Ernesto Araújo alega que Se não fosse por Cuba, maduro teria deixado o poder

Por: SentiLecto

Ernesto Araújo alegou nesta quinta-feira em Washington que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, se não fosse pelo suporte do governo cubano, já teria deixado o poder e considerou que o “problema” da suposta influência de Cuba na Venezuela deve ser abordado no futuro. Ernesto Araújo é o ministro das Relações Exteriores.

Se questionou Araújo em entrevista coletiva, se está de acordo com a análise de o Executivo de o presidente de os Estados Unidos, Donald Trump, sobre a influência de Cuba em a Venezuela e em a Nicarágua, países que descreveu como ” troika de a tirania “.

“Aí está um senhor jovem e enfático e nesse mesmo grupo há muitas pessoas. Isso é democracia em ação”, considerou Trump, se você deseja falar de democracia.”Esse era o país mais rico de todos naquela parte do mundo, que é uma parte bastante importante do mundo. Agora você olha para a pobreza, olha para a agonia, olha para o crime e olha para todas essas coisas que estão ocorrendo. Então, acho que o processo está se desenvolvendo, e existem protestos bastante, bastante grandes”, alegou Trump, em entrevista apresentada pela rede de TV “CBS”.”Trump impôs ao Ocidente uma política equivocada. Não vamos nos submeter”, garantiu o líder chavista, que adicionou: “Eu não me nego a convidar votações, vamo ter votações presidenciais em 2024″.”Ou seja, hoje os mediadores têm que reconhecer o adversário” de Maduro, Juan Guaidó como presidente interino do país, adicionou Lavrov. Juan Guaidó é o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela.

Na quarta-feira 30 de janeiro Donald Trump havia realçado que Nicolás Maduro estava “disposto a negociar” com a oposição graças nas “sanções de America” sobre as receitas do petróleo Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos. Nicolás Maduro é o líder de Venezuela. e havia recomendado aos cidadãos de seu país que não viagem à Venezuela “até novo aviso”.

“Sim – respondeu Araújo -, estamos totalmente de acordo que Cuba tem um papel e um papel infeliz em conservar Maduro no poder e é um problema que deve ser abordado no futuro. O governo de Maduro não seguiria no poder se não fosse por Cuba”.

Araújo, de visita esta semana na capital de America, conversou sobre a Venezuela com o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton; o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo; o senador Marco Rubio e o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos , Luis Almagro. Com todos eles, Araújo falou sobre como ingressar assistência humanitária na Venezuela em resposta ao pedido formulado pelo líder inimigo Juan Guaidó, que anunciou no sábado a formação de uma “aliança nacional e internacional” de assistência humanitária para a Venezuela com pontos de armazenamento em Cúcuta e no Brasil, assim como em uma ilha do Caribe, sem detalhar qual, que se autoproclamou presidente em exercício da Venezuela, apesar da recusa do governo de Nicolás Maduro, que assegura que isto pode abrir passagem a uma invasão estrangeira.

O chanceler de Brasil considerou que a entrada de assistência humanitária na Venezuela entranha duas questões: primeiro o tema “logístico” de como mandar a assistência à fronteira da Venezuela e, depois, o tassunto”político” de como ingressar alimentos e rmedicamentosdentro do país.

Nos últimos dias, os EUA e membros da oposição venezuelana delataram que o exército da Venezuela está pondo dificuldades em estradas que ligam o país com a Colômbia para bloquear a assistência.

O governo de Brasil ainda não revelou a localização do futuro ponto de armazenamento, mas se especula sobre a chance que fique na cidade de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Colombia, Nicaragua, Cuba, Brazil

Cities: Washington, Cucuta

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ernesto Araújo alega que Se não fosse por Cuba, maduro teria deixado o poder
>>>>>Trump diz que Maduro pediu uma reunião há alguns meses e ele recusou a oferta – February 03, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Maduro diz que está pronto para dialogar com oposição venezuelana – January 30, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Venezuela precisa de eleições livres e justas, diz Alemanha – January 25, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>BID aprova Guaidó na Venezuela e mostra interesse em “trabalhar” com ele – January 24, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Guaidó contraria Maduro e diz que manterá relações diplomáticas com EUA – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rússia alerta EUA contra intervenção militar na Venezuela – January 24, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Maduro anuncia rompimento de relações diplomáticas com os EUA – January 23, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Petroleira italiana Eni diz estar monitorando situação na Venezuela com muito cuidado – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministro da Defesa da Venezuela diz que Maduro é ‘presidente legítimo’ – January 24, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministro da Defesa da Venezuela diz que militares não aceitarão Guaidó – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Generais venezuelanos ratificam apoio a Nicolás Maduro – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>“Hola, sou Mike Pence”: vice-presidente dos EUA manda mensagem de apoio a venezuelanos – January 22, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Proposta de Maduro para dialogar com os EUA se mantém, diz ministro venezuelano – January 26, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA consideram impor sanções sobre petróleo da Venezuela em breve, dizem fontes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Maduro afirma que Justiça deve agir após autoproclamação de Guaidó – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Rússia denuncia que EUA e seus aliados querem derrubar Maduro – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump atribui disposição de Maduro a “negociar” às sanções dos EUA – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Após protestos na Venezuela, Trump diz que “começou a luta pela liberdade” – January 31, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Maduro afirma que tomará ações legais para defender filial da PDVSA nos EUA – (EfeGeneric)
>>>>>Em entrevista à TV, Maduro se recusa a deixar o poder e convocar eleições – February 04, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Enviado de Guaidó nos EUA rejeita oferta de diálogo de Maduro – (EfeGeneric)
>>>>>Moscou rejeita “ultimato” da União Europeia a Maduro – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 7 (tacit) eu: 5, Eu: 1, me: 1
2 Donald Trump 0 40 PERSON 6 Donald_Trump (apposition: o presidente de os Estados_Unidos): 1, (tacit) ele/ela (referent: Donald_Trump): 1, Donald_Trump: 1, Trump: 3
3 Ernesto Araújo 0 0 PERSON 6 Araújo de visita: 1, (tacit) ele/ela (referent: Ernesto_Araújo): 2, Ernesto_Araújo (apposition: O ministro de as Relações_Exteriores): 1, Araújo: 2
4 Venezuela 0 0 ORGANIZATION 6 a Venezuela: 6
5 país 80 0 NONE 3 o país mais rico: 1, o país: 1, país: 1
6 Nicolás Maduro 0 0 PERSON 3 Maduro: 1, Nicolás_Maduro (apposition: o líder venezuelano): 1, Nicolás_Maduro: 1
7 democracia 80 0 NONE 2 democracia: 2
8 assunto 0 0 NONE 2 o tema político: 1, o assunto logístico: 1
9 chavista 0 0 PERSON 2 o líder chavista: 2
10 coisas 0 0 NONE 2 todas essas coisas: 2