Espanha comportar-se para bloquear ex-líder catalão de formar governo

Por: SentiLecto

A Espanha comportar-se nesta quarta-feira para bloquear políticos pró-independência na Catalunha de votar no ex-líder Carles Puigdemont, que está agora na Alemanha, como o seu chefe regional com um prazo iminente para formar um governo e evitar novas eleições.

Madri declarou que nquanto espera em Berlim para a corte de Alemania decidir sobre o pedido espanhol para extraditá-lo, apelou contra uma nova lei catalã que permitira que Puigdemont fosse eleito à distância e.

O TC Uma primeira tentativa de o líder separatista de ser investido presidente , há alguns meses , já paralisou ele, mas seus correligionários tentaram depois impulsionar uma lei regional para fazê-lo possível.

Na sexta-feira 13 de abril o Parlamento da Catalunha havia pedido que um juiz espanhol seja processado por se rejeitar a libertar um político pró-independência preso que esperava ser eleito como seu líder regional.

“Estamos apelando … contra a lei que visa dar posse a alguém que escapou da Justiça e está vivendo no exterior”, declarou Mariano Rajoy a repórteres na câmara baixa do Parlamento em Madri. Mariano Rajoy é o primeiro-ministro de Espanha. repórteres na câmara baixa do Parlamento em Madri.

A Corte Constitucional mais tarde acatou o pedido, o que significa que vai bloquear-se a lei até que a corte tome uma resolução final, o que pode levar meses.

Na se vai registrar o recurso sua vez, hoje mesmo em o TC que em esta semana está reunido em plenário,, que nesta semana está reunido em plenário, por isso poderia ser admitido para trâmite ao longo deste mesmo dia e isso suporia a suspensão automática da lei.

Um porta-voz do partido de Puigdemont no Parlamento em Madri diminuiu as possibilidades de novas votações, alegando que dois grande partidos pró-independência consentiriam com um candidato alternativo.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Espanha comportar-se para bloquear ex-líder catalão de formar governo
>>>>>Governo espanhol toma medida para evitar posse de Puigdemont à distância – May 09, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Parlamento catalão aprova eleição a distância de presidente regional – May 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Separatistas tentam reformar lei para aprovar posse de Puigdemont à distância – May 02, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Corte Constitucional 0 3 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: A Corte_Constitucional): 3, A Corte_Constitucional: 1
2 Madri 0 0 PERSON 4 (tacit) ele (referent: Madri): 1, Madri: 2, (tacit) ele/ela (referent: Madri): 1
3 lei 0 0 NONE 4 a lei: 2, uma nova lei catalã: 2
4 TC 0 30 ORGANIZATION 3 o TC: 3
5 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
6 Puigdemont 0 0 PERSON 2 Puigdemont: 2
7 a lei 0 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: a lei): 2
8 corte 0 0 NONE 2 a corte alemã: 1, a corte: 1
9 recusar a libertar um político pró-independência preso 50 140 NONE 1 recusar a libertar um político pró-independência preso: 1
10 a Justiça 0 25 OTHER 1 a Justiça: 1