EUA sugerem outra determinação da ONU para trégua em Ghouta Oriental

Por: SentiLecto

Os Estados Unidos sugeriram nesta segunda-feira ao Conselho de Segurança da ONU um novo projeto de determinação para estabelecer uma trégua imediatamente na capital da Síria, Damasco, e no reduto inimigo de Ghouta Oriental, que , situado nos arredores da cidade. A iniciativa, anunciada pela embaixadora de America nas Nações Unidas, Nikki Haley, ocorre diante do “fracasso” do armistício exigido pelo Conselho de Segurança na determinação que foi aprovada por unanimidade há duas semanas.

A TV estatal síria transmitiu a partir da cidade de Mesraba, que fica perto da estrada que liga as metades norte e sul do enclave detido pelos rebeldes, após reportar que o Exército havia tomado-a mais cedo neste sábado.

Faz 8 dias, Bashar al-Assad havia declarado que uma operação militar contra a área de Ghouta Oriental, próxima a Damasco, continuaria e, em paralelo, os civis poderiam deixar a região rebelde, em o domingo 04 de março. Bashar al-Assad é o presidente da Síria.

A própria ONU confirmou hoje que satisfez-se essa determinação não, pois

Nikki, em discurso no Conselho de Segurança, recordou que seu país tinha informado durante a negociação desse texto que, seria necessário, caso não fosse respeitado “atuar”.

“Esse dia chegou. O armistício fracassou”, declarou a embaixadora de Americade America, que explicou que a nova determinação proposta pelos EUA cobre Damasco e Ghouta Oriental e não oferece nenhum espaço para a “evasão”.

Washington acusa o regime sírio e sua aliada Rússia e o Irã de usarem como desculpa para “continuar seu combate” uma disposição da determinação aprovada em fevereiro que autorizava as operações contra grupos terroristas, apesar da cessação das animosidades.

Por outro lado, a captura de Mesraba e as progressões em direção às áreas rurais próximas deixaram importantes estradas diretamente sob o ataque do Exército, ddeclarouo Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Nikki alegou que o governo de Bashar al Assad, Teerã e Moscou “buscaram premeditadamente essa brecha” para rotular de “terroristas” todos os grupos inimigos de Ghouta Oriental e continuar lutando seus “adversários políticos” e bombardeando civis.

“Escarneceram deste processo e desta instituição”, insistiu a embaixadora.

A diplomata de America evidenciou que se Rússia, Assad e Irã não podem se comprometer a parar os bombardeios na área restringida incluída no novo projeto de determinação, vai ficar claro que não aceitarão nada que valha a pena.

Ainda que os soldados, que contam com o suporte da Rússia, conseguiram cortar as comunicações entre Duma e Harasta, o Observatório declarou após tomarem de forma efetiva grande parte do território que separa as cidades. Com isso, as duas estão isoladas entre si e do resto do enclave rebelde.Os rebeldes, que acusam o governo de empregar táticas de “terra arrasada”, declararam que estão realizando mais emboscadas de estilo guerrilheiro em territórios perdidos para tentar deter novas progressões.

“Não é a via que preferimos, mas é um percurso que provamo que podemos seguir e estamos prontos para segui-lo outra vez”,alegouu.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States, Syria, Russian Federation

Cities: Damascus, Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>EUA sugerem outra determinação da ONU para trégua em Ghouta Oriental
>>>>>Exército Sírio ganha território em ataque intensificado à Ghouta Oriental – March 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Regime sírio isola principal cidade sob controle rebelde próxima de Damasco – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Forças governamentais sírias avançam por Guta Oriental perto de Damasco – March 07, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Bombardeio em Guta Oriental deixa pelo menos seis civis mortos – March 03, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Aviões e helicópteros bombardeiam pontos de Ghouta Oriental, segundo ativistas – February 27, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Bombardeios criam nova rotina aterradora para sírios de Ghouta Oriental – February 22, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Novos bombardeios deixam quase 50 mortos em Ghouta Oriental – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Novos ataques deixam pelo menos 21 mortos em Ghouta Oriental – February 24, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Suposto bombardeio da coalizão mata 25 civis na Síria – February 26, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ofensiva turca no noroeste da Síria já contabiliza 130 civis mortos – February 24, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rússia denuncia ataques dos rebeldes durante trégua em Guta Oriental – February 27, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rússia anuncia pausa humanitária em Ghouta Oriental a partir desta terça-feira – February 26, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Bombardeios em Guta Oriental coincidem com entrada de comboio humanitário – March 05, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Terceiro dia de pausa humanitária em Ghouta Oriental começa após bombardeios – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Casal de idosos do Paquistão é o único a ser evacuado de Ghouta Oriental – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>ONU diz que plano de ajuda russa para Ghouta Oriental não é suficiente – March 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Bombardeios em Ghouta após resolução do Conselho de Segurança deixam 3 mortos – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Disparos da artilharia síria matam mulher em Ghouta após acordo de trégua – February 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Novos bombardeios atingem Ghouta após resolução do Conselho de Segurança – February 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Bombardeios contra Guta Oriental deixam cinco mortos e 42 feridos – March 06, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Primeiro comboio de ajuda desde aumento de ataques entra em Guta Oriental – March 05, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Forças da Síria se preparam para dividir Ghouta Oriental em duas, diz comandante – March 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Síria retira 70% do material médico de comboio que entrou em Ghouta, diz OMS – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Comissão da ONU acusa coalizão ocidental e Rússia de crimes na Síria – March 06, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Nikki 0 70 PERSON 5 a (referent: Nikki_Haley): 1, Nikki: 2, (tacit) ele/ela (referent: Nikki): 1, Nikki_Haley: 1
2 eu 6 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
3 resolução 0 0 NONE 5 a resolução aprovada: 1, a resolução: 2, a nova resolução proposta: 1, essa resolução: 1
4 embaixadora 0 0 NONE 4 a embaixadora: 1, a embaixadora americana: 3
5 nós 0 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
6 rebeldes 0 150 NONE 3 os rebeldes: 1, Os rebeldes: 2
7 o governo de Bashar al Assad Teerã e Moscou 0 80 PERSON 3 o governo de Bashar al Assad Teerã e Moscou: 1, (tacit) eles/elas (referent: o governo de Bashar al Assad Teerã e Moscou): 2
8 o regime sírio e sua aliada Rússia 0 50 PLACE 2 o regime sírio e sua aliada Rússia: 1, (tacit) eles/elas (referent: o regime sírio e sua aliada Rússia): 1
9 efetiva grande parte de o território 200 0 NONE 2 efetiva grande parte de o território: 2
10 Conselho de Segurança 0 0 ORGANIZATION 2 o Conselho_de_Segurança: 2