Consulado saudita veta entrada de relatora que investiga caso Khashoggi

Por: SentiLecto

O consulado da Arábia Saudita em Istambul vetou nesta terça-feira a entrada da relatora sobre realizações extrajudiciais da ONU, Agnès Callamard, que investiga o homicídio do jornalista saudita Jamal Khashoggi, informou a agência de Turquia “Anadolu”.

Faz 7 meses, Callamard declarou : ” Meus descobrimentos e recomendações serão “.

Na segunda-feira 14 de janeiro Mike Pompeo havia declarado que os líderes da Arábia Saudita lhe haviam garantido durante sua visita a Riad que os culpados pelo homicídio do jornalista saudita Jamal Khashoggi prestariam contas na Justiça. Mike Pompeo é o secretário de Estado dos Estados Unidos.Faz 3 meses, Agnès, que ontem se reuniu em Ancara com autoridades de Turquia, chegou hoje a Istambul e foi até o consulado saudita, onde Khashoggi foi supostamente assassinado e esquartejado de o ano passado, mas se a impediu de entrar em a construção, aparentemente por não ter tempo a licença em a diplomacia saudita . pedido a tempo a licença à diplomacia saudita.

“Advertimo tarde às autoridades sauditas sobre aoiinquéritono consulado. É preciso dar a eles um pouco mais de tempo para que avaliem a nossa solicitação. Desejamo uma licença das autoridades para entrar”, declarou Agnès àoijornalismonas imediações do pedifício

O porta-voz do partido governamental turco Justiça e Desenvolvimento , Ömer Çelik, criticou duramente a postura do consulado em entrevista à emissora de tTVtde Turquia”A Haber”.

“É um escândalo não deixarem-na entrar. Teríamos que abrir um inquérito internacional”, declarou Çelik.

Durante os primeiros meses após o homicídio, o governo da Turquia insistiu que o crime deveria ser resolvido e julgado pela Justiça de Turquia, mas depois começou a se queixar da nula colaboração das autoridades sauditas e nas últimas semanas se pronunciou abertamente em defesa de uma inquérito internacional.

Callamard declarou que avaliaria as circunstâncias do crime, e “a natureza e a extensão das responsabilidades de Estados e indivíduos pela homicídio”.Faz 11 meses, segundo as Nações Unidas anunciaram em esta em comunicado, Callamard vai visitar a Turquia de 28 de janeiro a 3 de fevereiro, liderando uma comissão que também vai incluir a advogada Helena Kennedy e o médico legista Duarte Nuno Vieira.Anges Callamard, relatora especial da ONU em realizações, que inicia na segunda-feira uma missão de uma semana na Turquia, a convite do governo, declarou que ela ainda não recebeu uma resposta das autoridades sauditas.

Segundo a “Anadolu”, a relatora tem a intenção de se encontrar hoje em Istambul com o procurador Irfan Fidan, que conduz o inquérito de Turquia do homicídio do jornalista.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Turkey, Saudi Arabia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Consulado saudita veta entrada de relatora que investiga caso Khashoggi
>>>>>EXCLUSIVO-Relatora da ONU liderará inquérito internacional sobre morte de Khashoggi – January 24, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Relatora da ONU investigará assassinato de Jamal Khashoggi na Turquia – January 25, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>Inquérito de Khashoggi busca acesso a consulado saudita e ao reino – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Agnès Callamard 0 0 PERSON 10 Agnès: 1, (tacit) ele/ela (referent: Callamard): 1, Callamard: 3, Agnès_Callamard: 2, (tacit) ele/ela (referent: Agnès e): 1, Agnès e: 2
2 Anges Callamard 0 0 PERSON 3 ela (referent: Anges_Callamard relatora especial de a ONU em execuções em a segunda-feira uma missão de uma semana em a Turquia a): 1, Anges_Callamard relatora especial de a ONU em execuções em a segunda-feira uma missão de uma semana em a Turquia a: 2
3 Nações Unidas 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) eles/elas (referent: as Nações_Unidas): 2, as Nações_Unidas: 1
4 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
5 assassinato 0 140 NONE 2 assassinato: 1, o assassinato: 1
6 o assassinato de o jornalista saudita 0 140 NONE 2 o assassinato de o jornalista saudita: 2
7 Khashoggi 5 87 PERSON 2 (tacit) ela (referent: Khashoggi): 1, Khashoggi: 1
8 Ömer Çelik 0 80 PERSON 2 Ömer_Çelik: 1, Çelik: 1
9 Anadolu 0 0 ORGANIZATION 2 a Anadolu: 1, Anadolu: 1
10 Istambul 0 0 PLACE 2 a Istambul: 1, Istambul: 1