Egípcios apoiam mudanças na Constituição dando mais poder ao presidente Sisi

Por: SentiLecto

Cerca de 90 por cento dos eleitores egípcios que participaram de um plebiscito aprovaram mudanças na Constituição do país, alegou a delegação eleitoral nesta terça-feira, em uma medida que pode abrir percurso para que o presidente Abdel Fattah al-Sisi permaneça no poder até 2030.

Elas também permitiriam que o presidente controle a indicação de juízes e promotores públicos a partir de um grupo de candidatos, e dariam aos poderosos militares egípcios a função de proteger “a constituição e a democracia”.Os apoiadores de Sisi declaram que desde que se tornou presidente em 2014, ele estabilizou o Egito, mas precisa de mais tempo para levar à frente projetos de desenvolvimento. Críticos declaram que as mudanças são anti-democráticas e esboçadas para mantê-lo no poder.

Enquanto 11,17 votaram contra as medidas, o comparecimento durante o plebiscito de três dias foi de 44,33 por cento, dos quais 88,83 por cento aprovaram as emendas , segundo a delegação.

“Essas são válidas a partir de agora como suaLasheen Ibrahim após anunciar o resultado na TV estatal, adicionando que mais de 23,4 milhões de eleitores aprovaram as mudanças no plebiscito. Lasheen Ibrahim é o chefe da delegação. Lasheen Ibrahim é o chefe da delegação.

As emendas irão prorrogar o atual mandato de Sisi de quatro para seis anos, permitir que ele concorra novamente a um terceiro mandato de seis anos em 2024, e que mencione um ou mais vice-presidentes.

Michele Dunne, diretora do Programa de Oriente Médio do Fundo Carnegie para a Paz Internacional, questionou a credibilidade dos números de comparecimento anunciados.

A delegação eleitoral declarou na tarde de segunda-feira não ter recebido nenhuma reclamação formal sobre qualquer anormalidade.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Egípcios apoiam mudanças na Constituição dando mais poder ao presidente Sisi
>>>>>Egípcios têm segundo dia de votação sobre mudanças constitucionais – April 21, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 comissão 0 0 NONE 3 A comissão eleitoral: 1, a comissão: 1, a comissão eleitoral: 1
2 mudanças 0 0 NONE 3 as mudanças: 2, mudanças: 1
3 por_cento 0 0 NONE 3 88,83 por_cento: 1, 44,33 por_cento: 2
4 sua Constituição 0 0 OTHER 3 sua Constituição: 1, a Constituição de o país: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Constituição de o país): 1
5 caminho 0 0 NONE 2 caminho: 2
6 emendas 0 0 NONE 2 As emendas: 1, as emendas: 1
7 medida 0 0 NONE 2 uma medida: 2
8 presidente 0 0 NONE 2 o presidente: 1, presidente: 1
9 referendo 0 0 NONE 2 o referendo: 1, um referendo: 1
10 não ter recebido nenhuma reclamação formal sobre qualquer irregularidade 20 110 NONE 1 não ter recebido nenhuma reclamação formal sobre qualquer irregularidade: 1