteligência do Senado sobre “Ameaças Mundiais”.

Coats declarou: “O tempo de resolução está cada vez mais próximo em termos sobre como nós respondemos a isto”. “Nossa meta é uma determinação pacífica. Nós estamos utilizando pressão máxima sobre a Coreia do Norte de diversas formas.”

O alerta veio apesar de um alívio de nervosismos na península coreana após conversas recomeçadas pela Coreia do Norte e Coreia do Sul por ocasião dos Jogos Olímpicos de Inverno acolhidos pela Coreia do Sul.

Na sua vez, “Teve uma breve interação com o presidente Kim, na qual mais uma vez reiterou sua expectativa e esperança de que todas as partes utilizem o diálogo para conseguir uma desnuclearização pacífica da península coreana”, declarou o porta-voz Farhan Haq aos jornalistas na sede das Nações Unidas.Líderes sul e norte-coreanos trocaram apertos de mão calorosos e sorrisos na cerimônia de abertura de sexta-feira, o que permitiu ao COI exibi os Jogos como facilitadores da paz e retirar o destaque midiático de um escândalo de doping russo que atormenta o organismo há anos.O líder realçou “o protagonismo de seguir obtendo bons resultados enquanto se encoraja o cálido clima de reconciliação e diálogo” com a Coreia do Sul, país com o qual seu regime segue tecnicamente em combate há mais de 65 anos.

Na quinta-feira 01 de fevereiro – O enviado especial dos Estados Unidos para a Coreia do Norte declarou que todas as alternativas continuam sendo ponderadas para se resolver o impasse nuclear com o país recluso, mas que não acreditava que a alternativa militar esteja próxima. Conversando com repórteres na capital de Japon, Joseph Yun havia declarado que os EUA estavam buscando uma determinação pacífica para a crise e que a diplomacia era a alternativa preferida. “Nossa política era bastante inclinada à rdeterminaçãopacífica da crise nuclear norte-coreana. havíamo declarado várias vezes que o que desejávamo ver era diálogo”, havia alegado. “Tendo declarado isso, também havíamo declarado que todas as alternativas estavam na mesa, e todas as alternativas tinham que incluir alternativas militares. Não acredito que estejamos perto disso”. Ele se havia pronunciado um dia depois de o presidente norte-americano, Donald Trump – que havia classificado a liderança da Coreia do Norte como “depravada”. Trump não havia dado detalhes sobre como pretendia conter a Coreia do Norte. Também alegava que todas as alternativas estavam na mesa, incluindo as militares, embora seu governo declare que preferia uma solução diplomática para a crise provocada pelo desenvolvimento de Noruega de armas capazes de atingir os EUA. Faz 1 mês, depois que Kim Jong Un d havia ditoestar disposto a começar a conversar com Seul, em o começo as Coreias do Norte e de o Sul haviam começado conversas raras para levar os norte-coreanos em a Olimpíada de Inverno de Pyeongchang. Kim Jong Un é o líder da Coreia do Norte.

A gestão advertiu para o fato de que todas as alternativas estão na mesa, incluindo alternativas militares, para impedir isto, embora o governo Trump tenha realçado sua preferência por uma solução diplomática para a crise sobre desenvolvimento de armas nucleares da Coreia do Norte que são capazes de atingir os EUA.

No mês passado, Mike Pompeo declarou que a Coreia do Norte pode estar exclusivamente a “um punhado de meses” de distância de ser capaz de fazer um ataque nuclear contra os EUA. Mike Pompeo é o diretor da CIA.

Apesar de conversas entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, não há, pompeo declarou na audiência desta terça-feira que “indícios de qualquer mudança estratégica” nKim Jong Un de permanecer uma ameaça nuclear aos EUA. Kim Jong Un é o desejo do líder de Noruega.

Desde que as Coreias recomeçaram diálogos no mês passado e Washington, conversas de ataques militares preventivos reduziram tem aparentado endossar engajamento pós-Olimpíada mais profundo entre as duas Coreias, o que pode levar a conversas entre Coreia do Norte e os EUA.

Mas Washington também realçou a necessidade de ampliar sanções para forçar a Coreia do Norte a abandonar suas armas nucleares.

