Erdogan declara estar “inquietado” com desaparecimento de jornalista saudita

Por: SentiLecto

Recep Tayyip Erdogan segundo publicações feitas nesta quinta-feira pela mídia local, alegou estar inquietado com o jornalista saudita Jamal Khashoggi, que sumiu no último dia 2 após entrar no consulado de seu país em Istambul. Recep Tayyip Erdogan é o presidente da Turquia.

“Estamos investigando o caso em todas suas dimensões. Isto ocorreu em nosso país. É inimaginável que fiquemos calados em um caso assim. Não é um fato habitual”, disse Erdogan, que alegou que compartilha-se sua preocupação com o presidente de os Estados Unidos, Donald Trump, a os jornalistas, durante seu voo de volta de uma viagem oficial a Hungria. O presidente de Turquia não desejou comentar as acusações de amigos e companheiros de ofício de Khashoggi, onde asseguram que o jornalista foi assassinado e esquartejado dentro do consulado, mas reconheceu que está “inquietado”.

“Temo que obter um desfecho para este inquérito o mais cedo possível. As autoridades do consulado não podem se safar simplesmente declarando ‘ele saiu'”, declarou Erdogan em uma coletiva de jornalismo em Budapeste, onde está em visita oficial.

Na sexta-feira 28 de setembro Recep Tayyip Erdogan havia dito que “não deixaria sozinho” o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro Recep Tayyip Erdogan é o presidente da Turquia., e havia alegado que estava estudando a chance de visitar o país sul-americano, de acordo com informações publicadas pelo jornalismo turco.

Khashoggi se distanciou da monarquia saudita no ano passado, depois da designação do atual príncipe herdeiro, Mohammad bin Salman.

Khashoggi é uma facezinha familiar nos talks shows políticos de redes de TV árabes e costumava aconselhar o príncipe Turki al-Faisal, ex-chefe de inteligência e embaixador saudita nos Estados Unidos e no Reino Unido.Faz 1 dia, Sedat Önal convidou o embaixador saudita, Walid bin Abdulkarim al Khereiji, para que comparecesse a o ministério para transmitir o pedido formal para efetuar as buscas. Sedat Önal é o vice-ministro de Relações Exteriores da Turquia.Tayyip Erdogan desafiou Riad, na segunda-feira, a confirmar a afirmação de que Khashoggi saiu do consulado saudita em Istambul Tayyip Erdogan é o presidente de Turquia., e Washington pediu à Arábia Saudita que aajudeuumiinquéritosobre seu sumiço.

Faz 9 dias, ele entrou a o consulado saudita em Istambul para pegar alguns documentos que necessitava para poder se casar com sua namorada de Turquia que ficou esperando fora de o construção,, em o último dia 2. Desconhece-se seu paradeiro desde então, .

O consulado saudita declara que o jornalista deixou a construção pouco depois de entrar. Com isso, Erdogan pediu que que se exibam provas da saída de Khashoggi.

“Os sauditas têm o sistema de câmeras mais sofisticado. O sistema poderia captar a saída de uma mosca”, alegou.

As autoridades de Turquiade Turquia estão investigando o caso e a polícia recebeu já a sinal verde da Arábia Saudita para realizar buscas no consulado, uma uma operação que ainda não ocorreu.

A polícia de Turquia investiga a chegada e curta estadia em Istambul de uma equipe de agentes da Arábia Saudita no mesmo dia em que o jornalista sumiu.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Saudi Arabia, Hungary

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Erdogan declara estar “inquietado” com desaparecimento de jornalista saudita
>>>>>Erdogan desafia Riad a provar que jornalista desaparecido saiu de consulado na Turquia – October 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Turquia pede permissão para fazer buscas em consulado saudita em Istambul – (EfeGeneric)
>>>>>ONU cobra Turquia e Arábia Saudita a investigarem desaparecimento de jornalista – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 40 50 NONE 4 (tacit) nós: 4
2 Erdogan 0 0 PERSON 4 Erdogan: 4
3 Khashoggi 0 0 PERSON 4 Khashoggi: 3, (tacit) ele/ela (referent: Khashoggi): 1
4 consulado 0 0 NONE 4 O consulado saudita: 1, o consulado saudita: 2, consulado: 1
5 jornalista 50 100 NONE 3 o jornalista: 3
6 Istambul 0 0 PLACE 3 Istambul de uma equipe de agentes de a Arábia_Saudita: 1, Istambul: 2
7 Recep Tayyip Erdogan 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Recep_Tayyip_Erdogan): 1, Recep_Tayyip_Erdogan (apposition: O presidente de a Turquia): 1, Recep_Tayyip_Erdogan (apposition: o presidente de a Turquia): 1
8 Tayyip Erdogan 0 0 PERSON 3 ele (referent: Tayyip_Erdogan): 1, (tacit) ele/ela (referent: Tayyip_Erdogan): 1, Tayyip_Erdogan (apposition: O presidente turco): 1
9 as denúncias de amigos e companheiros de profissão de Khashoggi 80 0 PLACE 2 as denúncias de amigos e companheiros de profissão de Khashoggi: 1, (tacit) eles/elas (referent: as denúncias de amigos e companheiros de profissão de Khashoggi): 1
10 investigação 6 0 NONE 2 uma investigação: 1, esta investigação: 1