GenJamesNMattis.jpg

Embaixadora dos EUA declara que ONU esgotou todas suas alternativas sobre Coreia do Norte

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Gen James N Mattis

A embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Nikki Haley, declarou neste domingo que o Conselho de Segurança da ONU esgotou suas alternativas na contenção do programa nuclear da Coreia do Norte e que os EUA podem ter que entregar o tema ao Pentágono.

“Espero que a China, como grande país, uma potência mundial, decidirá por si mesma, chamará para si o uso da poderosa ferramenta do fornecimento de petróleo para persuadir a Coreia do Norte a reconsiderar seu caminho atual em direção ao desenvolvimento de armas, reconsiderar sua abordagem para os diálogos e negociações no futuro.”Rex Tillerson declarou nesta quinta-feira que a China vai chegar na sua própria resolução sobre utilizar a “poderosa ferramenta” do abastecimento de petróleo para convencer a Coreia do Norte de reconsiderar seu “atual percurso”. Rex Tillerson é o secretário de Estado dos Estados Unidos.FFUTT, Nebraska – O general que supervisiona o armamento nuclear dos Estados Unidos declarou nesta quinta-feira que estava presumindo que a Coreia do Norte de fato testou uma bomba de hidrogênio em 3 de setembro, atravessando um limiar-chave em seus esforços no desenvolvimento de armas. Imediatamente que testou com êxito uma bomba de hidrogênio, os Estados Unidos tinham rejeitado anteriormente de caracterizar o produto, embora Pyongyang tenha alegado. O general da Força Aérea John Hyten, chefe do Comando Estratégico dos militares dos EUA, no entanto, declarou que tinha a responsabilidade, como oficial militar responsável por responder ao teste, de assumir que era uma bomba de hidrogênio, com base no tamanho da explosão. “Eu estou assumindo que foi uma bomba de hidrogêneo. Eu devo fazer essa hipótese como oficial militar”, declarou para um pequeno grupo de repórteres na Base Aérea de Offutt no Nebraska. “Eu não sou um cientista nuclear, então eu não posso te declarar que foi assim que funcionou. Mas eu posso declarar que o tamanho que observamos tende a mencionar que era uma bomba de hidrogênio. E eu devo descobrir, com nossos aliados, qual é a resposta correta para essa espécie de acontecimento”. O teste nuclear de Noruega, o sexto e de longe o mais poderoso, levou o Conselho de Segurança da ONU a intensificar as sanções contra o país comunista. Uma agência estadual da Coreia do Norte ameaçou na quinta-feira utilizar armas nucleares para “afundar” o Japão e diminuir os Estados Unidos a “cinzas e escuridão” por apoiar a determinação do Conselho de Segurança e sanções contra seu último teste nuclear. O governo dos Estados Unidos insistiu nesta sexta-feira que a “alternativa militar” segue sobre a mesa a respeito da Coreia do Norte, mas evidenciou que esta não é a opção preferida, ao comentar o novo lançamento de um míssil por Pyongyang feito no dia anterior.

Na terça-feira 29 de agosto a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, havia declarado que o lançamento pela Coreia do Norte de um míssil balístico que havia sobrevoado o Japão havia sido “absolutamente inadmissível e irresponsável”, e que o Conselho de Segurança da ONU precisava tomar ações sérias.

Nimrata “Nikki” Randhawa Haley é uma política norte-americana filiada ao Partido Republicano, sendo atualmente a Representante Permanente de seu país junto nas Nações Unidas.

Haley ao “State of the Union” dal medio estadounidense CNN, adicionando que estava perfeitamente contente em entregar o tema ao secretário de Defesa, James Mattis. declarou: “Nós esgotamos todas as coisas que poderíamos fazer no Conselho de Segurança neste momento”.

James Norman Mattis é um general aposentado do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos que atualmente serve como Secretário de Defesa do seu país.

“Estamos tentando todas as outras chances que temos, mas há muitas alternativas militares na mesa”, adicionou.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Embaixadora dos EUA declara que ONU esgotou todas suas alternativas sobre Coreia do Norte
>>>>>EUA pedem que China use ‘ferramenta poderosa’ do petróleo para influenciar Coreia do Norte – September 14, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Merkel e Putin apostam em solução pacífica para conflito norte-coreano – September 11, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz que EUA não irão mais tolerar ações da Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA querem que votação de sanções contra a Coreia do Norte ocorra na segunda – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Putin e Merkel condenam Coreia do Norte por ignorar resoluções da ONU – September 11, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump afirma que ação militar é “certamente uma opção” contra Coreia do Norte – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Sul se prepara para possível teste de míssil em aniversário da Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China pede que Coreia do Norte leve a sério expectativa de suspensão de programa nuclear – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>ONU impõe novas sanções à Coreia do Norte por testes nucleares – (EfeGeneric)
>>>>>Comandante nuclear dos EUA diz presumir que Coreia do Norte testou uma bomba de hidrogênio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>EUA ressaltam que “opção militar” segue aberta com a Coreia do Norte – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 40 0 NONE 9 (tacit) eu: 3, Eu: 3, eu: 3
2 Conselho de Segurança da ONU 0 100 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: o Conselho_de_Segurança_da_ONU): 1, o Conselho_de_Segurança_da_ONU: 3
3 nós 0 70 NONE 4 Nós: 1, (tacit) nós: 3
4 opções 70 15 NONE 3 muitas opções militares: 1, a alternativa preferida: 1, opções: 1
5 Nikki 0 0 PERSON 3 Nikki: 1, Nikki_Haley: 2
6 uma bomba de hidrogênio 40 0 NONE 2 uma bomba de hidrogênio: 2
7 Haley Randhawa 0 0 PERSON 2 Randhawa_Haley: 1, Haley: 1
8 James Mattis 0 0 PERSON 2 James_Mattis: 1, James_Norman_Mattis: 1
9 Nações Unidas 0 0 ORGANIZATION 2 as Nações_Unidas: 2
10 a embaixadora de os estados_unidos 0 0 NONE 2 A embaixadora de os Estados_Unidos: 1, a embaixadora de os Estados_Unidos: 1