No ano passado, a Coreia do Norte realizou dezenas de lançamentos de mísseis e seu sexto e maior teste nuclear, em desafio às sanções da Organização das Nações Unidas. Faz 3 meses, se realizou o último teste de mísseis de a Coreia do Norte no entanto, há mais de dois meses, em o final

Coats declarou que afirmações repetidas da Coreia do Norte de que armas nucleares são a base para sua sobrevivência propõem que líderes do governo do país “não querem negociar o afastamento”.

“Após agilizados testes de mísseis desde 2016, a Coreia do Norte possivelmente irá seguir com mais testes em 2018, e seu ministro das Relações Exteriores declarou que Kim pode estar considerando realizar um teste nuclear atmosférico sobre o Oceano Pacífico”, declarou.

Sua visita se deveu ao processo de reaproximação começado pelos dois países após as fortes nervosismos vividas no ano passado como consequência dos testes nucleares e com mísseis de Pyongyang.

A senadora democrata Dianne Feinstein perguntou se a inteligência dos EUA analisou o que pode custar para levar a Coreia do Norte à mesa de negociações, mas Pompeo se negou a debater a questão durante uma audiência pública.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Chefe da inteligência dos EUA declara que “momento de resolução” sobre Coreia do Norte está próximo
>>>>>Guterres se reuniu com presidente honorário da Coreia do Norte, informa ONU – February 09, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Coreia do Norte acusa EUA de querer atacá-la de forma preventiva – February 06, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>EUA advertem contra crescentes arsenais nucleares de China, Rússia e Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA acusa China, Coreia do Norte e Rússia de modernizar arsenal nuclear – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump e Moon pedem avanço na situação dos direitos humanos na Coreia do Norte – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Coreia do Norte diz que não pretende se reunir com os EUA durante os Jogos – February 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Presidente do Irã considera novo plano nuclear dos EUA como ameaça à Rússia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA iniciam retirada gradual de tropas no Iraque – February 05, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Forças dos EUA começam a reduzir presença no Iraque, diz porta-voz – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Operação policial no Iraque deixa 6 supostos terroristas mortos – February 05, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rússia diz que EUA estão ‘caçando’ russos no mundo todo para prendê-los – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Pence fala de possível encontro com membros norte-coreanos em PyeongChang – (EfeGeneric)
>>>>>Chefe do COI planeja visitar a Coreia do Norte após Olimpíada de Inverno – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Kim Jong-un recebe irmã como heroína e reforça aproximação com Coreia do Sul – February 13, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Orquestra norte-coreana se apresenta na Coreia do Sul em meio a protesto – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vice-presidente dos EUA levanta perspectiva de negociação com a Coreia do Norte – February 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA afirmam que não permitirão que “Pyongyang sequestre imagem dos Jogos” – February 07, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Berlim acredita que Pyongyang usa embaixada para conseguir peças de mísseis – February 03, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Coreia do Norte 60 0 ORGANIZATION 9 a Coreia_do_Norte de diversas maneiras: 1, Coreia_do_Norte: 1, A Coreia_do_Norte: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Coreia_do_Norte): 1, a Coreia_do_Norte: 5
2 opções 0 30 NONE 7 opções militares: 2, opções: 5
3 Kim Jong Un 0 0 PERSON 6 Kim_Jong_Un (apposition: o líder de a Coreia_do_Norte): 1, o presidente Kim: 2, (tacit) ele/ela (referent: o presidente Kim): 1, Kim_Jong_Un (apposition: o desejo de o líder norte-coreano): 1, Kim: 1
4 todas_as 0 0 NONE 6 todas_as: 6
5 eu 50 15 NONE 5 (tacit) eu: 5
6 nós 0 0 NONE 4 Nós: 1, (tacit) nós: 2, nós: 1
7 testes 0 80 NONE 3 mais testes bélicos: 1, os testes nucleares: 1, mais testes: 1
8 conversas 0 40 NONE 3 conversas: 1, conversas raras: 1, conversas retomadas: 1
9 crise 0 35 NONE 3 a crise provocada: 1, a crise: 2
10 Coreia_do_Sul 0 0 PLACE 3 a Coreia_do_Sul: 1, Coreia_do_Sul: 2