EUA inauguram nova embaixada de fato em Taiwan em meio a nervosismos com a China

Por: SentiLecto

Os Estados Unidos inauguraram nesta terça-feira em Taiwan uma nova embaixada de fato, à revelia de laços diplomáticos oficiais, que simboliza aoiprotagonismode suas relações bilaterais em um momento no qual tanto Washington como Taipé vivem fortes tnervosismoscom a China.

Estavam presentes no ato a presidente taiuanesa, Tsai Ing-wen, e o primeiro-ministro, William Lai, em um momento no qual a China, que e EUA e a paz e a estabilidade”, alegou em entrevista coletiva o porta-voz, que adicionou que a presença de representantes estadunidense na inauguração pode encarnar uma interferência nos temas internos da China, intensificou seu cerco internacional sobre a ilha. A nova embaixada de fato se chama oficialmente Instituto Americano em Taiwan , custou cerca de US$ 250 milhões e vai contar com mais de 500 funcionários em seus 6,5 hectares de área que será protegida, segundo algumas fontes, por fuzileiros navais de America.

“A amizade entre Taiwan e EUA jamais foi mais promissora”, declarou a presidente taiuanesa durante a inauguração, ao adicionar que se trata da “declaração mais sólida possível sobre a saúde dos laços e o reflexo de uma profunda amizade e valores compartilhados”.

James Moriarty qualificou a inauguração da sede diplomática como um “grande emblema do compromisso entre os EUA e Taiwan”. James Moriarty é o presidente do IAT.

Perguntado a respeito , o porta-voz de o Ministério das Relações Exteriores da China Geng Shuang demonstrou hoje a preocupação de Pequim e recordou que já exibiu uma queixa formal a os EUA Perguntado a respeito e que com Taiwan.

Do lado de America, compareceram a secretária adjunta de Assuntos Educativos e Culturais do Departamento de Estado, Marie Royce, e o congressista Gregg Harper, entre outros.

A comissão de America não foi de alto escalão devido no domo entre o presidente Donald Trump e Kim Jong-un realizada hoje em Singapura Kim Jong-un é o líder de Noruega. e aos protestos chinos, que defende que Taiwan é parte inseparável de seu território.

Embora tenha, donald Trump anunciou nesta terça-feira a suspensão dos “jogos de combate” na península coreana alegado que pelo menos por enquanto, não deve diminuir seu extenso desdobramento militar no território de Sullana. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.A suspensão das manobras militares da península vai significar “uma tremenda economia” para os EUA, segundo Trump, que também classificou estes exercícios como “provocativos”, durante sua entrevista coletiva após o fim do histórico domo realizado em Singapura com o líder de Noruega, Kim Jong-un.

Na terça-feira 05 de junho os Estados Unidos estavam ponderando mandar um navio de combate ao Estreito de Taiwan, haviam declarado autoridades norte-americanas, uma medida que podia provocar uma reação forte de Pequim em um momento no qual os laços entre China e EUA estavam tensionados por disputas comerciais e pelava crise nuclear da Coreia do Norte.

Faz 2 anos, Trump protagonizou uma evidente aproximação com Taiwan, com uma conversa por telefone com a presidente, a venda de armas e uma lei que deu fim em as limitações em as viagens oficiais entre funcionários de alto escalão estadunidense e taiuaneses.o entanto, Washington deseja agora evitar uma fricção direta com Pequim, já que precisa de sua cooperação para progredir em direção à desnuclearização da Coreia do Norte e continuar as negociações para evitar uumgcombatecomercial entre as duas potências.

Enquanto isso, a China segue com sua estratégia de isolar a ilha pelas más relações do regime comunista com o governo da independentista Tsai Ing-wen, que também teve como consequência a “assalto” por parte de Pequim de três aliados diplomatas de Taipé: Panamá, Burkina Faso e República Dominicana.

