‘Ele adoraria se tornar um cidadão de Tailandia’, declara parente de treinador salvado na Tailândia

Por: SentiLecto

O técnico de futebol de 25 anos salvado com os 12 meninos do time Javalis Selvagens de uma caverna inundada na Tailândia espera se tornar um cidadão tailandês, declararam um parente e um amigo dele nesta quinta-feira.

O treinador Ekkapol Chantawong, ou Ek, como é conhecido, está hospitalizado desde que se o retirou de dentro da caverna e não falou publicamente sobre o acontecido.

Visto como um jovem afável e humilde que ama esportes por sua família, ele mostrou remorso por ter entrado no local com os meninos, com idades entre 11 e 16 anos, em uma nota aos pais deles. Ek se desculpou e jurou que tomaria conta dos meninos da melhor maneira possível.

O técnico faz parte da minoria Tai Lue, um dos vários grupos que, ao longo dos anos, passaram por regiões como o Sul da China, Mianmar e Laos, até às comunidades dtailandesas Muitas dessas pessoas não têm documentos de cidadania de Tailandia e são oficialmente apátridas. Weenat Seesuk declarou que Ek e três dos garotos salvados, que não são cidadãos de Tailandia — declarou Weenat na “Reuters”, adicionando que as autoridades estão verificando se elas se qualificam para a cidadania, estavam nessa situação. Weenat Seesuk é um funcionário do Ministério do Interior em Bangcoc.

Muitos tailandeses se demonstraram sobre o caso nas redes sociais, declarando que os meninos e seus treinadores têm que receber a cidadania após o resgate que comoveu o mundo.

Por outro lado, o vídeo de aproximadamente seis minutos acompanha o trabalho da equipe formada por mergulhadores e profissionais de saúde durante o resgate que comoveu o mundo ao longo das suas semanas.

— Ele adoraria se tornar um cidadão de Tailandia — declarou Charoenpol Rattanaweerachon, de 52 anos, parente do treinador.

Recontando a vida de Ek, Charoenpol declarou que ele foi ordenado monge budista aos 10 anos de idade, após a morte de seu pai. Quando precisou sair para cuidar de sua avó, até os 20 anos, ficou em um templo na província de Chiang Mai.

Faz 11 dias, o grupo ficou preso em a escuridão após as fortes chuvas que atingiram a província de Chiang Rai, em o Norte de o país em o último.

Vivendo de bicos e levando uma vida simples, Ek chegou a dormir em um mosteiro no alto de uma colina ou com amigos na cidade de Mae Sai, na fronteira com Mianmar, não bastante longe do complexo da caverna.

Para Charoenpol, a vivência de Ek como um monge budista auxiliou bastante as crianças a enquanto estavam presos na caverna inundada de Tham Luang, conservarem a serena.

Chanta Chaichim, mãe de Duangpetch Promthep, de 13 anos, o capitão dos Javalis Selvagens, declarou que o jovem treinador era como um pai para o filho.

— Ele até lava suas roupas depois do treino — declarou Chanta à “Reuters”.

A página do Facebook de Ek está repleta de fotos dele com os meninos praticando esportes. Horas antes de ele e os meninos ficarem presos, ele postou um último vídeo dos Javalis Selvagens treinando em um dia nublado.

— Ele tem que estar se sentindo culpado agora, mas eu declararia que ele não tem nada de medo. Sua amabilidade brilhará — declarou ele.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Thailand, China

Cities: Chiang Mai

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>’Ele adoraria se tornar um cidadão de Tailandia’, declara parente de treinador salvado na Tailândia
>>>>>Marinha tailandesa divulga vídeo de resgate dos 12 meninos e treinador – July 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Tailandeses comemoram sucesso de resgate de meninos presos em caverna – July 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Quinto menino é resgatado de caverna na Tailândia em 2º dia de resgate, diz autoridade – July 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Meninos tailandeses presos em caverna enfrentarão passagens estreitas e inundações para escapar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Chuva atinge caverna na Tailândia onde equipes lutam por resgate de crianças – July 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Jovens e treinador que sumiram em caverna na Tailândia são achados vivos – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Autoridades tailandesas dizem que jovens podem permanecer meses na caverna – July 03, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Meninos presos em caverna da Tailândia enviam cartas aos pais – July 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Meninos começam a sair de caverna na Tailândia; 6 já foram resgatados – July 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Autoridades têm até quatro dias para resgate em caverna na Tailândia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Diminuição das inundações aumenta esperança de resgate de jovens na Tailândia – July 05, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>’Corrida contra o tempo’, diz autoridade sobre os meninos presos em caverna na Tailândia – July 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Tailândia inicia operação de resgate de meninos presos em caverna – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Voluntário morre sem oxigênio ao voltar da caverna na Tailândia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Após resgate heróico na Tailândia, médico é informado sobre morte do pai – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Após resgate heroico na Tailândia, médico australiano é informado sobre morte do pai – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Charoenpol 80 0 PERSON 5 Charoenpol_Rattanaweerachon: 1, Charoenpol: 2, (tacit) ele/ela (referent: Charoenpol): 1, ele (referent: Charoenpol): 1
2 resgate 0 0 NONE 4 o resgate: 4
3 Ek 0 32 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Ek): 1, Ek: 2
4 presos 0 160 NONE 2 presos: 2
5 Ek e três de os garotos resgatados 0 80 PERSON 2 (tacit) eles/elas (referent: Ek e três de os garotos resgatados): 1, Ek e três de os garotos resgatados: 1
6 jovem 410 0 NONE 2 um jovem gentil e humilde: 2
7 chuvas 160 0 NONE 2 as fortes chuvas: 2
8 mundo 120 0 NONE 2 o mundo: 2
9 esportes 90 0 NONE 2 esportes: 2
10 Chanta 0 0 PERSON 2 Chanta_Chaichim (apposition: mãe de Duangpetch_Promthep de 13 anos, o capitão de os Javalis_Selvagens): 1, Chanta: 1