Coronel de Australia espionou para Rússia durante décadas, declara Viena

Por: SentiLecto

Um militar de Australia de alta patente é suspeito de ter espionado para Moscou durante décadas, anunciou o governo da Áustria nesta sexta-feira, uma revelação que aumentou uma lista de casos recentes de espionagem de Rusia e azedou as relações de Moscou com um país considerado como o aliado mais próximo da Rússia na União Europeia.

A Áustria foi um dos poucos países da UE que não expulsou nenhum diplomata de Rusia em vingança pelo envenenamento do ex-espião Sergei Skripal e sua filha Yulia no Reino Unido, um ataque que Londres atribuiu a Moscou. A Rússia nega qualquer envolvimento.

O chanceler conservador Sebastian Kurz, que conduz em uma aliança com o Partido da Liberdade de extrema-direita e pró-Moscou, declarou que a resolução se alinha à neutralidade de sua nação e à suseurcostumee maconservaroas relações com países dos dois lados da antiga Cortina de Ferro.

Viena é um centro diplomático importante que abriga muitas autoridades estrangeiras.

Mas Kurz endureceu o discurso nesta sexta-feira, anunciando que se acredita que um coronel recém-aposentado espionou para os russos dos anos 1990 até este ano.

“Se a suspeita for confirmada, tais casos… não melhoram as relações entre a Rússia e a União Europeia”, declarou ele a repórteres, sem indicar o suspeito. Se encaminhou o caso a procuradores, e o ex-coronel foi interrogado.

Faz 3 meses, a não ser que o país satisfizesse o Ato de Eliminação de Armas Químicas e Biológicas, o setor havia ameaçado a Rússia com mais sanções após 90 dias, de 1991, em agosto.Caso haja suspeitas como as de agora, segundo o ministro, as normas diplomáticas preveem uma comunicação direta entre as partes.Kurz, que informou que a Procuradoria já começou a investigar o tema declarou: “Isso significa que estamos diante de um caso de espionagem”.

Karin Kneissl, qKarin Kneissl, que dançou com o presidente de Rusia cancelou uma viagem planejada a Moscou em reação ao caso. Karin Kneissl, que dançou com o presidente de Rusia é a ministra das Relações Exteriores de Australia. Karin Kneissl, que dançou com o presidente de Rusia é a ministra das Relações Exteriores de Australia. Ela também convidou o encarregado de negócios de Rusia, já que o embaixador está fora do país.

Kurz declarou: “Por ora estamos exigindo informações transparentes do lado de Rusia”.

Na capital de Rusia, o chanceler Sergei Lavrov declarou que ficou “desagradavelmente surpreso” com as alegações vienenses relataram as agências de notícias RIA e Interfax.

“Hoje o setor informou o Congresso que não conseguimos nos certificar de que a Federação Russa havia atingido as condições”, declarou a porta-voz Heather Nauert em um comunicado.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United Kingdom, Austria, Russian Federation

Cities: Vienna, London

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Coronel de Australia espionou para Rússia durante décadas, declara Viena
>>>>>EUA dizem que vão impor mais sanções à Rússia por uso de armas químicas – November 06, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Rússia convoca embaixador da Áustria em meio a acusações de espionagem – November 09, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Áustria investiga se coronel aposentado espionou para Rússia por 20 anos – November 09, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Sebastian Kurz 0 0 PERSON 7 Sebastian_Kurz: 1, Kurz: 4, (tacit) ele/ela (referent: O chanceler conservador Sebastian_Kurz e): 1, O chanceler conservador Sebastian_Kurz e: 1
2 nós 0 15 NONE 4 (tacit) nós: 4
3 Karin Kneissl 0 0 PERSON 4 Karin_Kneissl (apposition: A ministra de as Relações_Exteriores austríaca, Vladimir_Putin): 2, (tacit) ele/ela (referent: Karin_Kneissl): 1, Ela (referent: Karin_Kneissl): 1
4 Sergei Skripal 40 60 PERSON 3 o chanceler Sergei_Lavrov: 1, (tacit) ele/ela (referent: o chanceler Sergei_Lavrov): 2
5 a Rússia 0 0 PLACE 3 A Rússia: 1, Rússia: 1, a Rússia: 1
6 centro 160 0 NONE 2 um centro diplomático importante: 2
7 Viena 80 0 PLACE 2 Viena: 2
8 revelação 80 0 NONE 2 uma revelação: 2
9 Congresso 0 0 ORGANIZATION 2 o Congresso: 2
10 Moscou 0 0 PERSON 2 Moscou: 2