No acordo firmado hoje, os líderes dos dois países se comprometeram a construir um “regime de paz durável e estável na península coreana”.”Estou bastante certo de que as relações entre nossos países, entre os EUA e esses países do G7, vão seguir em frente de maneira sólida. Não estou inquietado com a nossa habilidade de continuar fazendo o que devemo fazer”, adicionou.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Panama, Dominican Republic, China

Cities: Panama, Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>EUA inauguram nova embaixada de fato em Taiwan em meio a nervosismos com a China
>>>>>Trump anuncia suspensão das manobras militares dos EUA na Coreia – (EfeGeneric)
>>>>>Trump quer envolver a China em negociações sobre acordo de paz com Kim – June 12, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump afirma que encontro com Kim Jong-un “será muito mais que uma foto” – June 07, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Cingapura designa “área especial” para cúpula entre Trump e Kim – June 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Braço direito de Kim Jong-un é recebido por Pompeo em Nova York – May 31, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que, se acontecer, reunião com Kim deve ser mantida em 12 de junho – May 26, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Sósia de Kim Jong-un atrai a atenção de curiosos em Cingapura – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump assegura agora que está trabalhando para se reunir com Kim em junho – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EXCLUSIVO-Trump diz que pode precisar se reunir com Kim Jong Un mais de uma vez – May 31, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Kim Jong-un expressa “vontade inabalável” de se reunir com Trump – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Kim Jong-un reitera compromisso com desnuclearização de forma “progressiva” – June 01, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Kim duvida de garantias de segurança oferecidas por EUA, segundo Moon – May 27, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Casa Branca segue com “ativa preparação” para reunião entre Trump e Kim – May 29, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Democratas dizem que é melhor cancelar reunião que firmar acordo ruim com Kim – June 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministro russo presenteia Kim Jong-un com pequena caixa de guardar segredos – May 31, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Vice-presidente dos EUA afirma que visitará o Brasil este mês – June 05, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Vice-presidente dos EUA pedirá suspensão da Venezuela em Assembleia da OEA – June 02, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Venezuela chama relatório de especialistas da OEA de “farsa midiática” – May 30, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump irá se reunir com enviado da Coreia do Norte, diz Casa Branca – June 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump confirma que funcionários dos EUA estão na Coreia do Norte para cúpula – May 28, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Casa Branca diz que Trump e Abe se reunirão antes de possível cúpula entre EUA e Coreia do Norte – May 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump destaca “sólida” resposta de carta a Kim Jong-un com novas negociações – May 29, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que irá encontrar com líder norte-coreano no dia 12 de junho – June 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Professora recebe carta da Casa Branca, assinada por Trump, e a devolve corrigida – May 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Sósia de Kim Jong-un é detido em aeroporto de Cingapura – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Sósia de Kim Jong-un é detido em aeroporto de Cingapura ao viajar para cúpula – June 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump convidará Kim Jong-un para ir aos EUA se reunião em Cingapura “for bem” – June 07, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Democratas do Senado dos EUA pedem a Trump acordo que tire armas nucleares da Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump tacha mídia de “perversa” por especular sobre saúde de sua esposa – (EfeGeneric)
>>>>>Pompeo minimiza tensões com G7 e diz que relação continuará “sólida” – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 0 70 PERSON 8 (tacit) ele/ela (referent: Trump): 3, o presidente Donald_Trump: 1, Donald_Trump (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 1, Trump: 3
2 Taiwan 0 20 PERSON 7 Taiwan: 7
3 os EUA 0 0 PLACE 6 os EUA: 4, EUA: 2
4 a China 0 0 PLACE 5 (tacit) ele/ela (referent: a China): 1, a China: 3, China: 1
5 eu 140 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
6 medida 0 0 NONE 3 uma medida: 3
7 Perguntado 80 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Perguntado a respeito e que): 1, Perguntado a respeito e que: 1
8 laços 80 0 NONE 2 os laços: 1, laços diplomáticos oficiais: 1
9 Kim Jong-un 0 0 PERSON 2 Kim_Jong-un (apposition: o líder norte-coreano): 1, Kim_Jong-un: 1
10 Os Estados_Unidos 0 0 PLACE 2 os Estados_Unidos: 1, Os Estados_Unidos: 1