Cineasta de China falece após contrair coronavírus, assim como sua irmã e seus pais; mulher dele está em estado grave

Por: SentiLecto

O diretor de cinema de China Chang Kai, de 55 anos, faleceu após contrair o novo coronavírus, denomidado Covid-19. Algumas horas mais tarde, o mesmo destino atingiu a irmã do cineasta. Nas duas semanas anteriores, os pais deles faleceram pela mesma enfermidade.

A mulher de Chang Kai, que atuava também como oficial de comunicações de uma companhia ligada ao Hubei Film Studio, está em estado grave na UTI de uma clínica. A família morava em Wuhan, onde iniciou o surto. Os mais novos foram contagiados enquanto cuidavam do casal de idosos, que não foram hospitalizados devido à falta de vagas em unidades de saúde.

Guo Yanhong comentou o tema em uma coletiva de jornalismo, na qual também declarou que a percentagem de pacientes contagiados em Wuhan, epicentro do vírus, que estão gravemente doentes caiu dos %38 iniciais para %18. Guo Yanhong é supervisora administrativa de uma clínica na delegação.

Na terça-feira 11 de fevereiro GUANGZHOU, China – O surto de coronavírus está chegando ao auge na China neste mês e pode ser debelado até abril, declarou o conselheiro médico mais graduado do governo na avaliação mais recente de uma epidemia que está assustando o mundo.

O filho de Chang Kai não contraiu a enfermidade por estar estudando em Londres.

“Meu pai estava com febre, tosse e obstáculo para respirar. Tentamos mandá-lo paraaoclínical, mas nenhum das clínicas que visitamos o levou, porque eles não tinham mais camas”, havia escrito o diretor de cinema. “Adeus àqueles que amo e àqueles que me amavam!”.

O relato dele viralizou nas redes sociais de China. Seu pai falecera no primeiro dia do Ano Novo Lunar, um dos feriados mais importantes no país, quando os demais membros da família já estavam doentes, sendo conservados juntos em quarentena.

Nesse meio tempo, a cidade de Wuhan foi palco de uma construção que chamou atenção do mundo todo. Se montou uma clínica com habilidade para mil leitos em menos de dez dias.

Embora a enfermidade seja leve em quatro de cinco pacientes, cerca de 20% vão ter sintomas mais graves, a Organização Mundial da Saúde declarou que. O novo coronavírus já provocou 1,7 mil mortes na China.

O surto de coronavírus, que já matou mais de 1.700 pessoas na China, é “evitável e tratável”, declarou uma autoridade da Comissão Nacional de Saúde do país nesta segunda-feira,

O estúdio emitiu um comunicado em que lamenta a morte do diretor de cinema, considerado um colega respeitado, e elogia sua contribuição ao desenvolvimento da instituição.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: China, United Kingdom

Cities: Wuhan, London

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Cineasta de China falece após contrair coronavírus, assim como sua irmã e seus pais; mulher dele está em estado grave
>>>>>Novo coronavírus é ‘evitável e tratável’, diz autoridade chinesa – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 135 70 NONE 4 (tacit) eu: 3, me: 1
2 a China 0 0 PLACE 4 a China: 3, China: 1
3 o surto de coronavírus 160 100 NONE 3 O surto de coronavírus: 3
4 doença 0 0 NONE 3 a doença: 2, doença: 1
5 epicentro de o vírus 0 260 NONE 2 epicentro de o vírus: 2
6 epidemia 0 240 NONE 2 uma epidemia: 2
7 doentes 0 120 NONE 2 doentes: 2
8 pai 0 40 NONE 2 Seu pai: 1, Meu pai: 1
9 aqueles 90 0 NONE 2 aqueles: 2
10 a mulher de chang_kai 0 0 NONE 2 A mulher de Chang_Kai: 2