Em 1 mês, Cúpula da UE vai ser ‘ momento de a verdade ‘ para negociações de o Brexit, declara Tusk

Por: SentiLecto

SALZBURGO, Áustria – A próxima reunião de líderes da União Europeia marcada pra outubro será o “momento da verdade” para as negociações sobre a saída do Reino Unido do bloco, declarou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, nesta quinta-feira.

Tusk, após se reunir com líderes da UE na Áustria, fazendo referência à proposta da premiê britânica, Theresa May. declarou: “Todos compartilharam a visão de que a estrutura proposta para a colaboração econômica não irá funcionar, embora haja elementos positivos na proposta de Chequers, principalmente porque arrisca comprometer o livre comércio”.

“Vários desfechos ainda são possíveis hoje, mas gostaria de sublinhar que algumas das propostas da primeira-ministra May mencionaram uma evolução positiva na abordagem do Reino Unido”.Tusk que isso vale para a disposição britânica para trabalhar estreitamente com a UE nas diretrizes de segurança e política externa antes de sua desfiliação do bloco, mas evidenciou que as propostas de May para a futura fronteira de Irlanda e a colaboração econômica entre o bloco e o Reino Unido “vão precisar ser retrabalhadas e mais negociadas”.”Hoje talvez exista mais esperança, mas com certeza existe cada vez menos tempo”, disse Tusk. “Cada dia que sobrar precisamos usar para conversas. Gostaria de concluir-las ainda neste outono “,alegouu. Ele sugerirá que os líderes da UE realizem outro domo extra sobre o Brexit mais ou menos em meados de novembro.Na sua opinião, a discussão atual está centrado nas pretensões políticas do ex-ministro de Exteriores Boris Johnson, em vez de falar sobre o protagonismo de concretizar um convênio com a UE.May descartou repetidamente um segundo plebiscito. Ela alega que membros do Parlamento poderão votar se aceitam qualquer acordo final.

Na segunda-feira 03 de setembro Theresa May para a desfiliação do país da União Europeia seria uma calamidade para o Reino Unido, havia declarado seu ex-secretário de Relações Exteriores, Boris Johnson Theresa May é a estratégia da primeira-ministra britânica., e críticos internos e autoridades de Bruxelas haviam intensificado sua oposição ao chamado Brexit.

“Em 1 mês, para as negociações de o Brexit vai ser o Conselho Europeu de outubro, o momento de a verdade. Em outubro, esperamos melhoria e resultados máximos nas conversas sobre o Brexit”, adicionou.

Tusk declarou em uma coletiva de jornalismo, antes de uma domo com todos os 28 líderes da UE na cidade de Australia salaciana na tarde desta quarta-feira, que as negociações do Brexit estão entrando em seu período decisivo.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Austria

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Em 1 mês, Cúpula da UE vai ser ‘ momento de a verdade ‘ para negociações de o Brexit, declara Tusk
>>>>>Chefe do Conselho Europeu diz que pedirá cúpula sobre Brexit em novembro – September 19, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Prefeito de Londres defende segundo referendo sobre Brexit – September 16, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Prefeito de Londres pede outro plebiscito sobre o “brexit” – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trabalhistas votarão contra qualquer acordo de May para Brexit, diz parlamentar – September 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Planos de May para Brexit enfrentam oposição de 80 membros do próprio partido, diz ex-ministro – September 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Johnson acusa May de pôr um “colete suicida” à Constituição britânica – September 09, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Premiê britânica May lutará contra qualquer tentativa de derrubá-la, diz porta-voz – September 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Pendente de votos do exterior, esquerda ganha eleições com o mínimo na Suécia – September 10, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Pesquisa de TV pública sueca dá vitória à oposição de centro-direita – September 09, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Reino Unido e UE estão ‘se aproximando’ de um acordo do Brexit, diz ministro – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Tusk 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Tusk): 1, Tusk: 3
2 Brexit 0 0 ORGANIZATION 3 o chamado Brexit: 1, o Brexit: 2
3 May 0 20 PERSON 2 May: 1, Ela (referent: May): 1
4 eu 0 4 NONE 2 (tacit) eu: 2
5 Theresa May 0 0 PERSON 2 Theresa_May (apposition: a estratégia de a primeira-ministra britânica): 1, Theresa_May: 1
6 as negociações de o brexit 0 0 NONE 2 as negociações de o Brexit: 2
7 cooperação 0 0 NONE 2 a cooperação econômica: 2
8 o Reino_Unido 0 0 PLACE 2 o Reino_Unido: 2
9 visão 0 0 NONE 2 a visão: 2
10 comprometer o livre comércio 80 40 NONE 1 comprometer o livre comércio: 1