Erdogan e Putin inauguram obras da primeira usina nuclear da Turquia

Por: SentiLecto

Os presidentes da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta terça-feira da cerimônia de começo das obras da primeira usina nuclear turca, que tem que entrar em funcionamento a partir de 2023.

Os dois presidentes realizaram discursos durante um encontro em Ancara, sem visitar pessoalmente o construirá-se a usina local onde , em a província de Mersin, em o sul de o país. A companhia de Rusia Rosatom, que o acordo firmado entre os países calculava que até 40% da obra podia ser feita por empresas de Turquia, é culpada pelo projeto da usina. , mas não houve interessados.

Putin durante a cerimônia, transmitida ao vivo pelas emissoras do país. declarou: “Acertamos com Erdogan inaugurar a primeira unidade em 2023, centenário da República da Turquia”.

“É um passo novo no desenvolvimento econômico da Turquia. Nosso projeto vai ser bastante seguro e vai respeitar o meio ambiente. Vai produzir energia barata e limpa. Vai fornecer à Turquia 10% de sua eletricidade” completou o presidente da Rússia.

Erdogan realçou a “grande melhoria” nas relações entre os dois países nos últimos 15 anos e mencionou como exemplo o TurkStream, o gasoduto que está sendo construído ao longo do Mar Negro para levar gás russo à Turquia e ao sudeste da Europa.

Por outro lado, a reunião se vai centrar nas “zonas de distensão” que os três países acordaram estabelecer no processo de Astana sobre os passos a seguir para conseguir uma solução política àogcombatena Síria.

Na segunda-feira 26 de março o objetivo da Turquia continuava sendo entrar na União Europeia como membro de pleno direito, havia declarado Recep Tayyip Erdogan antes de partir para o domo com os líderes do bloco que ocorria durante a tarde na cidade vareira, na Bulgária. Recep Tayyip Erdogan é o presidente do país.

“Nosso objetivo é nos Em 12 anos, tornarmos uma de as dez maiores economias de o mundo. E, para isso, precisamos de energia”, declarou Erdogan.

O presidente turco também afirmou que decidiu aumentar a colaboração com a Rússia em temas regionais, uma aparente referência à cdomoque será realizada amanhã entre Erdogan, Putin e o presidente do Irã, Hassan Rohani, sobre o conflito na Síria.

Moscou é, junto ao Irã, Bashar al Assad enquanto Ancara respalda grupos inimigos, alguns deles de orientação de Isla Bouvetde Isla Bouvet, que lutam contra as forças damascenas. Bashar al Assad é o principal valedor do regime do presidente sírio.

A usina, que vai ter quatro reatores, foi alvo de protestos de movimentos ambientalistas, que advertem, entre outras coisas, que se levantará a estrutura sobre um equívoco geológico que provoca sismos frequentes em o país.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Turkey, Russian Federation

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Erdogan e Putin inauguram obras da primeira usina nuclear da Turquia
>>>>>Putin visitará Turquia para cúpula sobre a Síria e acordos econômicos – April 02, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Após reprovação da Turquia, Netanyahu ataca Erdogan por “bombardear civis” – April 01, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Incidentes entre Gaza e Israel deixam 7 palestinos mortos e 500 feridos – March 30, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 usina 0 80 NONE 4 a usina: 1, A usina: 2, a primeira usina nuclear: 1
2 nós 70 0 NONE 4 nos: 1, (tacit) nós: 3
3 Rosatom 100 0 ORGANIZATION 3 Rosatom: 2, (tacit) ele/ela (referent: Rosatom): 1
4 Erdogan 0 0 PERSON 3 Erdogan: 3
5 países 0 0 NONE 3 os países: 1, os três países: 1, os dois países: 1
6 energia 130 80 NONE 2 energia barata: 1, energia: 1
7 Ancara 50 0 PLACE 2 Ancara: 2
8 Recep Tayyip Erdogan 0 0 PERSON 2 Os presidentes de a Turquia Recep_Tayyip_Erdogan: 1, Recep_Tayyip_Erdogan (apposition: o presidente de o país): 1
9 alguns de eles de orientação islamita 0 0 NONE 2 alguns de eles de orientação islamita: 2
10 companhias 0 0 NONE 2 A empresa russa: 1, companhias turcas: 1