Em concessão admirável em domo, Trump declara que interromperá exercícios militares com Coreia do Sul

Por: SentiLecto

12 Jun – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma admirável concessão ao líder norte-coreano, Kim Jong Un, na terça-feira, sobre suspender exercícios militares, assombrando em um domo que desconcertou aliados, autoridades militares e parlamentares de seu próprio partido Republicano.

Em uma entrevista coletiva após o domo histórico com Kim em Cingapura, Trump anunciou que interromperá o que chamou de “bastante provocativos” e caros exercícios militares regulares que os Estados Unidos realizam com a Coreia do Sul.

Isso movimentou os aliados próximos Coreia do Sul e Japão. A Coreia do Norte busca há muito tempo um fim aos exercícios bélicos.

Trump e Kim prometeram em declaração conjunta trabalhar em prol da “desnuclearização” da península coreana, e os Estados Unidos prometeram garantias de segurança para seus opositores da Guerra Fria. Mas eles ofereceram poucas especificações.

O domo, a primeira entre um presidente em exercício dos EUA e um líder norte-coreano, aconteceu em claro contraste a uma enxurrada de testes nucleares e de mísseis da Coreia do Norte e raivosas trocas de injúrias entre Trump e Kim no ano passado que alimentaram preocupações sobre um combate.

Ao observar as promessas da Coreia do Norte de se desnuclearizar, muitos analistas arremessaram dúvidas sobre quão eficiente Trump havia sido em obter a meta pré-encontro de Washington de conseguir com que a Coreia do Norte adotasse passos inteiros, verificáveis e irreversíveis para suprimi um arsenal nuclear que é progredido o muito para ameaçar os EUA.

Em declarações divulgadas pela agência estatal de notícias da Coreia do Norte, Kim pediu que Pyongyang e Washington acabem com “ações militares irritantes e hostis” entre si. Mas não fez citação sobre a Coreia do Norte abrir mão de seu programa de armas nucleares.

O Norte vai tomar medidas complementares de boa vontade, declarou Kim, segundo a agência KCNA, se os Estados Unidos adotarem medidas genuínas para construir confiança com a Coreia do Norte.

A breve nota da “KCNA” não fornece mais detalhes sobre o encontro entre os dois chanceleres e somente adicionou que as conversas ocorreram em uma atmosfera “simpática e acolhedora”.

No domingo 03 de junho – O presidente sírio, Bashar al-Assad, declarou que pretende visitar o líder norte-coreano Kim Jong Un, informou a mídia estatal norte-coreana no domingo, provavelmente a primeira reunião entre Kim e outro chefe de Estado em Pyongyang. ” visitarei a Coreia do Norte e me encontrar com Kim Jong Un”, havia declarado Assad em 30 de maio, havia informado a agência de notícias KCNA, da Coreia do Norte. Não havia havido observações imediatas da salinha da presidente síria. Assad teria feito as declarações ao receber as credenciais do embaixador norte-coreano Mun Jong Nam. Pyongyang e Damasco conservavam boas relações, e monitores das Nações Unidas acusavam a Coreia do Norte de colaborar com a Síria em armas químicas, uma denúncia que o governo de Noruega negava.

A agência norte-coreana também divulgou que Trump consentiu em retirar sanções contra a Coreia do Norte, e que o presidente norte-americano e Kim convidaram um ao outro para visitas aos EUA e à Coreia do Norte, e ambos aceitaram o convite.

Críticos nos Estados Unidos declararam que Trump cedeu demais em uma reunião que forneceu importância internacional para Kim. O líder de Noruega está isolado, seu país acusado por grupos de direitos humanos de extensos abusos de direitos e sob sanções da Organização das Nações Unidas por seus programas nuclear e de mísseis balísticos.

Se implementada, a suspensão dos exercícios militares conjuntos poderia ser uma das medidas mais polêmico resultantes do domo. Os treinamentos conservam as forças dos EUA em estado de prontidão em um dos focos de conflito mais tensos do mundo.

“A menos que vejamos, nós pararemos os exercícios bélicos que nos vão economizar uma quantidade tremenda de dinheiro que as negociações futuras não estão progredindo como deveriam. Mas vamo estar economizando uma quantidade tremenda de dinheiro, e eu acho que é bastante provocativo”, declarou Trump.

Seu anúncio foi uma surpresa até mesmo para o governo do presidente Moon Jae-in em Seul, que trabalhou nos últimos meses para auxiliar a realizar a domo Trump-Kim.

