Empresa aérea de Turquia delata funcionário que auxiliou na escapada de Ghosn

Por: SentiLecto

A empresa aérea particular de Turquia MNG anunciou nesta sexta-feira que exibiu uma queixa contra um de seus funcionários pela utilização ilegal de uma aeronave na escapada do ex-presidente da Renault-Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn, processado pela Justiça do Japão por anormalidades financeiras.

De acordo com a “NHK”, as imagens das câmeras mostram como o brasileiro sai sozinho de casa, por volta do meio-dia , sem que fosse possível assinalar o destino dele, naquele momento.

Em um comunicado, a companhia disse que em dezembro a MNG Jet alugou dois jatos particulares para dois clientes diferentes, de Dubai a Osaka e de Osaka a Istambul, mas o nome de Ghosn não estava listado na documentos oficial.

“Um funcionário da companhia, que está sendo investigado pelas autoridades, admitiu ter falsificado os registros. Ele confirmou que comportar-se sem o conhecimento da companhia”, declara o comunicado.

Faz 1 dia, foram presos sete cidadãos de Turquia por supostamente auxiliar a facilitar o voo de Ghosn a o Líbano através do aeroporto de carga de Ataturk em Istambul,, ontem.

Os suspeitos são quatro pilotos de uma companhia de aviação privada, dois funcionários de uma companhia de serviços terrestres e um diretor de uma companhia de carga privada.

Ghosn, de 65 anos, está livre sob fiança em Tóquio, desde abril do ano passado, aguardando julgamento que poderia encarnar uma longa sentença de prisão para ele. O ex-executivo apareceu na última terça-feira em Beirute após sair clandestinamente do Japão.

Ghosn não deu detalhes sobre como escapou do Japão e do esquema de vigilância a que estava submetido. Nesta madrugada, o empresário garantiu que não teve qualquer assistência da mulher, Carole.

Horas depois que o próprio Ghosn confirmou que estava em Beirute, o juiz que autorizou sua fiança a revogou, que o levou a perder a quantia depositada, cerca de 1,5 bilhão de ienes . EFE

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United Arab Emirates, Lebanon

Cities: Dubai

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Empresa aérea de Turquia delata funcionário que auxiliou na escapada de Ghosn
>>>>>Ghosn saiu de casa sozinho antes de partir para Beirute, diz emissora de TV – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Carlos Ghosn 92 40 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Ghosn): 2, Ghosn de 65 anos: 1, (tacit) ele/ela (referent: o próprio Ghosn): 1, o próprio Ghosn: 1, Ghosn: 1, o brasileiro Carlos_Ghosn: 1
2 fiança 0 0 NONE 3 fiança: 1, sua fiança: 2
3 companhia 0 80 NONE 2 A companhia aérea: 1, a empresa: 1
4 um funcionário de a empresa 0 72 NONE 2 Um funcionário de a empresa: 2
5 o Japão 0 25 PLACE 2 o Japão: 2
6 Beirute 0 0 PLACE 2 Beirute: 2
7 NHK 0 0 ORGANIZATION 2 a NHK: 1, (tacit) ele/ela (referent: a NHK): 1
8 comunicado 0 0 NONE 2 um comunicado: 1, o comunicado: 1
9 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
10 juiz 0 0 NONE 2 o juiz: 2