Equipes de resgate correm para resgatar centenas de afetados por ciclone em Moçambique

Por: SentiLecto

BEIRA, Moçambique – Equipes de ajudinha humanitário correram nesta quarta-feira para resgatar pessoas presas devido a inundações nos arredores da cidade portuária de Beira, em Moçambique, depois que um forte ciclone deixou centenas de mortos e um rastro de devastação por faixas do sudeste africano.

Quase uma semana após a chegada da borrasca, alguns sobreviventes ainda estavam presos em cima de árvores ou tetos esperando equipes de resgate. Estradas ao redor de Beira estavam alagadas e estava chovendo fortemente nesta quarta-feira, dificultando os esforços de resgate e fazendo com que a ajudinha precise ser levado por aeronaves ou helicópteros.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância , que estimou que 260 mil delas correm risco na nação declarou: “Continua a haver desafios em termos da busca e resgate de milhares de pessoa, inclusive crianças”.

O ciclone Idai atingiu Beira com ventos de até 170 km/h na quinta-feira passada e depois rumou para o continente na direção do Zimbábue e de Malaui, derrubando casas e ameaçando as vidas de milhões.

A filmagem divulgada pela Cruz Vermelha mostrou o assentamento repleto de trechos vazios onde o vento arrancou casas inteiras das fundações.

Ao menos 200 pessoas faleceram em Moçambique e 98 no Zimbábue, mas uma vez que equipes de resgate ainda estão encontrando corpos, o número de mortes deve ampliar.

Depois que a borrasca atingiu o Zimbábue e Malaui no fim de semana, dois rios, incluindo o Buzi, transbordaram , mandando enxurradas de água a Moçambique e instituindo uma “segunda emergência”.

Agências de ajudinha, antes lidando principalmente com prejuízos a propriedades e infraestruturas provocados pelo ciclone, mudaram de foco, enfrentando algo bastante mais sério.

Nesta quarta-feira, funcionários de resgate jogaram biscoitos de alto nível energético, tabletes de purificação de água e outros suprimentos para pessoas rodeadas de nada além de água e lama, adicionou.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Mozambique

Cities: Mocambique

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Equipes de resgate correm para resgatar centenas de afetados por ciclone em Moçambique
>>>>>Moçambique inicia três dias de luto após ciclone matar centenas – March 20, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 alguien 0 30 NONE 2 (tacit) alguien: 2
2 Idai 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: O ciclone Idai): 1, O ciclone Idai: 1
3 Moçambique 0 0 PLACE 2 Moçambique: 2
4 equipes de resgate 0 0 NONE 2 equipes de resgate: 2
5 o Fundo_das_Nações_Unidas_para_a_Infância 0 0 PLACE 2 o Fundo_das_Nações_Unidas_para_a_Infância: 2
6 alguns sobreviventes 0 80 NONE 1 alguns sobreviventes: 1
7 o assentamento cheio de trechos vazios 0 80 NONE 1 o assentamento cheio de trechos vazios: 1
8 presos 0 80 NONE 1 presos: 1
9 200 pessoas 0 70 NONE 1 200 pessoas: 1
10 o número de mortes 0 70 NONE 1 o número de mortes: 1