No entanto, os esforços diplomáticos alcançaram reverter a situação para o que vem sendo chamado de “o domo do século”.Após descer de o ” Air Force One ” Kelly Craft , , a embaixadora de America recebeu Trump em o Canadá , para se conduzi em seguida a o helicóptero que o levou até o hotel de opulência Le Manoir Richelieu , em a cidade de a Malbaie , onde hoje se começa a Cúpula de o G7.Schumer em comunicado assinalou: “O presidente Trump está modificando nossa política externa em uma piada internacional, o que provoca um prejuízo persistente ao nosso país, sem nenhuma espécie de explicação ou razão”.

Enquanto adicionou, o palácio presidencial da Coreia do Sul declarou que precisava “descobrir a significação ou intenções precisas” da declaração de Trump que estava disposto a “buscar diversas medidas para auxiliar as negociações a andarem mais suavemente”.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, Korea

Cities: Washington, Seoul

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Em concessão admirável em domo, Trump declara que interromperá exercícios militares com Coreia do Sul
>>>>>Chanceleres de Cingapura e Pyongyang se reúnem para acertar cúpula do dia 12 – June 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump e Kim devem se reunir às 9h do dia 12 de junho em Cingapura, diz Casa Branca – June 04, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Cingapura designa “área especial” para cúpula entre Trump e Kim – June 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Braço direito de Kim Jong-un é recebido por Pompeo em Nova York – May 31, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que, se acontecer, reunião com Kim deve ser mantida em 12 de junho – May 26, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Sósia de Kim Jong-un atrai a atenção de curiosos em Cingapura – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump assegura agora que está trabalhando para se reunir com Kim em junho – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EXCLUSIVO-Trump diz que pode precisar se reunir com Kim Jong Un mais de uma vez – May 31, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Kim Jong-un expressa “vontade inabalável” de se reunir com Trump – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Kim Jong-un reitera compromisso com desnuclearização de forma “progressiva” – June 01, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Kim duvida de garantias de segurança oferecidas por EUA, segundo Moon – May 27, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Casa Branca segue com “ativa preparação” para reunião entre Trump e Kim – May 29, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Democratas dizem que é melhor cancelar reunião que firmar acordo ruim com Kim – June 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministro russo presenteia Kim Jong-un com pequena caixa de guardar segredos – May 31, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Autoridade norte-coreana desembarca nos EUA para conversas sobre cúpula, mas diferenças persistem – May 30, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA estão preparados para cúpula com Coreia do Norte em 12 de junho, diz porta-voz da Casa Branca – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Casa Branca adota tom otimista sobre realização de encontro com Coreia do Norte – May 30, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Funcionários dos EUA estão na Coreia do Norte para tratar sobre cúpula – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Secretário de Estado dos EUA viaja para preparar cúpula com Coreia do Norte – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Sósia de Kim Jong-un é detido em aeroporto de Cingapura – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Cingapura interroga sósia de Kim Jong-un antes da cúpula EUA-Coreia do Norte – (EfeGeneric)
>>>>>Donald Trump chega ao Canadá para participar da Cúpula do G7 – (EfeGeneric)
>>>>>Democratas acreditam que Trump transforma política externa dos EUA em piada – June 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Democratas do Senado dos EUA pedem a Trump acordo que tire armas nucleares da Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump convidará Kim Jong-un para ir aos EUA se reunião em Cingapura “for bem” – June 07, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump tacha mídia de “perversa” por especular sobre saúde de sua esposa – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 155 35 PERSON 11 o (referent: Trump): 1, (tacit) ele/ela (referent: Trump): 2, Donald_Trump (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 1, O presidente Trump: 1, Trump: 6
2 a Coreia_do_Norte 0 50 PLACE 8 a Coreia_do_Norte: 7, A Coreia_do_Norte: 1
3 Kim Jong Un 0 0 PERSON 7 Kim_Jong_Un (apposition: o líder norte-coreano): 1, Kim_Jong_Un: 1, Kim: 5
4 Schumer 0 0 PERSON 6 Schumer: 1, (tacit) ele/ela (referent: Schumer): 4, a (referent: Schumer): 1
5 nós 0 0 NONE 5 (tacit) nós: 3, nos: 1, Nós: 1
6 exercícios 0 255 NONE 4 caros exercícios militares: 1, os exercícios bélicos: 3
7 cúpula 0 80 NONE 4 a cúpula: 1, a cúpula histórica: 1, uma cúpula: 2
8 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 4 os Estados_Unidos: 4
9 Bashar 0 0 PERSON 3 Bashar al-Assad (apposition: O presidente sírio): 1, (tacit) ele/ela (referent: Bashar al-Assad): 2
10 Trump e Kim 0 0 PERSON 3 eles (referent: Trump e Kim): 1, (tacit) eles/elas (referent: Trump e Kim): 1, Trump e Kim: 1